Dicas, Geral, Mercado automotivo

Investimento em profissionais para setor automotivo

Capacitação técnica

Empresas combatem o apagão de profissionais do setor automobilístico

 

Crescente demanda de mais modelos nas ruas
Crescente demanda de mais modelos nas ruas

Resultados demonstram a necessidade de reformular o sistema de formação dos profissionais do setor automotivo segundo pesquisa realizada pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ/2012). De olho no crescimento do mercado e na demanda de novidades no setor automotivo, as empresas estão investindo na qualificação técnica para evitar o apagão de profissionais do ramo em todo o país. Na área automobilística, a escassez de profissionais qualificados ainda é grande no Brasil.

O mercado automotivo cresce cada vez mais no país, com a chegada de montadoras estrangeiras e também o crescimento de modelos nas ruas. Porém, o número de técnicos especializados em atender essa demanda ainda é escasso. As empresas precisam investir na qualificação desses profissionais, explicando as novas tecnologias e fortalecendo assim esse setor.

Especialistas dizem que entre as vantagens de fazer um curso técnico, destaca-se a sua rápida duração e a possibilidade do profissional se especializar em diversas áreas em pouco tempo. Um técnico especializado se torna referência dentro de uma empresa, e seu conhecimento é replicado para, além da sua área, outros setores da empresa.

Os resultados informam que 88% das empresas têm dificuldades para contratar profissionais qualificados, em função disso procuram investir cada vez mais em projetos de capacitação de seus funcionários.

Os empresários estão se unindo aos governos e às escolas, na busca de uma solução para suprir esta falha, e os profissionais tem aproveitado essa oportunidade, segundo a pesquisa, 97% dos entrevistados afirmam que quanto mais capacitado, melhor será seu desempenho e atuação no trabalho.