Dicas, Geral

Você sabe o que são os parklets?

Conheça os parklets, são as minipraças instaladas em vagas de carros.
Foi desenvolvido a ideia que busca resgatar espaços tomados pelos carros e devolvê-los às pessoas. Num primeiro momento ou em uma palavra, o que acha disso?

 

O objetivo é que os parklets aumentem a oferta de espaços públicos, promovam a convivência na rua e estimulem processos participativos.
O que está caindo no gosto do paulistano são as minipraças, também conhecidas como parklets, ou ironicamente “zonas verdes”, já que a ideia é ocupar vagas de estacionamento de veículos nas ruas, as chamadas “zonas azuis”.

 

Essa ideia nasceu em São Francisco, na Califórnia. Os parklets, espaços temporários construídos em uma vaga de estacionamento ou em um beco sem saída, por exemplo, funcionam como um “pequeno parque urbano”. Com o desenvolvimento urbano acelerado das grandes cidades brasileiras, fica cada vez mais difícil encontrar um espaço verde para relaxar e respirar um pouco de ar puro. Então, os parklets tem como objetivo recuperar e ativar espaços da rua que normalmente são tomados por carros, transformando-os em locais de descanso, lazer e convivência.

 

Quem desenvolveu os primeiros projetos de parklets de São Paulo e ajudou a regulamentar sua construção foi a ONG “Mobilidade Verde”. O movimento em torno dessa intervenção urbana é tão forte e promissor que a organização também oferece um curso de parklet, permitindo que arquitetos, artistas e moradores possam participar e dar ideias na construção de uma zona verde.
A Prefeitura de São Paulo está analisando muitos pedidos de instalação de parklets em vários bairros.

 

Mais que um lugar para relaxar, os parklets são também uma proposta simpática para estimular o debate em torno de uma cidade mais agradável e democrática, menos fria e cruel. É a mais nova tendência da reformulação do espaço público urbano!