Curiosidades, Geral

A loucura pelo carro branco

Imagem . Carro Branco-2Branco agora é o “novo pretinho básico”. O branco, cor que remete a pureza e paz, agora não é utilizado apenas nos vestidos de festas de fim de ano ou de casamento. O mercado automotivo ganhou essa cor. Antes raros, os modelos com a pintura diferenciada, apareceram pelas ruas brasileiras de uma forma como nunca se viu antes.

Já sabemos que o carro branco está na moda e desde que o apelo do ecologicamente correto virou febre, a cor vem sendo explorada pelos profissionais de marketing, ganhando força desde 2006.

Antes vistos como de uso exclusivo para frotas e táxis, a busca pelo carro branco cresceu tanto que a opção já caiu no gosto dos consumidores brasileiros. Essa procura ocorre principalmente no segmento Premium – carros com valores acima de R$ 50 mil – e implicam em aumento dos preços. Ou seja, graças à alta procura uma cor que deveria ser a mais barata, tem custado em média R$ 3 mil a mais que uma cor tradicional.

Hoje a febre do carro branco atinge “populares”. A tendência do carro branco começou a ser sentida pelas fabricantes com os modelos “populares” e que não remetem às frotas ou táxis (principalmente em São Paulo). Segundo Márcio Mota, gerente comercial de uma revendedora Volkswagen, o branco já responde a grande percentual de venda.

Curioso pensar que, uma cor que anteriormente era motivo de depreciação, justamente pela identificação com os carros para taxistas ou mesmo de frota, além desse estigma, o carro branco tem fama de ser mal negociado na hora da revenda, que suja com facilidade e mostra mais riscos na pintura. Caberia aos consumidores se negarem a pagar tão caro por carros brancos, mas como já sabemos, aqui no Brasil, ninguém se nega a comprar algo que esteja na moda. Sorte do mercado!

Nos modelos de luxo, a cor pode até custar mais caro, devido a um processo especial de camadas de tinta que podem chegar a sete demãos! Talvez aí o interesse pela cor. O processo mais caro torna o carro ainda mais exclusivo.

O branco faz parte dos extremos da escala de cores. Na outra extremidade está o preto, ou a ausência total de cores. Carros brancos quando parados sob o sol, há uma grande vantagem, pois esse tom possui a capacidade de refletir a luz, reduzindo o calor no interior do veículo. Outra vantagem é tornar-se visível à noite, perdendo apenas, nesse quesito, para o carro na cor amarelo.

Agora que a moda pegou, a tendência é o aumento de novas opções de carros nesse tom, algo que jamais aconteceria a poucos anos.

Outros tons, como vermelho e amarelo, também estão em alta, ajudando a colorir o mercado e as ruas.