Conheça algumas tecnologias automotivas presentes nos automóveis no Brasil, que ajudam a reduzir os acidentes nas ruas e rodovias. Confira!
As tecnologias automotivas estão muito mais presentes nos automóveis hoje em dia. Apesar da indústria automotiva brasileira ter-se deparado com o grande desafio provocado pela explosão da pandemia no país, com problemas e limitações impostos pela Covid-19, ainda assim, também ajudaram a acelerar tendências e estratégias das fabricantes.
Nas ruas brasileiras passaram a ser mais comuns os carros conectados, os carros com motores elétricos e com sistemas híbridos. A Covid-19 (praticamente!) “determinou” o avanço do nível de inovação.
Além disso, as montadoras têm investido pesado no desenvolvimento e na melhora dos equipamentos de segurança dos carros, a fim de reduzir acidentes e tornar a condução mais segura. Afinal, com milhares de veículos novos licenciados, tornam o trânsito nas cidades e nas rodovias mais intenso.
Atualmente, entendemos que a direção é muito mais segura, por conta da eficiência das tecnologias e dispositivos adotados nos veículos. Mas você conhece essas tecnologias que ajudam a salvar vidas no trânsito? Listamos algumas, confira!
Tecnologias automotivas que ajudam a salvar vidas no trânsito
Conheça, a seguir, alguns itens já disponíveis em veículos comercializados no Brasil, que ajudam a reduzir acidentes nas ruas e rodovias.
Sensor de Fadiga
É sabido que dirigir cansado ou com sono pode ser fatal, não apenas para o motorista fadigado como também para os ocupantes do veículo e todos aqueles que dividem as ruas com ele, motoristas ou pedestres.
Isso porque a sonolência e o cansaço limitam os reflexos de uma pessoa, impedindo-a de reagir em tempo hábil em uma situação de emergência. Além disso, as famosas “pescadas” podem fazer com que o motorista tire o veículo da pista ou colida com outro carro.
Você pode estar se perguntando como um carro é capaz de detectar se o motorista está cansado, não é mesmo? Na verdade, a tecnologia é tão incrível quanto simples! O sensor monitora alguns parâmetros de comportamento do condutor, avaliando caso se alterem de forma inesperada ou “fora do padrão”, como: comportamento de direção, aceleração lateral, uso do pedal.
Ou seja, geralmente, nos primeiros quinze minutos de direção, o sistema registra esses comportamentos, entre a sua atuação no volante e também nos pedais. Então, por meio de sensores, o computador central do carro analisa a maneira de dirigir do condutor sempre que o motor é acionado. Se detectar que o motorista está demonstrando sinais de cansaço ou desatenção, soa um alarme, sugerindo parada para descanso.
Monitor de Ponto Cego
Para resolver esse problema com o ponto cego de um carro, foi criado um dispositivo que alerta os motoristas quando existe uma movimentação nessas áreas de difícil visão. Dessa forma, o condutor pode aguardar antes de trocar de pista ou realizar uma ultrapassagem.
O objetivo do sensor de ponto cego é ampliar a percepção do motorista para garantir que ele tenha informações completas em 360º. Mesmo com a visão limitada, você pode ter consciência sobre a circulação de outros veículos nas laterais traseiras do carro.
O equipamento é composto de um sistema de câmeras, sistemas de pulsos ultrassônicos ou radares de proximidade. Através desses dispositivos, o motorista é informado sobre a proximidade de um veículo no ponto cego por uma luz, que é acesa no espelho retrovisor, e um aviso sonoro.
Com o carro estacionado, o sistema também pode avisar sobre algum veículo se aproximando na hora de os ocupantes desembarcarem.
Alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência
A frenagem autônoma de emergência está na lista das tecnologias automotivas (que estão se tornando!) essenciais na redução de acidentes e mortes no trânsito. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela se tornará obrigatória para todos os veículos a partir de 1º de setembro de 2022 e já conta com o apoio das maiores montadoras do país.
O sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB – Autonomous Emergency Braking) foi desenvolvido com o objetivo de minimizar os riscos de colisões frontais ou diminuir consideravelmente o impacto de uma batida.
No geral, sensores e câmeras monitoram a área à frente do veículo no trânsito e, se detectarem que carro, caminhão ou ônibus reduziu a velocidade ou parou abruptamente, o sistema, inicialmente, avisa o motorista por meio de alertas visual e sonoro. Se o condutor não tomar nenhuma medida a respeito (como reduzir a velocidade e frear), os freios são acionados para mitigar as consequências de uma possível colisão ou mesmo evitá-la.
Alguns automóveis têm equipamentos que também conseguem identificar pedestres e ciclistas no trânsito urbano.
Leitor de placas de velocidade
Essa tecnologia “lê” as placas de trânsito pelo caminho! Por meio de câmeras na parte interna do para-brisa, o sistema identifica as placas com os limites e alerta o motorista, caso este esteja acima do permitido. Alguns modelos também conseguem identificar semáforos. Se o veículo possuir controlador de velocidade adaptativo, os itens podem atuar em conjunto, proporcionando uma condução semiautônoma.
Controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo (com sistema stop and go)
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo é uma evolução do ‘Controlador de Velocidade’, que permite ao condutor não apenas estabelecer a velocidade que o veículo deve trafegar, mas também ajustar a distância que deseja manter em relação ao carro à frente, ampliando o conforto e principalmente a segurança dele e dos demais passageiros.
Ou seja, popularmente conhecido como piloto automático adaptativo, o equipamento não só mantém o carro em uma velocidade programada como também na distância desejada em relação ao carro que vai à frente, independentemente da velocidade deste. Caso o motorista esteja rodando a 80 km/h com o sistema acionado e depare com um caminhão trafegando a 70 km/h, por exemplo, o equipamento passa a manter a distância programada pelo motorista, em vez da velocidade. Assim que a via à frente ficar livre novamente, o carro volta a rodar a 80 km/h, automaticamente. Os sistemas mais modernos são capazes de atuar mesmo em situações de anda e para, típicas de trânsito urbano.
Atenção: O controle de cruzeiro adaptativo é um assistente de condução, não um motorista particular! Não é um recurso de direção autônoma, e sim uma tecnologia que auxilia o motorista durante a condução, tornando-a mais confortável e segura. Portanto, a responsabilidade das tomadas de decisões ao volante são únicas e exclusivas do motorista, que deve manter 100% da atenção na via durante toda a viagem.
Alerta e assistente de manutenção em faixa
O sistema assistente de permanência/manutenção em faixa, ajuda e avisa quando o motorista, inadvertidamente, sai da pista ou quando o mesmo muda de faixa sem usar as setas.
Na maioria dos casos, um momento de desatenção é suficiente para desviar o veículo de sua rota. Por isso, os sistemas monitoram a posição do veículo na faixa de rodagem e, enquanto o alerta de saída de faixa avisa se o carro se desviou involuntariamente do caminho, o suporte de manutenção de faixa atua no volante para corrigir o curso do carro.
Desta forma, funciona com uma câmera (ou duas ou três, no caso de veículos mais sofisticados) analisa as faixas pintadas na via e, caso o motorista mude de pista sem sinalizar (usando as setas), aciona um alarme. No caso do assistente, o sistema também corrige o desvio de trajetória, mantendo o carro na pista.
Tais tecnologias desenvolvidas para os veículos são decisivas para evitar acidentes e aumentar a segurança no trânsito!
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