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Vantagens e desvantagens do carro com motor 1.0

Uno Mille

O carro com motor 1.0 continua abocanhando a maior parte das vendas de automóveis no Brasil há cerca de uma década e meia. Essa é uma saída adotada por grande parte das pessoas, visando à questão econômica, quando se enfrenta o trânsito caótico como o da cidade de São Paulo.

O “boom” dos chamados carros populares com motor 1.0 foi em 1990 quando a então ministra da economia, Zélia Cardoso de Melo, lançou o projeto que reduzia as alíquotas de IPI para motor com configuração abaixo de 1000 cm³ de cilindrada para aumentar as vendas deste tipo de carro.

Os carros que tem motores de mil cilindradas, conhecidos também como “carros econômicos”, são bem menos potentes que os demais, e influencia em situações adversas, como subidas muito íngremes e ultrapassagens em rodovias. Se for rodar bastante com o carro em estradas ou pretende usar frequentemente o ar condicionado, o consumo do combustível do carro 1.0 pode ser equivalente ao de um motor 1.8. Lembre-se que o motor 1.0 tem vantagens mais acentuadas em carros pequenos. Se optar por um carro maior, por exemplo, como um sedan, a economia não será tão evidente.

Para quem dá valor à parte interna desses automóveis é bom lembrar que os acabamentos, tais como painel, bancos e laterais dos econômicos são bem mais simples se comparados aos veículos de maior potência. Apesar disso, é incontestável que essa categoria de veículos gasta muito menos, chega a rodar 15 km/L nas estradas e 10 km/L nas cidades. É um ganho financeiro e ao meio ambiente muito grande.

O modelo Fiat Uno Mille Economy (2011) é campeão de consumo de combustível.
O modelo Fiat Uno Mille Economy (2011) é campeão de consumo de combustível.

É relevante pensar que, ao adquirir um carro com motor 1.0, pensar que o preço, IPVA, seguro, manutenção, consumo e outros aspectos e vantagens são bem mais em conta. Porém essas diferenças de valores vêm diminuindo. Nessas horas é importante colocar os diferenciais e todas as possibilidades para fazer a escolha que melhor lhe atenderá.

Esses “carros populares” mudaram bastante desde seu lançamento. Agora não tão mais baratos quanto antes, alguns chegam a ter potência de 80 cv, quase o dobro do que tinha o primeiro Uno Mille. Já foram vendidos 1.0 com até 112 cv de potência, com o Gol e o Parati com motor 1.0 16 v sobrealimentado com turbo, lançados em 2000.

Os modelos 1.0 sempre foram famosos pelo seu valor e manutenção acessíveis. Por enquanto, o título ainda é do Uno Mille, porém está ameaçado pelo já lançado Chery QQ. Existem modelos à gasolina muito econômicos, mas os carros 1.0 ainda são campeões com o etanol.

O primeiro modelo com motor 1.0 do Brasil foi também um dos primeiros automóveis produzidos no Brasil. O DKW-Vemag, chamado de Vemaguet, possuía um motor de três cilindros em linha com volume de 1,0 litros. Foi produzido de 1958 a 1967.

Vale lembrar também que, quando se tem um automóvel com motor 1.0, a depreciação do valor na hora de vender o carro é maior do que em relação aos motores mais potentes.

Fique atento!