Dicas, Geral, Leis

Você joga lixo da janela do carro? Atenção!

Você sabia que jogar lixo nas ruas, além de ser um gesto mal educado, pode render multas e perca de pontos na carteira de habilitação?

 

Quando os motoristas estão dirigindo, parece ser muito mais prático descartar os resíduos e materiais pela janela do carro do que guardá-los para jogar fora depois. É fato! O número de motoristas que jogam lixo nas ruas é alarmante! 82756198-300x225

Imaginem: você está em seu carro, dirigindo tranquilamente pela cidade, ouvindo uma música e ao lado de uma boa companhia. E, com a fome não se brinca, leva sempre um pacote de salgadinho ou bolacha para te socorrer! Após terminar o lanche fora de hora, você pega a embalagem e… joga pela janela? Não, certo!

1 jogar lixo na rua(1)Sujar a cidade não é legal 🙁 . Jogar lixo na rua causa muitos outros problemas, não só para você, também para o trânsito e para a sociedade de um modo geral. Além de ruas sujas, bueiros e esgotos entupidos, há o risco de ferir pedestres, ciclistas e outros motoristas, sem falar que, a maioria das pessoas não sabem que essa ‘atitude mal educada’ pode resultar em multas e pontos na CNH. Estas são algumas consequências do péssimo hábito de atirar lixo pela janela do carro. Ainda assim, muitos motoristas insistem inclusive nos países de primeiro mundo. No Brasil, os objetos mais atirados pelos “motoristas espertinhos” são pontas de cigarro, alimentos e suas embalagens, garrafas e latas e até tecidos.

Quer coisa mais desagradável do que andar em uma rua cheia de sujeira espalhada por todos os lados? Para a população em geral significa ratos e outros animais saindo dos esgotos e a possibilidade de transmissão de doenças.

Para tentar diminuir o número de ocorrências como estas e deixar de ser um hábito de nossos condutores, o Código de Trânsito Brasileiro acrescentou à sua legislação a lei número 5231, que diz “atirar do veículo ou abandonar na via pública objetos ou substâncias” é infração média. Uma infração que implica 4 (quatro) pontos na Carteira de Habilitação e exige o pagamento de R$ 85, 13 em multa.

Certos atos de gentileza são extremamente fáceis de praticar, além de uma boa opção para não correr o risco de ser multado são as sacolinhas de lixo. Leve para seu carro um saquinho para colocar o seu lixo e o coloque em um local que não atrapalhe a direção, geralmente no câmbio do carro, bem ao lado do banco do motorista, onde não atrapalha em nada! Assim, este saquinho ou sacolinha estará lá sempre pronta para ajudar e não poluir as ruas ou sujar seu carro. Rápido, fácil e prático.

Vamos evitar problemas! Não custa nada carregar uma sacolinha plástica dentro do carro para quando precisar descartar algo. Sejamos conscientes, não se esqueçam que a mudança de maus hábitos deve começar dentro de cada um.