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ADITIVOS: SAIBA PORQUE SEU CARRO PRECISA DELES

Você dá aquela paradinha para abastecer e enquanto completa o combustível o frentista lhe oferece aditivos para o combustível, para o radiador e para o óleo lubrificante. “Econômico”, você diz que trocou recentemente e dispensa a ajuda do funcionário do posto acreditando que “ele só quer ganhar comissões nas suas costas”. É verdade que ele receba algum percentual sobre as vendas deste tipo de produto já que, nestes estabelecimentos, eles costumam cobrar mais caro do que em uma loja de auto peças especializada, por exemplo. Mas a necessidade da utilização de aditivos em seu veículo existe e não pode ser ignorada. Tem carro cujo radiador viu aditivo só quando foi testado na fábrica. A partir de então, só água da torneira, que contém cloro e é altamente corrosivo.

No entanto, é preciso que sejam observados alguns passos para a adição, ou não, de aditivos em seu automóvel. O ideal é consultar o manual do proprietário ou, na ausência dele, um mecânico de sua confiança. Isto porque algumas montadoras desaconselham, e até de forma explícita, o uso de aditivos nos sistemas de seus veículos por eles saírem de suas fábricas com componentes aditivados e qualquer adição extra, em vez de proteger, pode acabar avariando-os e até a garantia do automóvel pode ser colocada em risco por conta disto. Revisões regulares também checam os níveis destas substâncias.

Mas se você é o tipo de proprietário que perde todos os prazos de revisões em seu automóvel, ou você o adquiriu já usado e não faz a menor idéia do comportamento do antigo dono referente à manutenção do veículo e seus sistemas, e não há proibição alguma no manual de fábrica quanto à utilização de aditivos; é importante recorrer às suas adições. Saiba porque, quando e quanto.

Parte da linha de aditivos Bardahl
Parte da linha de aditivos Bardahl

ADITIVO PARA COMBUSTÍVEL

POR QUE USÁ-LO?
A adição de substâncias aditivas em veículos movidos à gasolina, etanol, flex e diesel evita a formação e o acúmulo de sujeiras no motor resultantes do uso do combustível. Muitas vezes a perda de potência, falhas e baixo rendimento são problemas causados não só pela má qualidade de um determinado combustível mas também pelos próprios agentes químicos presentes nele e que podem até, em casos extremos, provocar o “entupimento” do motor se acumulados em grandes quantidades. Além disso, um motor que funciona bem contribui para a diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera.

QUANDO USÁ-LO?
Se o seu carro é um 0KM, o uso de aditivos é desnecessário e não aconselhável pois os motores nacionais e importados já saem das montadoras preparados para o uso dos combustíveis disponíveis no mercado e específicos para cada modelo de veículo. Limite-se apenas a retirar os plásticos dos bancos e as etiquetas de controle de qualidade do parabrisas pois mantê-los para mostar que seu carro é novinho é muito cafona.

Nunca fez revisões em seu automóvel ou o comprou de alguém cujos cuidados você desconhece? Então utilize um aditivo de limpeza profunda no combustível, produzido exatamente para carros cuja manutenção é variável e não periódica. Cada fabricante especifica na embalagem do produto o limite de rodagem que pode ser percorrido até a sua troca mas, geralmente, o recomendável é de até 5.000 quilômetros.

É importante ressaltar que o uso de aditivos é uma forma de prevenção e não de solução de problemas. Se um motor já possuir espesso depósito de sujeira em seu interior e estiver apresentando baixo desempenho, alto consumo de combustível e falhas, ele deve ser periciado por um profissional, ou seja, tem de ser submetido à analise de um mecânico. A injeção de substância aditiva na tentativa de limpeza de um motor nestas condições de nada adiantará pois não ocorrerão as reações para as quais fora desenvolvido o produto.

Outra lenda é a de que aditivo para combustível promove significativa economia, fazendo-o render mais, e considerável melhora no desempenho do motor. Ele não foi constituído para estas finalidades e sua utilização remete-se apenas à prevenção de acúmulo de sujeiras no motor. Age de má-fé quem oferece um aditivo sinalizando que seu uso proporcionará ao carro maior rendimento de combustível e melhor resposta de aceleração e desempenho.

