Geral, Indústria Automobilística

Toyota engana consumidores e paga multa.

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Toyota paga US$ 1,2 bi por enganar consumidores

Fabricante é condenada a pagar US$ 1,2 bilhão por enganar consumidores no recall de 2009
Fabricante é condenada a pagar US$ 1,2 bilhão por enganar consumidores no recall de 2009

A maior fabricante de automóveis do mundo, a companhia japonesa Toyota, fez um acordo ontem com a Justiça dos Estados Unidos para pagar US$ 1,2 bilhão por enganar os consumidores em campanha de recall. É a maior multa já paga no país por uma indústria automobilística.

Depois de quatro anos de investigações, o Departamento da Justiça dos Estados Unidos concluiu que a Toyota escondeu do governo americano e dos consumidores um problema mecânico capaz de colocar vidas em perigo. Um defeito no acelerador fazia os carros aumentarem a velocidade subitamente. Só anos depois de constatar o problema a empresa comunicou-o ao mercado e fez o recolhimento – recall – dos veículos para reparar a falha.

Eric Holder, procurador geral dos Estados Unidos, declarou em entrevista coletiva à imprensa americana que “a conduta da Toyota foi vergonhosa” e por conta disso o alto valor da multa serve para que “outras montadoras não repitam o erro da montadora”. “Um recall pode prejudicar a reputação de um marca, mas enganar o consumidor traz prejuízos ainda mais duradouros”, apontou.

Entre 2009 e 2010 a Toyota convocou mais de 10 milhões de veículos, incluindo unidades da marca Lexus, para consertar o pedal de aceleração, que poderia ser acionado involuntariamente pelo tapete do assoalho do motorista ou por falhas do próprio mecanismo. Na época, a Procuradoria de Nova York e a filial do FBI do estado – a Polícia Federal dos EUA – entraram com uma ação na justiça contra a empresa, por negligenciar informações sobre os defeitos aos consumidores e pela demora para a convocação do recall.

Os mesmos promotores que cuidaram do caso da Toyota, vão tratar do atraso da General Motors. A GM foi a maior fábrica de automóveis do mundo durante 77 anos, e também está na mira das autoridades federais dos EUA por não ter feito o recolhimento e conserto de um defeito que está sendo responsabilizado por 12 mortes.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, em abril de 2010, a Toyota já havia concordado em pagar multa de quase US$ 16,5 milhões ao departamento de transportes e segurança viária americano, o NHTSA, por não ter notificado as autoridades sobre a falha de aceleração.

Carly Schaffner, porta voz da Toyota, declarou à Reuters que a “empresa tem cooperado com a Procuradoria dos Estados Unidos nesta questão por mais de quatro anos, que neste período fez mudanças fundamentais para torna-se uma organização mais sensível e focada em consumidores e que está empenhada em melhoras contínuas”.