Dicas, Geral, Leis, Mercado automotivo, Multas, Peças

A importância da utilização do cinto de segurança no banco traseiro

O uso do cinto de segurança nos bancos traseiros deve ser aceito e se tornar um hábito de todos.

 

 

 

Segurança no banco de trás evita acidentes fatais!
Segurança no banco de trás evita acidentes fatais!

A morte do cantor e compositor Cristiano Araújo e sua namorada reforçam a importância do cinto no banco traseiro. Com um automóvel super seguro e com airbags, de nada adiantou sem o uso do cinto de segurança. 🙁

 

Embora o uso do cinto de segurança no carro seja previsto por lei, muitos passageiros e motoristas não dão a devida importância a esse equipamento. Em se tratando dos dispositivos do banco de trás do carro, o problema é ainda maior!! Vamos entrar nessa luta agora, afinal se o uso nos bancos dianteiros se tornou uma realidade, esta nova conquista não só é possível como viável!

 

Um erro gravíssimo que muitas pessoas cometem é pensarem que não é preciso usar o cinto de segurança na parte traseira porque não há riscos em casos de acidente. O dispositivo serve para proteger a vida dos ocupantes do veículo. Em caso de colisão, o cinto de segurança traseiro impede que o corpo dos passageiros seja projetado para frente, causando impacto sobre o motorista do automóvel e/ou sobre o carona.

 

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) revelou que 79,4% dos brasileiros possuem o hábito de usar o cinto nos bancos da frente. Nos assentos traseiros, este costume cai pra 50%. Especialistas em trânsito também afirmam que andar no banco traseiro é mais seguro que na frente. No entanto, se o passageiro não estiver usando os cintos atrás, o risco de se machucar ou morrer num acidente é maior do que estar no banco da frente. Esta comparação está na página do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

 

Vale reforçar que o uso desse dispositivo é obrigatório tanto para ocupantes dos bancos dianteiros quanto para quem está atrás. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a falta de uso do mesmo é infração grave sujeita à multa e perda de cinco pontos na carteira de habilitação. A utilização do cinto de segurança para o condutor e os passageiros é obrigatória em todas as vias do território nacional, mesmo que desconfortável para algumas pessoas, deve ser utilizado sempre. E o motorista tem um papel importante no processo de conscientização sobre essa importância. O condutor deve exigir o uso do cinto em todos os passageiros. Isso é de extrema responsabilidade dele! Além de prevenir a multa, ele também promoverá a segurança caso ocorra uma batida.

 

Você sabia que numa colisão o corpo de uma pessoa ou qualquer objeto que esteja no veículo pode chegar a pesar 35 vezes o seu peso em circunstâncias normais? Por exemplo: uma pessoa de 75 kg, numa colisão com desaceleração total a 50 km/h, pesará 2 toneladas e 600 quilos! É por isso que numa forte colisão é impossível que a pessoa se segure sem o cinto de segurança. Está aí um poderoso estímulo para que o cinto de segurança seja usado também no banco traseiro! Bater a face ou o tórax no banco da frente com este peso “extra” significa uma grande chance de ferimentos generalizados.

 

Claro que você, amigo motorista, certamente já evita beber ao dirigir, redobra a atenção no trânsito, mantém pneus calibrados e em bom estado, faróis regulados e tudo mais. Mas, por favor, não esqueça de conferir se os passageiros estão com o cinto. Esse não é apenas um problema deles: você pode ser multado e, na pior das hipóteses, perder para sempre alguém querido. Com consciência e responsabilidade podemos melhorar, e muito, a convivência e a segurança no espaço público.

 

 

Tome por hábito perguntar se todos estão de cinto antes de arrancar!

 

 

E para encerrar, um vídeo que mostra a importância do uso do cinto de forma criativa e bastante emocionante. Vale a pena ver e se conscientizar!