Dicas, Geral

O trânsito? Vai bem, obrigado! Imagina na Copa!

Imagem . Caos_transito
Desafios do plano de expansão do transporte metropolitano
Desafios do plano de expansão do transporte metropolitano

São Paulo será palco de um grande evento, será uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. Até lá, estaremos de camarote, observando o desenrolar dos desafios que esta cidade enfrenta, principalmente na questão da mobilidade urbana.

Sabemos que será difícil e está sendo difícil resolver esta questão. São Paulo é considerada a capital econômica do país e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina. Todos os anos, receba mais de 90 mil eventos, mais de 120 feiras… Por ser um reduto de cinemas, museus, centros culturais, teatros e casas de espetáculos, nossa metrópole é considerada um grande centro de entretenimento. Por tudo isso e pela influência política e econômica, foi uma das cotadas para receber a partida inaugural da Copa de 2014.

Por outro lado, nem tudo são flores. A capital paulista sofre com inúmeros problemas urbanos, como congestionamentos, saturação do transporte público, degradação do centro histórico, poluição do ar e dos rios e ocupação desordenada das áreas de mananciais.

Durante o mês de realização do maior campeonato de futebol do planeta, São Paulo deve receber pelo menos 500 mil visitantes a mais. Como superar esses problemas, sendo a maioria deles crônicos? Missão quase impossível! Várias ações estão sendo adotadas a fim de equacionar, por exemplo, a questão da mobilidade urbana e devem trazer inúmeros avanços que serão percebidos na época da realização do evento.

Até 2014, os “bilhões” que a cidade está recebendo e vai receber mais, estão sendo investidos em obras estruturais como a expansão das linhas do metrô, ampliação e modernização da frota de trens, construção de novas avenidas e terminais rodoviários, além da conclusão do Rodoanel.

Sabemos que um dos meios de locomoção mais rápidos e eficientes é o metrô. E o governo de São Paulo deve continuar com seu plano de expansão, reformando, comprando, trocando, sinalizando e ampliando esse transporte tão importante para todos nós.

E vamos em frente! A pouco mais de sete meses para que a bola role nos novos estádios, continua em evidência o caótico tráfego de nossa metrópole. E ultimamente não são tantos acidentes, nem as chuvas que causam os congestionamentos, mas o excesso de veículos na cidade.

Contamos com a sorte, pois São Paulo será um ponto de referência para a maioria dos turistas que virão para a Copa. São Paulo oferece a maior cobertura de voos internos e internacionais e se transforma quase que em uma escala obrigatória dos visitantes.

Seria mesmo uma vergonha para a cidade não dar aos turistas condições de um deslocamento eficaz.