Curiosidades, Dicas, Geral, Nissan, Peças, Tecnologia

Você sabe como funciona o motor do seu carro?

Opa! Agora sim! Entender como funciona o motor do seu carro nunca foi tão fácil. 

Você abre o capô do seu carro e não entende nada do que está acontecendo com o motor? Você é daqueles que não sabe nem abastecer o reservatório do para-brisa?
Se sim, anime-se! Seus problemas acabaram!!!

Com tanta tecnologia envolvida em um carro, entender como funciona seu motor nos dias atuais parece relativamente simples, pensando no ponto de vista em que os veículos são parte essencial de uma cidade. Bom, só parece simples. Mas, não. Para entender como funciona o motor de um carro é preciso compreender que é um material difícil de se criar.

Tudo bem que a invenção da roda já tenha aí uns 5.500 anos de idade e os carros motorizados como conhecemos hoje só começaram a existir após 1885, quando um alemão chamado Karl Benz utilizou um pequeno motor a gasolina e uma carroça de três rodas, criando o primeiro automóvel primitivo conhecido… Blá, blá, blá!

Vamos ao ponto: se você é um fanático por carros como nós, diz uma coisa: como funciona o motor do seu carro? Claro que estamos falando de motor à combustão, em que constantes explosões controladas envolvem ar, combustível e uma faísca. Para clarear o assunto para os não muito entendidos do assunto, saibam que para fazer esse motor funcionar, você precisa de duas coisas essenciais: o combustível, como mencionamos, que pode ser álcool ou gasolina, e oxigênio. Os dois juntos entram em combustão e a energia liberada nessa reação química é o que faz o seu carro se movimentar. 👍😉

Beleza. Porém, falta muita coisa aí. Os motores automotivos são complexos, exigem diversos cálculos e ajustes para funcionar de forma eficiente. Então, segura essa! Você sabe que existem outras coisas chamadas pistões, bielas, válvulas, coletor de admissão, entre outros itens? Sim, milhares de peças envolvem o motor, e mais algumas centenas de detalhes. 😜

Pois é, entender como funciona o motor de um carro é penoso. E o que poucas pessoas sabem é que desde o início dos automóveis, poucas coisas mudaram na essência do funcionamento dos motores a combustão. Contudo, repetimos: seus problemas acabaram! Felizmente encontramos o material definitivo sobre o assunto, criado pelo sensacional Canal Manual do Mundo, com narração de Iberê Thenório.

Assistam o vídeo que separamos para você, aproveite seu interesse e aprenda de uma forma divertida e didática os princípios básicos para o funcionamento de um motor à combustão.

#AutoPeçasMolina é informação! 😉