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Airbag: qual a sua importância?

Primeiros airbags
Primeiros airbags

O airbag é uma tecnologia de segurança veicular chamada “passiva”, ou seja, que oferece proteção ao ocupante após a ocorrência de colisão. Os tipos mais comuns atualmente são os sistemas de airbags frontais para motoristas e passageiros, projetados para evitar ou minimizar lesões na cabeça e tórax em caso de colisões frontais ou quase frontais. Existem também os airbags laterais, instalados nas portas e bancos, projetados para proteger o quadril e tórax, em colisões laterais. Esse tipo é complementado pelo airbag de cabeça, acionado simultaneamente. Uma inovação é o airbag de capô, capaz de amortecer o impacto do pedestre, em caso de atropelamento.

O primeiro airbag foi instalado na Classe S da Mercedes. Além do airbag, a Mercedes foi também a primeira marca a introduzir as zonas de deformação, os pré-tensores dos cintos de segurança e o ABS. Apesar de o mercado americano ter sido o motor para o desenvolvimento dos airbags, o desenvolvimento da tecnologia foi abandonado em 1974 depois de um acidente fatal. A Mercedes, no entanto, continuou o desenvolvimento do airbag, acabando por introduzi-lo em 1980.

Os airbags são um adicional ao cinto de segurança em reduzir a chance de que a cabeça e a parte superior do corpo de um ocupante bata em alguma parte no interior do veículo. Eles também ajudam a reduzir o risco de lesões graves, distribuindo as forças da batida mais uniformemente ao longo do corpo do ocupante.

Desde o início do ano é obrigatório que todos os carros novos no Brasil tenham airbag e freios ABS. A medida vale para os zero quilômetro fabricados a partir deste ano, porém continua permitida a circulação de carros de outros anos que não possuam os equipamentos. Automóveis novos deverão sair de fábrica com airbag duplo frontal (um para o motorista e outro para o ocupante do banco da frente) e o sistema de freios ABS, que evita o travamento das rodas em frenagem mais brusca. Esses itens não poderão ser vendidos como opcionais, quando se paga uma quantia a mais para tê-los. Podem ser vendidos à parte outros tipos de airbag, como de cortina, de joelho, etc.

 

Ele salva milhares de vidas e espanta pela agilidade. Entenda como funciona:

– A desaceleração brusca do carro ativa o dispositivo de airbag. Munida de sensores de velocidade, a unidade de controle eletrônico envia um sinal elétrico para o ignitor do gerador de gás – o responsável por inflar a bolsa.

– O ignitor funciona como uma espoleta. Dentro do gerador de gás, esse dispositivo pirotécnico faz com que substâncias como os nitratos de amônia e guanidina reajam e explodam instantaneamente. Essa tecnologia de combustão é tão requintada que pode ser comparada à usada no lançamento de foguetes.

– A reação química gera nitrogênio suficiente para encher a bolsa (que pode ter entre 60 e 90 litros) em apenas 30 milésimos de segundo. Isso significa que é possível encher um airbag 30 vezes em um único segundo.

– Empurrada pela expansão do gás, a capa se abre em diversas partes a partir do centro, como um botão de rosa que desabrocha. Essa capa é feita de um plástico especial que tem de 2 a 3 mm de espessura e pequenos sulcos de 0,5 cm. São esses sulcos que garantem que o material romperá nos locais desejados e que nenhum pedaço de plástico atingirá o passageiro.

– O airbag começa a esvaziar para, só então, absorver o impacto do corpo. Isso porque o choque contra um airbag em processo de inflação seria tão ruim quanto bater direto no painel. O esvaziamento é feito através de furos posicionados na parte de trás ou na lateral da bolsa.

Entretanto… Apesar dos milhares benefícios que o airbag proporciona, há alguns relatos de acidentes envolvendo esse meio de segurança, causando ferimentos na face, como a quebra do nariz, entre outros. Além disso, as pessoas que tem o hábito de fumar enquanto dirigem, se o seu veículo possuir um airbag, ela deve evitar isso, já que, como o airbag é inflado através de um gás, isso pode acabar em explosão. A primeira ocorrência de morte com airbag foi noticiada em 1990. Como a tecnologia nessa época ainda não estava desenvolvida, as mortes, se comparadas atualmente, eram altas. Somente em 2005, com a criação do airbag com profundidade dupla é que as mortes causadas por esse item entraram em declínio. Hoje, pequenos ferimentos causados pelo airbag são bem comuns.

Bom, percebemos que o airbag é importantíssimo e que ele, apesar de alguns males, salva milhares de vidas.