Dicas, Geral, Mercado automotivo

General Motors do Brasil sai na frente da concorrência.

General Motors do Brasil

A empresa foi eleita a “Montadora de Automóveis e Comerciais Leves” de 2013.

 

GM do Brasil
GM do Brasil

General Motors Corporation, também conhecida apenas pela sigla GM, é uma multinacional com sede em Detroit, Estados Unidos. Sua principal área de negócios é a produção de automóveis. A montadora norte americana foi fundada em 1908, proprietária da Buick. No ano seguinte a GM adquiriu as marcas Cadillac, Oldsmobile, Pontiac e a Chevrolet, totalizando mais de 30 empresas até 1930. Em 1923, Alfred Sloan Jr assumiu a presidência do grupo, responsável pela comercialização de 10% no mercado americano. Quando saiu, em 1956 a GM já era a maior montadora de automóveis do mundo. No Brasil, a General Motors do Brasil é a maior subsidiária da corporação na América do Sul e a segunda maior operação fora dos Estados Unidos. Atua no Brasil desde 1925.

Através de uma história de sucesso e muito trabalho por parte de uma imensa equipe, A GM foi eleita a “Montadora de Automóveis e Comerciais Leves” de 2013, por um júri especial da revista AutoData. A empresa conquistou o prêmio pelo segundo ano consecutivo, já que havia sido a vencedora desta categoria no ano passado.

O anúncio dos vencedores da décima quarta edição do Prêmio AutoData 2013 (Melhores do Setor Automotivo), foi realizado em São Paulo na noite do dia 21/11/2013, com base nos votos dos assinantes da revista AutoData e da Agência AutoData de Notícias, além dos participantes do Congresso AutoData Perspectivas 2014, realizado em outubro último.

Conforme o vice-presidente da GM do Brasil, Marcos Munhoz, o prêmio reflete os resultados do amplo programa de investimento da ordem de R$ 5,7 bilhões, no período de 2008 a 2013, o que permitiu ampliar e modernizar as fábricas, além de renovar a maior parte da linha de veículos Chevrolet.

Neste ano de 2013, além da chegada de novos veículos ao mercado brasileiro, a GM inaugurou a nova e moderna fábrica e motores e cabeçotes de alumínio em Joinville (SC) – que é considerada uma das mais sustentáveis do mundo, e também concluiu a expansão e modernização da capacidade instalada da fábrica localizada em Gravataí (RS), que começou a operar em três turnos de trabalho em março último.

No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 88 anos. Em 2012 a Chevrolet vendeu no país mais de 600 mil veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos.

A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos. No Brasil a GM conta com o Instituto General Motors, o braço social da empresa para os projetos sociais e/ou educacionais que desenvolve principalmente nas cidades onde mantém suas atividades industriais.