Audi, Auto Peças Molina, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Mobilidade, Tecnologia, Volkswagen

Volkswagen planeja o fim da produção dos motores a combustão

A Volkswagen decidiu por aperfeiçoar seus atuais motores a combustão. Não investir, tão pouco criar. Foco total nos motores eletrificados.

Chegou a vez da Volkswagen encerrar o desenvolvimento de novos motores a combustão, sejam a gasolina ou diesel. Isso mesmo! A Volkswagen vai abandonar os motores a combustão. Acompanhe a matéria conosco.

Volkswagen planeja o fim dos motores a combustão

Ralf Brandstätter, CEO da montadora, informou à revista alemã Automobilwoche, que chegou a vez da Volkswagen dar mais um passo aos motores eletrificados, e encerrar o desenvolvimento dos motores a combustão.

Desta forma, a marca adere à tendência da indústria, e não fará mais novas unidades a diesel, etanol e gasolina, para focar na criação de motores elétricos. Isso significa que o máximo que a empresa fará é atualizar os motores já existentes para que fiquem mais eficientes enquanto faz a transição para os modelos elétricos.

“No momento, eu não estou assumindo que outra família de motores completamente inédita será lançada” disse Brandstätter na entrevista. “Claro, os motores [atuais] ainda serão desenvolvidos, pois ainda precisaremos deles por um certo tempo e eles precisam ser os mais eficientes possíveis”, conclui, com uma referência ao fato de que a União Europeia continua a aumentar as restrições a quantidade de CO2 produzida por toda a linha de uma fabricante na região.

A decisão da Volkswagen surge após a Audi, que pertence ao grupo alemão, fazer um anúncio com as mesmas diretrizes. A montadora alemã de carros premium, anunciou que não irá desenvolver mais uma nova geração de motores a combustão interna. Isso significa que os motores a gasolina e diesel da marca são agora modelos oficialmente descontinuados. A informação foi dada pelo CEO da Audi, Markus Duesmann, ao jornal “Frankfurter Allgemeine Zeitung”.

A estratégia dessas empresas, como também de outras marcas de carros, não só segue o movimento de transição para os veículos elétricos visto na indústria, bem como pretende cumprir as novas regras ambientais para os carros, que ficarão mais rígidas nos próximos anos.

Até a próxima década, a Volkswagen tem como principal meta a emissão zero de carbono. Até lá, a fabricante vai apenas aperfeiçoar essas unidades, para, assim, atender às próximas leis de emissões.

Volkswagen não institui prazo de encerramento dos carros a combustão

2030 será o ano para muitas fabricantes. Será o ano “D” da migração elétrica. 2030 é quase um “mantra” do setor automotivo.

Em 2030, a Volkswagen espera ocupar 60% do mercado europeu de veículos elétricos. No entanto, levando em consideração as enormes diferenças na estrutura energética e nas políticas e regulamentações em diferentes países e regiões, o grupo alemão ainda não divulgou o momento exato para encerrar a produção de veículos com motores a combustão.

Os elétricos da VW para o Brasil

De acordo com a nova estratégia, a Volkswagen planeja se tornar líder no mercado global de veículos elétricos, e além de investir bilhões de dólares em eletrificação nos próximos cinco anos, também quer entregar 1 milhão de veículos elétricos puros em 2021!

Os executivos da marca alemã confirmaram a intenção de vender cinco modelos eletrificados por aqui nos próximos três anos. Até 2023, entre modelos elétricos e híbridos, seriam o e-Up!, o primeiro carro de passeio 100% elétrico a ser comercializado pela empresa em nosso mercado.

O segundo da lista seria o Tiguan eHybrid. Uma grande surpresa que contempla a lista da VW será a nova geração do “SUVão” Touareg, que já foi vendido no Brasil, mas saiu de linha há alguns anos. Para 2022, a fabricante deve lançar seu primeiro SUV elétrico no Brasil, o ID.4, versão de produção do conceito ID. Crozz, construído sobre a plataforma MEB (conhecida internamente como “Modular Electrification Toolkit” – exclusivamente pensada para veículos elétricos, a MEB é a plataforma do Grupo Volkswagen para o futuro 100% eletrificado do automóvel).

E tcharam! A cereja do bolo da VW é? A Kombi elétrica! Em 2023, será o lançamento da versão de produção do conceito ID. Buzz, que ainda não foi revelada, mas deve surgir globalmente no ano que vem. A minivan será uma espécie de Kombi elétrica do século 21.

Por fim, não nos restam dúvidas que o encerramento dos motores a combustão já é um fato irreversível. E a Volkswagen quer liderar de vez esse movimento.

Leia mais:
Pontos de recarga: prédios novos em SP serão obrigados a instalarem estações de carregamento
Rodízio Municipal de Veículos em São Paulo vigora em novo horário
RNPC: O que é o Registro Nacional Positivo de Condutores?
Buscando por peças automotivas? Dá uma olhada na nossa loja virtual!