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Entenda os defeitos de ‘fumaçar’ nos motores TSI

Veja os motivos de muitos motores TSI apresentarem o sintoma de ‘fumaçar’

A Volkswagen faz um bom marketing a respeito de seus motores TSI, disponível em mais da metade de seu portfólio no Brasil. São motores que estão entre os mais eficientes em desempenho e consumo de combustível no país. Estamos falando da tecnologia TSI, que é oferecida em duas famílias de motores. A EA211 (com 1 litro e 1,4 litro de cilindrada e potência entre 105 cv e 150 cv) está nos modelos up!, Golf, Golf Variant, Jetta e Tiguan. A família EA888 (2 litros de cilindrada e potência entre 200 cv e 220 cv) equipa os modelos Jetta, Tiguan, Fusca, CC, Golf GTI e Novo Passat.

O ‘sucesso’ dessa eficiência, rápida performance e baixo consumo é composta por elementos, sendo, motores pequenos, que são mais eficientes por desperdiçar menos energia em atrito e também por motores mais leves, colaborando para a redução de peso total do carro.

Para melhor entendimento, o fundamento da tecnologia TSI, está baseada na injeção direta de combustível. Por meio desse sistema, o combustível é injetado sob alta pressão diretamente na câmara de combustão. Em comparação com o sistema de injeção convencional, realizado no coletor de admissão, a injeção direta possui as vantagens de ser mais precisa e de não depender dos tempos de abertura das válvulas, injetando a quantidade exata de combustível em todas as condições de uso. A injeção por alta pressão permite maior pulverização do combustível, o que melhora a combustão e colabora para menor consumo – também permite que motores flexíveis em combustível (que podem ser abastecidos com etanol, gasolina ou qualquer combinação dos dois) dispensem sistema auxiliar para partida a frio.

Com tanta tecnologia nem imaginamos que motores com esta potência possam apresentar defeitos, porém apresentam.  Em nossas pesquisas pela internet, os motores TSI da Volkswagen têm apresentado diversos defeitos nos últimos anos. E o que seria o mais recente problema notado pelas oficinas, é o que chamamos de ‘motor fumando’ ou o sintoma de ‘fumaçar’.

Pensa com a gente: “um motor que esteja funcionando corretamente não deve expelir nenhuma fumaça visível pelo escapamento, correto?”. Pois então, motores como estes estão virando verdadeiros “dragões urbanos”!!!

Citaremos dois problemas que nos chamaram bastante atenção em relação à fumaça que esses motores ejetam. O primeiro seria o aumento de reclamações dos proprietários sobre a queima do óleo, o consumo elevado de óleo. A maioria dos clientes de oficinas na cidade de São Paulo, se espantam com tamanho prejuízo, ao saberem do custo alto de conserto, neste caso envolvendo os anéis e pistões do motor.

O segundo é o excesso de combustível na câmara do cilindro, sendo também um causador deste sintoma. Os bicos injetores ficam descontrolados injetando muito combustível em alta pressão e causando a fumaça. A avaria dos bicos acontece devido a injeção não estar adaptada para a gasolina brasileira que tem 25% de álcool. A troca dos bicos já resolve este problema, e o reparo também sai com preço alto.

Confira no vídeo abaixo, (canal no You Tube ‘Amato Motors’ – exemplo no excesso de combustível) porque muitos motores TSI estão ‘fumando’ ou ‘fumaçando’:

A dica importante de hoje é que, percebendo fumaça no escapamento, quanto mais rápido você levar o seu carro para uma revisão, menor poderá ser o gasto com o reparo. Tão importante quanto preservar o seu bolso fazendo a correta manutenção do seu carro é contribuir para um ar mais saudável, principalmente em grandes centros urbanos, como em nossa cidade de São Paulo.

 

#AutoPeçasMolina é informação! 😉