Geral, Mercado automotivo

Carro é mais barato que ônibus nos últimos 10 anos

Pesquisa mostra que carro é mais barato que transporte público.

Prefeitura de São Paulo faz faixas exclusivas de ônibus, mas andar de carro é mais barato do que transporte público nos últimos 10 anos.

Pesquisa mostra que carro é mais barato que transporte público.
Pesquisa mostra que carro é mais barato que transporte público.

As prefeituras espalhadas por todo Brasil vivem incentivando os cidadãos para trocarem o carro pelo transporte público. Os argumentos são muitos: sustentabilidade, facilidade, segurança e menos gastos. Menos gastos? Não é isso que aponta pesquisa recente.

Segundo reportagem do “Estado de S.Paulo“, nos últimos 10 anos, os preços dos automóveis cresceram 6,3%, enquanto a tarifa do transporte coletivo subiu 111%.

Neste período, a inflação foi de 82,9%. No caso de um veículo usado, os preços caíram 19,1% desde 2002. Seguro e gasolina aumentaram 40,5% e 43,9%, respectivamente, e ainda permaneceram abaixo da inflação.

No caso da tarifa de metrô, o aumento foi de 93,9% no mesmo período. Ainda segundo a pesquisa, incentivos do governo e a maior oferta de crédito tiraram boa parte dos passageiros dos ônibus e os colocaram dentro dos veículos na capital.

Aumento na frota

Nos últimos 10 anos, a frota de veículos cresceu assustadoramente em São Paulo. De 23 milhões em 2002, hoje a marca ultrapassa 42 milhões de veículos automotores. Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), por conta do tráfego lento e a diminuição da velocidade, a cidade de São Paulo já perdeu R$ 40 bilhões.