Dicas, Feiras e Exposições, Geral, Indústria Automobilística, Lançamentos, Mercado automotivo, SUV, Volvo

SUV inédito chegando ao Brasil: conheça o novo Volvo XC40

Volvo XC40 (Foto divulgação)

O novo SUV Volvo XC40 chegará ao Brasil entre março e abril de 2018 e concorrerá com os luxuosos.

Quando falamos em SUV, logo vem à mente um “veículo utilitário esportivo”, certo?! Sim. Traduzindo ao pé da letra (do inglês “Sport Utility Vehicle”) é isso mesmo. Outros pensamentos também vem à tona, como um veículo ou um carro grande, robusto, no estilo off-road, certo? Digamos que sim e não. Sim, porque continuam sendo carros grandes, e não porque de uns tempos pra cá houve uma banalização do conceito ‘SUV’. Ou seja, de acordo com a classificação do Inmetro, não é preciso mais ser robusto para ser utilitário, tão menos esportivo. É preciso apenas ser alto. Claro que também é necessário cumprir dois, de três atributos que o Inmetro categoriza, que são: ter altura ante o solo mínima de 18 centímetros, ângulo de entrada não inferior a 24° e de saída de 19° ou mais. Saiba também que, desde 2015, a Anfavea, associação das montadoras, deixou de classificar os SUVs como comerciais leves. Agora, eles são carros de passeio. 😉

Bom… Após essa rápida aula sobre o significado de carro utilitário SUV, dizemos mais: nos dias atuais, o segmento dos SUVs é o que mais cresce no mercado brasileiro, tanto em vendas quanto em número de lançamentos. O consumidor está ávido por utilitários! Os veículos SUVs se tornaram queridinhos pelo seu conforto, espaço e versatilidade. Sem contar com a força do marketing que as montadoras promovem, pois a cada lançamento de veículos utilitários no Brasil, as campanhas de marketing são cada vez intensas, com garantia de sucesso, ostentando o conceito do SUV ‘mais barato’.

Agora vamos ao que interessa: falar do lançamento desta belezura que é o Volvo XC40!

Volvo XC40 (Foto divulgação)
Volvo XC40 (Foto divulgação)

O SUV Volvo XC40 foi revelado nesta quinta-feira (21) em Milão, na Itália, com seu estilo inédito compacto, sendo o menor da história da montadora sueca. Chegará ao mercado brasileiro entre março e abril de 2018, e tomará o lugar do XC60. Com um estilo mais refinado quer ser o modelo mais vendido da marca sueca no Brasil, com a missão de desbancar os luxuosos BMW X1, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA, entre outros SUVs premium.

Em termos de projeto, o XC40 surge como o primeiro modelo da nova plataforma modular compacta, que dará origem à nova linha da série 40. A família 40 traz o DNA do conceito 40.1 e detalhes visuais que já se tornaram marca registrada da nova geração de modelos da Volvo. A arquitetura é chamada pela sigla CMA e foi desenvolvida em parceria com a Geely, fabricante chinesa que é a atual dona da Volvo.

As versões que chegarão ao Brasil devem ter o tradicional motor a gasolina de 4 cilindros, que na Europa aparece em três versões, com 158 cv (T3), 192 cv (T4) e 250 cv (T5). O SUV ainda será o primeiro modelo a ter um novo motor 3 cilindros, que deve ser 1.5, mas não teve muitas informações reveladas. Nos próximos anos, o Volvo XC40 também terá outras motorizações, sendo as versões híbridas e totalmente elétricas.

Com visual ‘matador’, o Volvo XC40 2018 tem frente truncada com faróis de full LED dotados de LEDs em “T” (o chamado Martelo de Thor) e grade com inclinação negativa, mas um belo acabamento em preto brilhante (R-Design) ou cromado, tendo ainda faróis de neblina em LED no para-choque. Assim como outros do segmento, o modelo usa e abusa de pintura em dois tons, tendo teto e colunas contrastando com o restante da carroceria, assim como os retrovisores, mas isso é escolha do cliente, já que existem 17 combinações possíveis.

Volvo XC40 (Foto divulgação)
Volvo XC40 (Foto divulgação)

Dotado de teto reto, o Volvo XC40 2018 tem colunas C com base bem elevada, provocando um corte nas janelas das portas traseiras. Atrás, lanternas em LED em formato de gancho são características inconfundíveis da marca, tendo ainda uma tampa do bagageiro quase totalmente lisa. O para-choque apresenta refletores grandes. Já o teto solar é panorâmico. As rodas de liga leve são aro 18 polegadas e tem dois estilos, um sóbrio e outro mais esportivo no R-Design. No entanto, há opções de outras rodas com até 21 polegadas.

A cabine é um luxo só! Com revestimentos em camurça nas portas e diferentes cores e materiais de acabamento. O interior é fartamente revestido em couro e traz muitos elementos metálicos. No design, nota-se o mesmíssimo padrão dos SUVs maiores, com destaque para a grande tela multimídia de 12,3 polegadas no painel.

Volante e quadro de instrumentos são praticamente iguais aos vistos no XC60 e XC90, com os mostradores reproduzidos em uma tela de alta resolução com 9 polegadas. Há uma série de recursos eletrônicos ultra modernos, como câmera 360º, alerta de tráfego cruzado e o conhecido City Safety, que freia o carro sozinho e reconhece pedestres e ciclistas.

Gente, esse carro é tudo de bom! É muita tecnologia e design envolvidos! São tantos detalhes que se deixar, ficaremos falando desse carro a tarde toda!!! Chega logo 2018! Chega logo XC40!