O Toyota Corolla 2020 é o primeiro híbrido flexível do mundo. Confira!

A Toyota, através de suas redes sociais, apresentou no dia 03 de setembro, o novo Corolla aos brasileiros. Sua 12ª geração chega às concessionárias no dia 12 de setembro com super novidades de tirar o fôlego da concorrência.

Principal novidade do Toyota Corolla 2020 é a motorização híbrida
Principal novidade do Toyota Corolla 2020 é a motorização híbrida.

Sabemos que o Toyota Corolla é um fenômeno de vendas. Realmente motivos para vender bem não faltam! O sedã médio mais vendido do Brasil, com nova plataforma, passa a trazer suspensões independentes nas quatro rodas, o que o torna igual ao Honda Civic. E mais: essa nova máquina produzida em Indaiatuba (SP), pela primeira vez na história, é o primeiro híbrido flexível do mundo. Isso mesmo! Feito aqui no Brasil. O novo sedã estreia a inédita configuração híbrida flex e sistemas de segurança ativa, também pela primeira vez no segmento. Nessa configuração, o novo Corolla funciona com gasolina ou etanol, junto a dois motores elétricos.

O modelo híbrido flex está disponível na versão do topo de linha, Altis Híbrido (R$ 124.990) e sai pelo mesmo valor do modelo com motor a combustão 2.0, sendo mais uma novidade, Altis 2.0 (R$ 124.990). Esse propulsor está nas versões GLI, com preço de R$ 99.990, e XEi (tabela de R$ 110.990).

Para melhor entendermos essa grande novidade, até então, os híbridos à venda no Brasil usavam somente gasolina, caso do modelo Prius que também é da montadora japonesa.

Agora, vamos falar mais sobre a nova máquina…

– Corolla Híbrido flex: já contamos que é o primeiro veículo fabricado em série com propulsão híbrida flex? Sim!!! 😄

– Design – estilo europeu: o design arrojado é, de fato, mais um dos pontos altos do Corolla 2020. Digamos que é um tiozão muito chique! Antes ele era considerado careta pelo seu visual, especialmente diante de seu principal rival, o Honda Civic. Agora, a coisa mudou!

Destaque para a dianteira, com muitos elementos horizontais e a grade pronunciada. Faróis afilados, peça cromada ligando os conjuntos, recortes esportivos nos para-choques e vincos no capô. Na traseira, lanternas modernas abraçam laterais e parte da tampa do porta-malas. O conjunto é harmônico e o resultado agrada. O modelo europeu é a base para a produção em Indaiatuba (SP).

– Plataforma é a mesma do modelo Prius: o novo Corolla é feito sobre a plataforma TNGA, a mesma base de Prius e o novo RAV4. Ou seja, a arquitetura TNGA da marca, é a que promete veículos mais seguros e agradáveis, com cinco pilares – conforto ao dirigir, habitabilidade, praticidade de uso, compromisso com o meio ambiente e segurança.

– Mais conectividade: a novidade é que o modelo mais completo e híbrido do sedã terá um painel com nova central multimídia flutuante. A tela vai ser bem diferente da atual, fixada no centro do painel (um item antes criticado, um defeito do modelo atual!). A função de maior utilidade do equipamento será o uso dos apps CarPlay e Android Auto.

– Garantia de 8 anos: a Toyota não quer perder vendas por conta da desconfiança de quem não está habituado com o sistema híbrido. Por isso, a fabricante vai oferecer oito anos de garantia contra defeitos de fabricação e falhas de montagem.

– Um pouco mais sobre versões e equipamentos:

Desde a versão de entrada GLi (R$ 99.990), o Corolla é equipado com direção elétrica, 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e um de joelho para o motorista), sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis, controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas. Há também faróis com acendimento automático e ajuste de altura, câmera de ré, direção elétrica, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis com luzes diurnas de LED e tela TFT de 4,2 polegadas colorida no quadro de instrumentos. E rodas com 16 polegadas.

A versão intermediária XEi (R$110.990) fica mais interessante. Acrescenta faróis de neblina em LED, chave presencial para entrada no veículo e partida do motor, aletas para troca de marchas atrás do volante, modo de condução Sport, retrovisor interno eletrocrômico, piloto automático, ar-condicionado automático, acabamento com partes de couro preto e rodas de 17 polegadas.

A topo de linha Altis 2.0 (R$124.990) seu coração dispara de tanta emoção! Nesta versão adiciona lanternas e faróis de LED e o pacote Toyota Safety Sense, com piloto automático adaptativo, faróis com facho alto automático, assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e frenagem automática, e alerta para mudança involuntária de faixa. Há ainda um pacote Premium de série com ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista com regulagens elétricas, retrovisores externos com rebatimento elétrico, teto solar elétrico e sensor de chuva.

Na versão híbrida (R$124.990) – um sonho de consumo! – este último pacote, com preço de R$ 6 mil, é opcional e não há paddle shifts, mas o quadro de instrumentos é digital. O Corolla está disponível em 7 cores diferentes: branco sólido, branco perolizado, preto, prata, vermelho, marrom e cinza.

– Mais um ponto positivo – dirigibilidade: com a diminuição do centro de gravidade, suspensão independente e aumento de potência, o carro ficou mais gostoso de dirigir. 🤗😍

– Um único contra (acreditamos ser o único mesmo!) – freio de mão mecânico: em um carro que evoluiu tanto, destoa a alavanca manual do freio de estacionamento. 🙄

No geral, o novo Toyota Corolla 2020 promete ser um marco na indústria automobilística brasileira.

#AutoPeçasMolina é informação! 😉