Acessórios, Dicas, Geral

Atenção! Cuide da suspensão do seu carro.

Cuidar da manutenção da suspensão é uma questão de segurança.

 

A suspensão é responsável por absorver as irregularidades do terreno e manter a estabilidade do veículo.
A suspensão é responsável por absorver as irregularidades do terreno e manter a estabilidade do veículo.

Muitos motoristas interpretam o assunto suspensão como um item mecânico que compõe o carro. Claro, claro, não deixa de ser! O que queremos dizer é que devemos dar uma maior importância a suspensão do carro, pois não representa somente o bom funcionamento do carro, e sim uma questão que envolve a segurança de sua família.

A suspensão é um elemento essencial para garantir a estabilidade de um veículo, tendo a função de absorver as vibrações, para maior conforto dos usuários, ou seja, contribuir para manter as rodas em contacto permanente com o chão e assim dar maior segurança nas situações de travagem e curvas.

Existem motoristas que conduzem de forma agressiva, o que leva a um desgaste maior e mais rápido nos sistemas de suspensão do veículo. Nestes casos, os componentes têm um tempo de vida útil menor o que gera mais despesa para o condutor “agressivo”. Por outro lado, ainda mais agravante, é quando o condutor resolve arriscar para poupar dinheiro, está a colocar a sua própria vida em risco. Por estas e outras razões é fundamental manter a suspensão do carro em boas condições de forma que esta responda positivamente sempre que necessário.

Conforme o modelo do automóvel existe uma suspensão especifica. Ao todo são três tipos diferentes. O primeiro modelo é conhecido como independente, em que cada roda recebe as irregularidades do piso sem transferir à outra do mesmo eixo. Depois vem o modelo semi-independente, no qual parte dos movimentos é repassada a outra roda e o terceiro tipo que é totalmente dependente, ou seja, em que os movimentos de uma roda são percebidos na outra. Esse último é conhecido por eixo rígido. Mas independentemente do modelo, os cuidados a ter para cuidar da suspensão do carro são basicamente os mesmos.

Os cuidados que os motoristas devem cumprir são com as inspeções periódicas, das molas e amortecedores, recomendadas pelo fabricante. Também devem fazer a mudança das molas e amortecedores consoante as indicações do fabricante, ou em caso de avaria ou comprometimento antecipado dos mesmos. Outro ponto é cumprir com o alinhamento e balanceamento periódico dos pneus.

Agora o essencial é EVITAR fazer modificações na suspensão e/ou alterar o tamanho das jantes e dos pneus. Lembre-se que o seu veículo foi testado sob especificações técnicas rigorosas, e que a alteração dessas especificações levará a uma diminuição das condições de segurança desse mesmo veículo.

A suspensão é parte integrante da segurança ativa de um veículo e por isso não deve facilitar. Cuide da suspensão do seu carro para manter todos em segurança!