Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo

Tecnologia automotiva que nos salva no trânsito

A tecnologia automotiva ajuda a salvar vidas e auxilia o condutor a ter mais segurança no trânsito. Saiba mais!

A tecnologia automotiva é um dos principais investimentos das montadoras. Foi-se o tempo em que o câmbio automático enchia os olhos dos motoristas ou que o painel eletrônico deixava muita gente boquiaberta. Desde que o cinto de segurança começou a ser usado pela indústria automotiva, nos anos 1950, as tecnologias não pararam de evoluir e atuam de forma decisiva para evitar consequências mais graves nos acidentes.

A cada lançamento, os automóveis ganham mais tecnologias. E não são evoluções que se destinam apenas ao aumento de desempenho ou à economia de combustível, não! Grande parte dos dispositivos é voltada para a segurança dos ocupantes e também de quem está ao redor dos carros, como pedestres, motociclistas e ciclistas.

Hoje em dia são dispositivos fundamentais para a segurança das pessoas,  como airbags laterais e de cortina, câmeras traseiras para manobras, controle automático de descida, assistente de permanência de faixa e controle de estabilidade, câmeras que fornecem imagens coloridas 3D, e sensores que interferem em vários sistemas do veículo, como freio, piloto automático e acelerador, auxiliando na redução da velocidade e até na parada do automóvel.

A seguir, vamos conhecer três dessas evoluções automotivas que ajudam a proteger todos aqueles que enfrentam o trânsito nosso de cada dia.

Tecnologia automotiva em subidas

Você já parou em um semáforo em uma subida íngreme e depois ficou com medo do carro não arrancar? Esse é, sem dúvida, um momento delicado. Afinal, ninguém quer atrapalhar o trânsito ou provocar um acidente. É nesta hora que você vê a importância de um assistente de partida em rampa, pois a sensação de parar o trânsito não é das mais agradáveis.

O assistente de partida em rampa é um item muito importante na condução durante o ciclo urbano. Graças ao gerenciamento eletrônico, o sistema permite que o automóvel seja engatado de forma segura com o carro em plano inclinado.

Essa ferramenta também é conhecida como Hill Holder (suporte em ladeira) e é uma das tecnologias que mais aumenta a segurança do motorista. Na hora da partida, quando o condutor tira o pé do freio para acelerar, o carro se mantém estático por dois segundos. A ação protege eventuais pedestres inadvertidos que estão atravessando a rua e também o automóvel de trás. O único cuidado necessário é não demorar mais que o tempo de dois segundos para acionar o acelerador.

Tecnologia automotiva que atua como anjo da guarda

Existem recursos que interpretam o comportamento do condutor, deixam o veículo na pista certa, e recomendam pausa para descanso. Estamos falando do sistema de assistência de permanência na faixa. Essa é a tecnologia automotiva que atua como anjo da guarda do motorista, uma vez que ficam de olho no comportamento dele.

Na maioria dos casos, um momento de desatenção é suficiente para desviar o veículo de sua rota. O assistente de permanência na faixa adverte sobre a instabilidade na condução com aviso sonoro e luz indicadora, além de aplicar leves movimentos no volante para que o motorista retome a atenção e permaneça no centro da sua pista. O dispositivo também avisa se o veículo altera seu percurso normal, encostando nas linhas que demarcam as faixas de rodagem.

O zigue-zague na pista pode revelar não só falta de concentração do motorista, como também sinais de cansaço ao volante. Nesse momento, entra em ação o indicador de fadiga. Os sensores cruzam informações sobre nível de atenção do condutor, trajetória do veículo e a estrada. Ao interpretarem movimentos não intencionais do motorista, eles ativam um alerta e o ícone de uma xícara de café aparece no painel, o que significa a recomendação de uma pausa para descanso.

Quando é preciso frear o carro imediatamente, a tecnologia igualmente presta valiosa assistência ao motorista. A frenagem automática de emergência utiliza sensores no para-choque a fim de detectar objetos na frente do automóvel. Quando isso acontece e o motorista não reage, o sistema aplica automaticamente os freios para evitar a batida.

Cuidado com o ponto cego

Você já passou pela situação de se assustar com um veículo (seja carro ou moto) passando do seu lado em alta velocidade, sem que você o tivesse visto se aproximar? Muitos acidentes podem acontecer assim, sem que o motorista se dê conta de que havia outro se aproximando.

Nem sempre essas cenas são causadas apenas por imprudência ou falta de atenção. Em muitos momentos os condutores podem ser vítimas do ponto cego do retrovisor, e situações assim são bastante perigosas.

O termo “ponto cego” é usado para se referir aos locais do veículo onde o condutor não possui visibilidade externa. Visibilidade comprometida é uma coisa séria! Sair de uma vaga de estacionamento, por exemplo, também requer muito cuidado. É natural os motoristas mudarem de faixa sem notar a proximidade de um carro ou moto, porque estão ocultos no chamado ponto cego, ou seja, aquela posição traiçoeira atrás da coluna C do seu automóvel. Para evitar a arriscada mudança de faixa e, consequentemente, uma colisão, o sensor de ponto cego mostra, por meio do indicador LED na superfície do espelho retrovisor externo, que outros veículos se aproximam na lateral.

Aumento da segurança veicular

Um dos pilares priorizados pela ONU para que o trânsito em todo mundo se torne mais seguro são as políticas de aumento da segurança veicular. Os avanços obtidos com o Rota 2030 e alinhamento do Contran com as datas do programa possibilitarão uma redução significativa – de 20 para cerca de 10 anos – do GAP tecnológico do Brasil com relação aos países Europeus e Estados Unidos. No entanto, enquanto o país não regulamentar mais tecnologias de ADAS (Sistemas avançados de assistência ao motorista) num prazo menor, esse GAP continuará existindo e muitas vidas ainda serão perdidas.

Leia mais:
Rodízio Municipal de São Paulo: informações úteis
Seguradora Líder: entidade não administrará o Seguro DPVAT em 2021
Contran estabelece novos prazos para serviços de trânsito
Precisando de peças automotivas? Acesse nossa loja virtual.