QUANTO? $$$
Na Auto Peças Molina você encontra uma variedade de opções da marca líder de mercado no segmento por um preço médio de R$ 22. Um mesmo aditivo pode custar 50% mais caro em um posto de combustíveis ou, até mesmo, acima de 100%. Cuide do seu bolso, passa lá no Molina.

ADITIVO PARA ÓLEO LUBRIFICANTE

POR QUE USÁ-LO?
Assim como o aditivo para combustíveis, a finalidade do que foi desenvolvido para ser adicionado ao óleo lubrificante é a de combater o acúmulo de sujeira de óleo no interior do motor. Estas camadas são popularmente conhecidas por “borras” por se assemelharem à uma porção de café coado, por exemplo. Mas ele também possui outra característica, a de auxiliar na lubrificação com a redução de atritos entre peças móveis (pistões, bielas e virabrequins) e, assim, contribuir para o aumento da vida útil de um motor.

QUANDO USÁ-LO?
Para carros 0KM, vale a orientação dada no item “Aditivos para Combustíveis”; limite-se apenas a retirar os pláticos dos bancos e os adesivos de controle de qualidade do párabrisas. A adição de aditivo no óleo lubrificante de veículos recém saídos de fábrica é desnecessária.

Se o veículo não foi submetido às suas revisões iniciais recomendadas pelo fabricante ou você o adquiriu de “segunda mão”, o ideal é fazer a aplicação do aditivo para óleo lubrificante juntamente com a troca do próprio a cada 5 ou 10 mil quilômetros rodados, conforme indicação no manual do proprietário.

Não caia na armadilha das ofertas de frentistas para completar o nível do óleo do motor apenas com aditivo pois o excesso desta substância pode ser prejudicial e causar sérios danos a ele. Também não é recomendado seu uso em motores cuja borra já tenha sido formada em demasia. Neste caso, novamente, só um mecânico poderá resolver o problema com a limpeza no interior do motor.

QUANTO? $$$
Preço médio na Auto Peças Molina: R$ 25. Nos postos de combustíveis: a partir de R$ 38. Se o seu dinheiro não nasce em árvore, melhor mesmo é passar no Molina. Aproveita e já compra o óleo lubrificante e os filtros de ar, de óleo e de combustível e transforme o custo da troca de óleo em uma grande economia.

ADITIVO PARA RADIADOR

POR QUE USÁ-LO?
A água no interior do radiador é responsável pela absorção do calor do motor e sua refrigeração. A aplicação de um aditivo mantém o controle da temperatura desta água evitando que ela ferva quando em altas temperaturas ou, até mesmo, congele em baixas. Também é fundamental para impedir que peças de metal do radiador enferrujem no contato com a água por conter propriedades anticorrosivas em sua fórmula.

QUANDO USÁ-LO?
Os veículos 0 KM saem de fábrica equipados com todos os aditivos e não é diferente com o específico para radiador. Assim, a troca pode ser feita a cada dois anos. Mas se você não providenciou as revisões no seu veículo nos períodos indicados pelo fabricante, o ideal é fazer a adição da substância a cada 10 mil quilômetros rodados. E se você o comprou já usado e não tem a mínima idéia do comportamento do antigo dono na atenção a estes itens (aditivos), recomendamos o uso logo após a compra.

Em caso de veículos mais antigos, ou que rodam muito diariamente, convém esvaziar todo o sistema de refrigeração retirando toda a água nele contida, uma vez a cada ano, para, posteriormente, enchê-lo novamente com água limpa e aditivo novo. Essa operação só deve ser executada por um mecânico profissional por necessitar do uso de ferramentas e conhecimentos específicos para a retirada e correta recolocação de mangueiras, engates, abraçadeiras e junções.

Se a situação for apenas completar o líquido do radiador, deve-se fazê-lo com aditivo, respeitando a proporção de mistura com água indicada na embalagem. Mas se o nível da água do radiador baixa constantemente, o melhor é procurar uma oficina mecânica pois pode haver vazamento ou mal funcionamento do sistema.

QUANTO? $$$
Na Auto Peças Molina você pode pagar em torno de R$ 22 por um aditivo para radiador. Nos postos de combustíveis o preço pode partir de R$ 35; é quase 4,5 litros a mais de gasolina no tanque. Se o combustível for etanol, a vantagem pode chegar a 7,2 litros.

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