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Memória: a história do fusca e sua ligação sentimental

O Fusca popularizou-se em diferentes países e ainda desperta a paixão de vários colecionadores

 

New Beetle com um design maravilhoso. O sucessor do Fusca.
New Beetle com um design maravilhoso. O sucessor do Fusca.

Você gosta ou tem paixão por carros antigos? O famoso Fusquinha é o carro que mais representa boas lembranças para os brasileiros. Há colecionadores e fã-clubes espalhados pelo país. Até a publicidade contribuiu para popularidade do Fusca, ganhando um dia especial, o dia 20 de janeiro, que é comemorado o Dia Nacional do Fusca.

É considerado o carro mais querido por todos os brasileiros, onde por muito tempo ele se faz presentes em cidades do nosso país. Considerado também por muitos um xodó o Fusca já foi parado de ser fabricado há muito tempo atrás, mas mesmo assim existem ainda muitos exemplares do carro em todo o Brasil. O Fusca já tem 75 anos de existência e desde que foi fabricado pela primeira vez encanta com seu jeito gostoso de dirigir, mas hoje ele não existe mais venda nas concessionárias, para ter um carrinho desses hoje é necessário alguém vender para você.

O carro foi considerado ao longo do tempo um modelo muito popular, isso por que, é um modelo extremamente barato e econômico, seus proprietários dificilmente tinham algum problema de manutenção. Diziam que o Fusca é mais do que um carro e sim uma graça pelo seu formato. Os mais simpáticos à modernidade acham que esse automotor tem um sabor de nostalgia e que nem chega aos pés das possantes máquinas hoje produzidas. Por outro lado, uma grande legião de aficionados faz questão de conservar e manter viva a memória desse mito automobilístico.

Apesar do bom nome, a história do Fusca está ligada a um contexto distante do glamour e da simpatia deste pequeno carro. Por volta de 1932, o alemão Ferdinand Porsche começou a esboçar os projetos de um novo carro que se chamaria “Volkswagen”, que em alemão significa “o carro do povo”. No meio tempo em que as primeiras versões eram experimentadas, o governo alemão se interessou pelo projeto e fez um investimento de 200 mil marcos para a fabricação de três protótipos. Com um surpreendente motor refrigerado a ar, o Fusca saiu do papel com mais de um ano de atraso, com o nome de Volksauto-série VW-3 e testado por extensos 50 mil quilômetros. No ano de 1938, mediante o bom desempenho do veículo, várias ações foram tomadas para que a sua produção em série fosse iniciada. Pouco depois, esse importante passo na vida do Fusca acabou sendo interrompido pela deflagração da Segunda Guerra Mundial.

Em 23 de março de 1953, a primeira filial da Volkswagen foi instalada no Brasil com a missão de popularizar o Fusca em nossas terras. Nas décadas seguintes, esse lendário automóvel viveu as oscilações que o colocaram entre o estrelato e o declínio. Chegou a ser tema de um filme de Walt Disney, foi ameaçado pela concorrência de modelos mais arrojados e voltou a ser produzido sob os pedidos de um presidente da República. Em 2003, uma festa de despedida marcou a fabricação de seu último exemplar.

Hoje em dia a Volkswagen fabrica exemplares do Beetle e carinhosamente esta “nova geração” do Fusca, terá o nome de Fusca do Brasil. O modelo recupera o nome do carro mais vendido do país por 24 anos seguidos.