Dicas, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Peças, Recall, Toyota

Recall Toyota Brasil: o maior recall da montadora por defeitos no airbag

Entre os modelos chamados para o maior recall da montadora no brasil são: Toyota Corolla, Etios, Hilux e SW4. Vejam mais informações.

 
É assustador e um assunto muito preocupante! Este tipo de problema envolve também outras marcas, outras montadoras e milhões de carros ainda rodam ou rodarão por aí, pelas ruas de nossa cidade, estado, país, mundo, com airbags defeituosos em seu interior, correndo o risco de ferir e até de matar os ocupantes. Atenção motoristas com os “airbags fatais”!

Dizemos “airbags fatais” pois é algo preocupante devido à natureza do problema. Geralmente, a falha no deflagrador do airbag, responsável por inflar a bolsa em caso de colisão, pode transformar o sistema de segurança em uma arma mortal. Ou seja, o mecanismo explode e projeta fragmentos metálicos na cabine, com risco de ferir gravemente e até matar os ocupantes do veículo. No mundo todo, o problema com aribags está relacionado em mais de dez mortes, fora os ferimentos em centenas de pessoas.

Carros da Toyota iniciaram um novo ciclo de reparos de seus modelos afetados com os “airbags fatais”. A montadora anunciou no mês de abril (4), mais um recall no Brasil por causa dos também chamados “airbags mortais”. São no total 538 mil modelos convocados pela Toyota, sendo:

223.518 unidades do Toyota Corolla, produzidos entre 2010 e 2014;
138.346 Etios, fabricados entre 2012 e 2014, e,
176.866 unidades da Hilux e SW4, feitos entre 2011 e 2014.

Segundo nota da montadora, “a falha está na peça ‘deflagrador’, que integra o sistema de airbag. Ela fica ‘mais suscetível’ de romper-se inadequadamente, no caso de colisão do veículo, o que pode provocar a dispersão de pequenos fragmentos de metal da carcaça do deflagrador, juntamente com a bolsa, e causar danos materiais, lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, ao motorista e aos ocupantes do veículo”. Ou seja, ela pode trincar com o tempo e a umidade, fazendo com que a abertura do airbag seja muito forte e, ao se partir em pedaços, lançar estilhaços contra os ocupantes.

 

Comunicado que os clientes da Toyota estão recebendo com informações sobre o recall anunciado. Em específico "Toyota Corolla". (Foto divulgação)
Comunicado que os clientes da Toyota estão recebendo com informações sobre o recall anunciado. Em específico “Toyota Corolla”. (Foto divulgação)

 

Esta campanha faz parte de um grande recall envolvendo os airbags fabricados pela empresa japonesa Takata. Tornou-se um caso mundial, considerado o maior recall da história, incluindo a Toyota e outras marcas. O total de veículos chamados por causa dos airbags da Takata, desde 2013, é de cerca de 3 milhões de unidades no Brasil. No mundo, passa de 30 milhões.

Para o airbag do motorista, o problema será solucionado em fase única, com substituição do deflagrador da bolsa do airbag. No caso do problema no airbag do passageiro, a substituição deste dispositivo de segurança será feita em duas etapas: na primeira etapa, a Toyota desativará o deflagrador da bolsa do airbag do passageiro dianteiro e fixará a etiqueta adesiva no painel do veículo para alertar o consumidor sobre a desativação temporária do airbag. E na segunda etapa, a Toyota substituirá o deflagrador e reativará a bolsa do airbag do passageiro dianteiro.

A Toyota coloca à disposição dos clientes o telefone 0800 703 0206 e o site da companhia para informações e agendamento do atendimento. Veja aqui os modelos envolvidos e o calendário para a solução dos problemas.

 

#AutoPeçasMolina 😉