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Você sabe usar corretamente o câmbio automático?

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Saiba usar corretamente o câmbio automático para não danificar seu veículo.

 

A comodidade do câmbio automático faz com que automóveis com o equipamento sejam objeto de desejo de muitos motoristas.
A comodidade do câmbio automático faz com que automóveis com o equipamento sejam objeto de desejo de muitos motoristas.

Finalmente o consumidor brasileiro aprovou e está usando o câmbio automático com muito gosto. O câmbio automático está cada vez mais popular. Embora pareça, ele não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso saber utilizá-lo da maneira certa. Antes marginalizado por vários motivos, como por exemplo, por gastar muito combustível ou por ser considerado muito complicado de usar, o câmbio automático tornou-se um dos recursos mais confortáveis para os motoristas, principalmente no trânsito caótico das grandes cidades, afinal, é quase impossível usar o câmbio manual neste trânsito “anda e para, anda e para”.

Mas ainda existem pessoas que não sabem como dirigir um carro com câmbio automático, e também há outras tantas pessoas que não sabem como dirigir de forma que garanta o máximo de desempenho e eficiência, visando o mínimo desgaste das peças e consumo de combustível. Dirigir um carro automático é, inicialmente, mais simples do que dirigir um carro de câmbio manual. No entanto, a falta de hábito e inclusive a carência de uma tradição neste tipo de condução pode fazer a pessoa cometer erros que fazem com que o controle do veículo seja mais complicado.

Para início de conversa, a sua principal diferença é a ausência do pedal de embreagem na comparação com o convencional. Na prática, isso significa que só o pé direito irá se movimentar entre os pedais do freio e do acelerador. Esteja certo de que aprender a forma correta de usá-lo garante mais segurança e durabilidade ao sistema. 😉

Dirigir um carro automático requer alguns cuidados e não se resume a simplesmente colocar na posição “D” e sair por aí. Por isso, vamos às dicas:

– A nossa primeira recomendação e a principal dica sobre “como dirigir um carro automático” é que leia com atenção o manual de instruções de seu veículo, para se familiarizar com cada tipo de sistema. Embora possam ser parecidos, existem vários tipos de automóveis de câmbio automático e pode ser que o seu tenha alguma especificação quanto à condução que convém conhecer para poder prolongar sua vida útil. Portanto, cada carro funciona de um jeito.

– Outra importante dica a ser colocada em prática diz respeito ao momento de ligar o automóvel. Se você estava habituado a dirigir um carro com marchas, isto pode ser um problema a princípio. Mas calma, vamos lá! Antes de dar partida, coloque seu pé esquerdo sobre o lugar para repousar os pés, para que adote uma postura cômoda, sem forçar. Evite em todo momento manter o pé levantado já que pode provocar dores musculares. E lembre-se: o carro automático não tem o pedal de embreagem, só tem os pedais do acelerador e freio, use somente o pé direito para usar ambos, e desta forma o esquerdo permanecerá sempre em descanso.

– Ao não poder usar as marchas para controlar a força do automóvel, você pode ter a sensação de que o carro anda sozinho ou que perde o controle ao dirigir um carro automático. Para solucionar isso, você tem que saber que pode usar o pedal do freio para que o carro, de forma automática, selecione marchas mais curtas. De qualquer forma, seja consciente de que um carro de câmbio automático está perfeitamente preparado para se adaptar à condução, por isso não ligue para esta sensação de falta de controle.

– Em seu carro automático o câmbio de velocidades tem as seguintes posições. Entenda:

P – Park: para estacionar, recomendado para dar a partida e desligar o motor do automóvel. Bloqueia as rodas de tração.

R – Reverse: marcha à ré. Essa função é acionada com o auxílio de um botão acoplado de câmbio.

N – Neutral: e o neutro, o popular “ponto morto”. Posição que pode ser usada ao dar a partida e desligar. Não bloqueia as rodas de tração.

D – Drive: para movimentar o veículo para frente, usado na maior parte do tempo, cabendo ao motorista acelerar e frear.

4 – 3 – 2 – 1 (L): posições que permitem o bloqueio das marchas. O bloqueio é usado em situações extremas quando o veículo troca várias vezes de uma marcha para outra, impede que o veículo troque as marchas automaticamente.

– No momento de acionar a ignição de um carro com câmbio automático, lembre-se que é necessário primeiro pisar o pedal do freio para libertar o engate e mudar a alavanca da posição P ou N para a posição D (dirigir) e só depois soltar o freio de mão.

– Na descida, não use D nem N, já que na primeira o carro pode ganhar muita velocidade e te obrigar a frear bruscamente, e na segunda o câmbio fica sem lubrificação. Utilize a posição 2 ou 3 e faça valer o freio-motor.

– É importante trocar o óleo a cada 45 mil quilômetros.

– Não dê uma de apressado e engate a ré quando o veículo ainda estiver em movimento. Pare totalmente o carro, aperte o botão de travamento e só então coloque no “R”. Também não engate o “P” com o carro em movimento, pois o tranco pode prejudicar a vida útil do sistema de transmissão.

– Aconteceu algum problema com seu carro automático? Atenção: prefira rebocar seu carro em um guincho de plataforma, já que as rodas do eixo responsável pela tração de um automático não podem rodar por muito tempo com o veículo desligado, sob o risco de danificar alguns componentes da transmissão.

– Lembre-se que quanto mais acelerar, mais o carro vai aumentar de velocidade e mudar as marchas no momento exato.
E aí? Curtiram as dicas? Você prefere o câmbio automático ou é adepto do bom e velho câmbio manual?

 
#AutoPeçasMolinaéInformação 😉