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Carro fervendo? Entenda os motivos para o superaquecimento do motor

Carro fervendo? Entenda os motivos que podem fazer com que você fique parado na estrada com o motor superaquecido. Quais indícios e como evitar o problema.

Um carro parado com uma pessoa nervosa ou com aquela expressão de desespero no rosto, capô aberto e muita fumaça no ar… Carro fervendo! Afinal de contas, basta ter um veículo para estar sujeito a problemas desse tipo. E, se um dia isso acontecer, é melhor estar bem informado. Isso significa saber quais os possíveis motivos para o superaquecimento do motor e, mais importante do que isso, o que fazer numa hora dessas.

São muitos os problemas que podem estar relacionados com um carro fervendo. Quando o superaquecimento no motor ocorre, ele pode trazer outros danos piores a alguns componentes, ou até iniciar um incêndio. Por isso é importante entender por que isso ocorre, quais são alguns indícios que devemos ficar atentos, como evitar o problema e, o principal, como agir se você estiver nessa situação.

Carro fervendo? Por quê?

O funcionamento do motor de um veículo depende de um processo que acontece em altíssimas temperaturas, pois é movido à combustão. Mas é claro que há limites para essa temperatura, que deve ser controlada. Caso contrário, alguns componentes do motor podem ser danificados.

Falhas em componentes do sistema de arrefecimento, fazem com que o motor não seja devidamente resfriado, podendo levar ao superaquecimento. O sistema de arrefecimento do carro é o que garante a refrigeração dos seus componentes durante o funcionamento. Geralmente os problemas de superaquecimento são relacionados a vazamentos de líquido em algum ponto desse sistema ou ao uso de água da torneira como líquido de arrefecimento.

O uso de água da torneira é altamente prejudicial para os componentes do carro, pois essa água contém cloro e muitos sais minerais, que com o uso prolongado, reage levando à corrosão e ferrugem. O líquido usado deve ser uma mistura entre água desmineralizada e aditivo de arrefecimento, desenvolvido exclusivamente para uso automotivo.

O que é o sistema de arrefecimento?

O sistema de arrefecimento é uma parte vital para qualquer veículo. Tem como simples finalidade controlar a temperatura mínima e máxima do motor a combustão.

Para exercer o seu trabalho corretamente, o sistema de arrefecimento depende de uma série de peças que trabalham em conjunto. Radiador, reservatório de expansão, ventoinha, bomba d’água, sensor de temperatura, válvula do termostato e mangueiras. Além delas, um líquido composto por aditivo e água desmineralizada é fundamental para o seu funcionamento.

A bomba d’água é responsável por fazer o líquido circular por todo o sistema por meio das mangueiras. Já a válvula do termostato por identificar a temperatura ideal do bloco do motor, abrindo e fechando a passagem desse líquido, que é armazenado no reservatório de expansão, onde é possível verificar seu nível.

O radiador tem como função realizar a troca de calor entre o motor e o ar frio de fora do carro, com a ajuda do líquido composto por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo. Este aditivo, por sua vez, não deixa que água ferva nem congele, auxiliando na manutenção da temperatura adequada.

Outro componente importante é a ventoinha, que é responsável por ventilar o radiador. Ela faz com que a troca de calor entre o líquido e o ar seja feita mais rapidamente. Já o sensor de temperatura é o componente que leva a informação da temperatura do motor para o módulo de comando e/ou para o painel do carro.

Quais são os indícios de que algo está errado?

É importante ficar atento aos sinais que o carro dá de que algo não está funcionando corretamente. O primeiro deles, e também o mais simples, é notar a marcação de temperatura do motor, que pode ser vista no painel. Se o indicador está quase no máximo, é hora de parar e ver o que está acontecendo.

No painel de instrumentos também tem uma luz vermelha (normalmente com um símbolo de termômetro) que vai acender caso a água do radiador não esteja mais na temperatura ideal para resfriar o motor. E se a ventoinha fica ligando a todo momento, isso é outro sinal de problema, ou no mínimo, de seu mau funcionamento.

O que fazer com o carro fervendo?

A primeira coisa a ser feita é parar o carro em um lugar seguro. Continuar andando com um carro superaquecido pode levar a problemas muito mais graves que podem custar caro para o motorista. Atenção: jamais insista em dirigir quando o motor estiver superaquecido! Não desobedeça essa dica nem para se dirigir a uma oficina mecânica. Chamar um guincho é sempre a melhor opção.

É preciso ter cuidado também para não mexer no carro enquanto o motor não estiver frio, para evitar acidentes. Recomenda-se um tempo de espera entre 30 e 50 minutos antes de manipular qualquer componente do motor.

Evitando o superaquecimento do motor.

A prevenção é a melhor maneira de evitar o superaquecimento no motor ou qualquer outro problema com o veículo. O que acontece é que muitos proprietários de veículos só procuram uma oficina mecânica quando o problema já apareceu.

O principal cuidado é, portanto, verificar semanalmente o nível do reservatório e fazer a reposição, caso necessário, com o líquido adequado. Se você perceber pelas marcações do reservatório que o nível está baixo (com o carro frio, isso seria abaixo do nível máximo), leve seu veículo num mecânico e verifique o que está acontecendo. E, pelo menos uma vez por ano, seria bom trocar todo o líquido, fazendo uma limpeza do sistema e a troca do aditivo.

Falhas no sistema de arrefecimento costumam causar grandes problemas e enormes prejuízos. Não custa repetir mais uma vez que, para evitar problemas com o automóvel, a prevenção é sempre a melhor ideia. Desta forma, não deixe de fazer uma revisão completa, com foco especial no sistema de arrefecimento. 😉  🚘

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