Curiosidades, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Volkswagen

Volkswagen Fusca: em última homenagem, fabricante divulga vídeo de despedida do mais icônico veículo de sua trajetória

Volkswagen Fusca ganha vídeo de animação para sua despedida; relembre fatos marcantes e curiosidades.

São 70 anos de história completados em 2019. Isso mesmo! O modelo de carro icônico completou 70 anos de produção em 2019. E o mais simpático dos hatchbacks chega aos seus finalmentes. Um ano depois de anunciar oficialmente o fim da produção do Fusca, a Volkswagen desenvolveu uma última homenagem ao besouro mais querido do mundo automotivo. O carro que fez história pelo mundo teve sua trajetória narrada em um curta-metragem, uma incrível animação. No pódio como um dos carros mais vendidos de todos os tempos, o compacto, bom e velho Fusca, está dando adeus de uma forma pra lá de emocionante!

O Fusca é um dos carros que mais marcaram a cultura pop e, pelo menos aqui no Brasil, ainda é bastante visto por aí, rodando e rodando e rodando… E, não é mais novidade o fato de que já não se produzem mais Fuscas. O último modelo saiu da fábrica da Volks em Puebla, México, em junho do ano passado (a instalação passará a produzir principalmente a SUV Tiguan este ano). Mas acontece que 2020 também marca o fim da linha Beetle – que é como o Fusca é conhecido lá fora. Nenhum outro veículo será desenvolvido sob a nomenclatura, que, à partir deste ano, existirá apenas no registro histórico da marca e, claro, nas garagens de donos ainda apegados ao pequeno. Fim de uma era, sem dúvidas!

A animação, criada pela agência Johannes Leonardo, foi veiculada em alguns dos principais canais americanos de televisão e os famosos outdoors digitais das Times Square. A narrativa do filme conta a história de um homem, que desde seus primeiros anos guarda uma relação com o Fusca, quando o carro foi comprado por seu pai. Nele, o rapaz aprendeu a dirigir, viajou até o Woodstock e teve o primeiro encontro com a namorada, com quem casou e teve filho, até o momento em que, já idoso, se despede do automóvel. O curta-metragem intitulado “The Last Mile” – O Último Quilômetro – também resgata a imagem de personagens famosos que tiveram algum envolvimento com o automóvel, como Kevin Bacon, cujo Fusca amarelo é uma marca de seu personagem Ren McCormack, no filme Footloose, e Andy Warhol, artista que já retratou o carro em suas obras. Uma versão de “Let it Be”, dos Beatles, executada pelo Pro Musica Youth Chorus, serve como trilha sonora da animação.

Agora, prepare o lencinho! É um vídeo espetacular! Uma animação curta, mas o suficiente para deixar a recado merecido ao carro que fez parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Confira:

São tantos anos de história, que o nosso querido besouro evoluiu um bocado e colecionou muitas curiosidades. Veja algumas delas:

Fusca: a maior obra de arte sobre rodas de todos os tempos. (Foto ilustrativa)

1 – Hitler e seu projeto

O Fusca foi encomendado por Adolf Hitler, antes da Segunda Guerra Mundial, em 1938. A ideia era que o modelo fosse o “carro do povo” alemão. O primeiro protótipo do Fusca foi apresentado em 1932, porém, seu projeto só foi realmente aprovado após 40 tentativas trazidas por Porsche. Ao final de tanto trabalho, foi desenvolvido um V1, apelidado de “Kraft durch Freude”, que significa Força Através da Alegria. Posteriormente surgiram outros protótipos, tais como os V2, VW3, VW30 e VW38. Agora vale uma importante informação: o nome formal do modelo é Volkswagen Sedan. Ufa! Ainda bem que os apelidos pegaram! 😜

2 – Um carro familiar e produzido por mais tempo

A ideia de que o compacto deveria ser realmente acessível era levada a sério. Por exigência do ditador nazista, o projeto, obrigatoriamente, deveria trazer algumas características, como: ser capaz de carregar dois adultos e três crianças, além de manter a velocidade média de 100 km/h sem ultrapassar o consumo de 13 km/litro de combustível. Por fim, seu preço deveria ser menor do que mil marcos imperiais (ou o valor de uma boa motocicleta na época). O pequeno notável era mesmo um guerreiro! Além de ser uma recordista de produção, o modelo conquistou o maior número de unidades vendidas da história.

