Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Leis, Mercado automotivo, Multas

Ultrapassagem com segurança

Saiba algumas boas atitudes de como fazer ultrapassagens com segurança
Antes de ultrapassar é necessário que você tenha uma visão total da via.
Antes de ultrapassar é necessário que você tenha uma visão total da via.

O que define um bom motorista? Esta é uma pergunta polêmica e é preciso ter cuidado com a maneira como recebemos e damos as críticas, certo! Bom, pra início de conversa, a verdade é que conquistar a carteira nacional de habilitação é apenas o começo! Alguns acreditam que um bom motorista é aquele que segue as leis de trânsito, outros defendem aqueles que possuem maior experiência, ou aqueles que possuem mais paciência e humildade. Ah, isso sim! Humildade é fundamental, afinal não somos perfeitos e portanto, só através de muito treino que é possível desenvolver habilidades necessárias para ser um bom motorista.

 

Por sermos apaixonados por carros, as ultrapassagens é um procedimento comum e o fazemos muitas, muitas e muitas vezes todos os dias, todos os anos… Pensando nisso, como podemos tornar esta manobra mais segura e oferecer menos riscos a nós e aos nossos passageiros?

 

Ultrapassar um veículo exige muita cautela e cuidados especiais. Principalmente nos dias de hoje, onde existe uma grande incidência de acidentes de trânsito, principalmente gerado pela imprudência dos condutores, que em grande parte causam mortes ou danos irreparáveis às vítimas. E para melhor explanarmos sobre esse assunto, separamos algumas dicas de como fazer esta manobra com mais segurança. Vejam:

 
– Sinalize, sempre!
Sinalize sempre a ultrapassagem! Deixe claro para os outros motoristas que você vai efetuar esta manobra. Utilize a seta para sinalizar, pois é imprescindível este procedimento para evitar acidentes. Portanto, segundos antes de começar a ultrapassagem, precisamos ligar a seta para sinalizar nossas intenções. Outro ponto importante, é que, após isso, é preciso olhar pelo retrovisor se os carros que estão atrás perceberam a nossa ação, assim fazendo uma ultrapassagem segura. Isso é importante para evitar que dois carros tentem uma ultrapassagem ao mesmo tempo.

 

 

– Mantenha os faróis acesos durante o dia.
Deixar os faróis acesos, mesmo durante o dia, ajuda os outros motoristas a visualizarem seu carro. Quando estamos em estrada de mão dupla, é ainda mais importante usarmos os faróis durante o dia. O seu carro ficará bem mais visível, tanto pelos motoristas à frente quanto pelos que viajam no sentido oposto.

 

 

– Ultrapasse pela esquerda, sempre!
Ao fazer uma ultrapassagem você deve estar na faixa da esquerda. E isso tem uma razão de ser muito lógica: é muito mais fácil de ser visto pelo retrovisor esquerdo e central que no direito do veículo que se vai ultrapassar! Ultrapasse um veículo em movimento somente pela esquerda! Nas auto estradas é proibido ultrapassar pela direita (e nas estradas interurbanas em geral). É uma regra que muitos condutores não conhecem ou não querem conhecer. Portanto atente-se! As ruas e as estradas não são mesas de ping-pong, não circulem em ziguezague, pois esta “aventura” pode acabar com uma multa por condução perigosa e no pior cenário, provocar acidentes graves.

 

 

– Use a marcha adequada para a ultrapassagem.
Para fazer a ultrapassagem é preciso reduzir a marcha. Dessa forma você consegue fazer essa manobra de forma mais rápida e segura. E outra: temos que saber usar este componente do carro da melhor forma, para extrair o máximo de potência possível dele. No caso de carros com cambio automático, geralmente eles possuem um sistema chamado de “overdrive”, que quando pressionado reduz a marcha para que o motor responda mais rapidamente, o que é indispensável para uma ultrapassagem. No caso de câmbio manual, é necessário fazer a redução da marcha. Se estiver numa quinta marcha, é necessário reduzir para a quarta ou terceira. Isso vai depender de diversos fatores, como peso (passageiros, carga etc.), motorização, nível da rodovia (aclive ou declive). Se o carro possuir conta-giros, abuse dele, pois ele pode ser usado como parâmetro para a escolha da marcha. Neste caso, pode elevar a rotação do motor até próximo ao máximo.

 

 

– Seja humilde!
Mantenha-se calmo, tenha paciência e respeite os outros motoristas. Respeitando também a sinalização das faixas que indicam se é permitido ultrapassar ou não. E lembre-se: dois motoristas “esquentados” no momento de ultrapassagem podem acabar provocando um acidente, pois normalmente, um não vai querer dar passagem para o outro! 🙁   Não sinta vergonha por não conseguir ultrapassar! Se você tentar e ver que não dá, reduza a velocidade e volte para trás do veículo que vai à frente. Isso é bem melhor do que “forçar a barra” e acabar colidindo com o veículo que vem em sentido contrário.
Para finalizar, uma outra importante dica, é manter uma distância lateral de segurança do carro que está sendo ultrapassado. Entendido?

 

Um bom motorista é, acima de tudo, aquele que dirige com educação, tem conhecimento e respeita as leis de trânsito e tem cautela e paciência ao estar dirigindo um veículo, tomando o máximo de cuidado para evitar acidentes em suas ultrapassagens.

 

 

 

#AutoPeçasMolinaéConsciênciaeConhecimento 😉