Dicas, Geral, Leis, Mercado automotivo, Peças

Brasil adotará placa de veículo modelo ‘Mercosul’ em 2016

Placa de veículo modelo amarela.
Placa de veículo modelo amarela.

Os cinco países que compõem o Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Brasil) terão modelo de placa de veículos unificado a partir de 2016 para uma frota de cerca de 110 milhões de automóveis de passeio, caminhões, ônibus, utilitários, carretas e motocicletas.

 

A medida visa fortalecer a integração de dados entre os países do bloco e a circulação de seus cidadãos, além de permitir “um controle mais rigoroso do transporte de cargas, de passageiros e também de carros particulares”, como afirmou, em nota, Rone Evaldo Barbosa, coordenador-geral de informatização e estatística do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). Mas a utilização do novo modelo de placa para veículos emplacados antes de 2016 não será obrigatória. A mudança será feita gradativamente, no Brasil, a partir de 1º de janeiro de 2016 quando, então, obrigatoriamente receberão a identificação os veículos novos, no momento do primeiro emplacamento, e os veículos que tiverem transferência de propriedade ou de local.

 

Placa de veículo modelo Mercosul.
Placa de veículo modelo Mercosul.

As placas adotadas no Mercosul terão as mesmas dimensões que possuem as atuais placas brasileiras: 13 cm de altura por 40 cm de largura. O design é semelhante ao adotado nos países da União Europeia com fundo branco e faixa azul na parte superior. Também deverão exibir o símbolo do Mercosul à esquerda, além do nome e da bandeira do país de origem do veículo. O modelo que utilizamos no Brasil, atualmente, permite até 175 milhões de combinações. Já a nova identificação pode gerar até 450 milhões de possibilidades e será formada por duas letras e três números seguidos de mais duas letras. A unificação também possibilitará consultas mais eficazes às informações dos veículos como dados de propriedade, modelo, marca, fabricação e tipo de veículo, além de gerar informações sobre roubos e furtos.

 

Placa de veículo modelo cinza.
Placa de veículo modelo cinza.

O atual modelo de placa utilizado no Brasil foi implantado na década de 90, substituindo as antigas placas amarelas, e sua variação de combinações possibilitaria sua manutenção até o ano de 2030. Já a Argentina terá de adotar a unificação a partir do próximo ano pois seu sistema atual, com três letras e três números, faz expirar sua sustentabilidade em 2015.

 

E lembre-se!!! Para se manter sempre bem informado (a), consulte o blog da Auto Peças Molina, única empresa há mais de 20 anos especializada em identificar e atender a sua necessidade com eficiência e competência.