3 –  No Brasil

Quando chegou no Brasil, o Fusca na verdade se chamava Volkswagen Sedan (como dissemos acima). Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um desenho completamente diferente dos carros de sua época, o modelo tinha capacidade para transportar até cinco pessoas, com baixo consumo de combustível e alta resistência mecânica.

4 – Sua propaganda na época

A propaganda na época mostrava que o Fusca era realmente um carro diferente. Seus principais aperfeiçoamentos eram a barra estabilizadora no eixo dianteiro, cubo do volante abaixado, trincos nas portas acionados por botões de pressão, barra de torção traseira mais elástica e eficiente, para-sol estofado com espuma de borracha e descanso inclinado para os pés do passageiro.

5 –  Seu motor

O motor do Fusca chegou a lugares nunca imaginados por seus criadores. Em 1985, a Volkswagen vendeu cerca de 5.000 motores de Fusca para quase 70 empresas em diferentes ramos de aplicações, que ia desde empilhadeiras, máquinas de varrer ruas, ultra-leves, girocópteros, veículos anfíbios e até barcos.

6 – O queridinho do mundo

Com um número recorde de 21.529.464 unidades produzidas, o Fusca é o carro mais vendido no mundo, mantendo basicamente o mesmo projeto desde o seu início com Ferdinand Porsche. Mesmo Toyota Corolla e Volkswagen Golf passaram por várias gerações para acumular números milionários de vendas. O Fusca só perde seu posto de veículo produzido por mais tempo para a Volkswagen Kombi.

Os primeiros Fuscas produzidos no Brasil foram em 1959. (Foto ilustrativa).
Os primeiros Fuscas produzidos no Brasil foram em 1959. (Foto ilustrativa).

7 – Produção nacional

Aqui no Brasil, a primeira unidade do carro montada foi lançada no dia 3 de janeiro de 1959 com o nome oficial Sedan. De acordo com informações da Volkswagen, só naquele ano foram vendidas 8.406 unidades do carro.

8 – O Fusca mais rodado

O Fusca que mais rodou marcou o equivalente a 3,1 milhões de quilômetros. A quilometragem foi percorrida pelo motorista californiano Albert Klein, entre 1963 e janeiro de 1995. Besourinho duro na queda, hein? 💪

9 – Arquitetura do Fusca sobreviveu até 2013

Não que o Volkswagen Fusca tenha tido vida curta, mas um de seus derivados sobreviveu por ainda mais tempo. O veículo em questão é a Kombi, que só saiu de linha em 2013. Àquela altura, o Brasil era o único país que ainda a fabricava. O monovolume mantinha várias características comuns ao carro que lhe deu origem, entre as quais a distância entre-eixos (2,4 metros) e o motor traseiro. Porém, é verdade que, no fim de 2005, um grande elo entre os dois modelos se rompeu: o motor boxer a ar usado também no Fusca foi substituído por um quatro cilindros em linha com refrigeração líquida.

10 – Um carro e muitos nomes

O Fusca ganhou diferentes nomes ao redor do mundo, e na maior parte dos países, o seu apelido remete ao seu desenho inovador e também ao formato arredondado do inseto com o qual ele se parece. Entre eles, os mais conhecidos são:

Estados Unidos – Bug ou Beetle
Alemanha – Käfer
México – Pulguita, Vocho ou Vochito
Itália – Maggiolino ou Maggiolone
França – Coccinelle
Espanha – Escarabajo ou Escarabat

Esse modelo cheio de carisma recebeu centenas de apelidos também no Brasil, como: Pulga, Corcunda, Joaninha, Bolha, Cornowagen (versão com teto solar), Besouro, Barata, Baratinha, Porsche Bolha, entre outros.

Leia mais:
Rodízio de veículos de São Paulo está suspenso a partir desta segunda-feira
IPVA 2020 em São Paulo fica 3,54% mais barato
Fusca: o nascimento de um símbolo mundial
Visite nossa loja virtual 😉