Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças

Dicas para cuidar dos bancos do seu carro

Com cuidados simples com os bancos do seu carro, removemos sujeiras rapidamente e evitamos danos

Sabia que os bancos do carro sofrem? Sim, sofrem mas são guerreiros! Eles aguentam peso, convivem com sujeiras, dos mais diversos tipos, e ainda ficam sujeitos a maus tratos. Pois é! É uma das partes do carro que mais aguentam trancos! 😣 São os itens mais utilizados no carro, não temos escolha! Ao entrar no veículo, os bancos do carro são sempre os primeiros a nos receber. Por esta característica, o acúmulo de sujeira, manchas no estofamento e a possibilidade de mau cheiro podem aparecer com frequência. Sendo assim, os bancos do carro são os componentes internos do veículo que merecem uma boa dose de atenção dos motoristas.

Bancos bem conservados aumentam o conforto e melhoram o visual. Ou seja, manter os bancos do seu carro limpos e conservados garantem uma boa aparência, mantém a higiene e valoriza o veículo quando ele for colocado à venda. Com boas práticas de manutenção e limpeza mantém o interior do carro impecável como os veículos de concessionárias, sejam eles bancos de couro, tecido ou mistos.

Geralmente, a limpeza nos bancos de couro é mais simples, uma vez que, na hora de lavar o carro, deve-se passar nos bancos um pano úmido, usando produtos neutros de limpeza. Agora para os de tecido, o processo é um pouco mais complexo. Visto que, os bancos de tecidos absorvem mais os cheiros desagradáveis, principalmente quando o carro é exposto a muita umidade. Com o tempo ficam encardidos, por causa do contato com o pó e transpiração do corpo, por exemplo. Além disso, restos de comida, especialmente as que contêm gordura, tendem a manchar o revestimento de tecido. E isso não é tudo: com a pressão do nosso corpo, a espuma cede e o revestimento costuma se desgastar e rasgar na parte lateral próxima da porta, local onde há o maior atrito ao entrar e sair.

No artigo de hoje, vamos apresentar dicas para cuidar dos bancos do seu carro de forma eficiente e sem prejudicar as superfícies, como também, manter hábitos corretos para não causar danos nos encostos e assentos. Vamos às dicas:

– Banco de couro:
Bancos de couro são símbolos de requinte e objeto de desejo de muitos motoristas, independente do modelo do automóvel. Os bancos de couro carecem de maiores cuidados para a sua manutenção. A falta de cuidados faz com que logo apareçam desgastes, fissuras e até rasgos, que podem desvalorizar seu veículo. Porém, no caso da limpeza, é mais simples e mais fácil do que parece. Quando o veículo for lavado, deve-se passar um pano úmido nos bancos para assegurar a higiene. Em geral, resolve. Nas sujeiras mais persistentes, pode-se utilizar produtos de limpeza, mas opte sempre pelos neutros.

Para manter uma boa aparência do revestimento de couro é recomendado realizar a cada seis meses a hidratação dos bancos. Esse procedimento deve ser feito sempre após limpeza e higienização dos assentos. Na hidratação são utilizados produtos para hidratar e dar brilho ao revestimento, mantendo as características do revestimento. Essa manutenção dos bancos pode ser realizada pelo dono do veículo, sendo preciso apenas adquirir os produtos necessários para realizá-la. Outra dica importante é evitar exposição direta dos bancos ao sol, que pode ressecar e eventualmente sofrer rachaduras. Quando este tipo de dano ocorre é muito difícil recuperar o banco às condições iniciais.

– Banco de tecido:
A primeira e quase que exclusiva dica em relação aos bancos de tecido é limpar a sujeira o mais rapidamente possível! Pelo fato de serem de tecido, são mais susceptíveis à impregnação de cheiros desagradáveis, quando, por exemplo, são molhados e secam sem o devido cuidado. Por isso, eles devem ser limpos constantemente, também podendo ser utilizados panos úmidos e produtos neutros. O que mais ajuda é utilizar um aspirador de pó para remover melhor as sujeiras.

Neste caso, cuidado é a palavra chave. Cuidado é seu mantra! Portanto, a melhor maneira de conservá-los é evitar comer, deixar cair líquidos ou sujeiras nos assentos. Não vamos cansar de repetir: os bancos de tecido são mais vulneráveis à absorção e ao aparecimento de manchas. Assim sendo, tenha sempre cuidado!

Impermeabilizações são procedimentos que servem tanto em bancos de couro quanto os de tecido. Para tal, você deve procurar e realizar este procedimento em oficinas ou assistências técnicas. A impermeabilização dos assentos impede a absorção de líquidos e com isso evita o aparecimento de manchas. Salvo os tipos de líquidos ou dos produtos derramados nos assentos. Informe-se melhor antes de pagar pela prestação desse serviço, ok!

– Banco misto:
O próprio nome já diz tudo: uma parte desse banco possui couro e outra parte tecido. Logo, devemos levar em consideração os dois tipos de cuidados informados acima. Para uma limpeza prática, o ideal é realizar a hidratação e sempre o uso do aspirador de pó. 😉

– Hábitos corretos com o banco:
Temos que ter em mente a estrutura interna dos bancos. Uma estrutura que está sujeita a quebra, muitas vezes pelo mau uso do motorista e passageiros. Por exemplo: ao se levantar do assento para retirar a carteira, o motorista pode forçar demais o corpo contra o encosto e ele pode se quebrar. Pode acontecer mesmo! 😱 E nesta avaria é necessário desmontar o banco e soldar a armação interna. Outro exemplo que o encosto pode se quebrar é quando um passageiro do banco traseiro apoia todo o peso nele para se levantar e sair do carro. Cuidados e hábitos bons e regulares, aumentam a vida útil do banco! #FicaaDica

Entendido meus caros? Com essas dicas garantiremos conforto e sempre uma aparência de novo nos bancos do nosso carro. 🙂

 

#AutoPeçasMolina é informação! 😉