Dicas, Geral, Mercado automotivo

Superesportivos: super máquinas poluidoras

Carros superesportivos

Os superesportivos que mais agridem o meio ambiente.

Lambroghini Aventador, um dos carros mais caros e cobiçados no Brasil.
Lambroghini Aventador, um dos carros mais caros e cobiçados no Brasil.

A empolgação sempre prevalece na hora de comprar um novo carro e o consumidor raramente ou nunca checa o quão prejudicial pode ser para a natureza a emissão de poluentes do carro escolhido. Esta missão cabe ao setor automotivo, buscando e desenvolvendo novas tecnologias, adequando os motores dos veículos e combustíveis.

Existem muitas promessas para os veículos alternativos, como os híbridos e os elétricos, causando verdadeiros alvoroços em seus lançamentos, sem contar com os preços sugeridos…

A mãe natureza agradece todo tipo de preocupação e ajuda na questão de se evitar mais poluição. Porém, a Secretaria do Meio Ambiente confirma que as fontes móveis, especificamente os automóveis, representam hoje a maior parcela das emissões de poluentes nas grandes cidades. Essa resposta não está ligada aos carros velhos que você pelas ruas. Esta acusação é feita para os carros dos sonhos, as super máquinas, aos superesportivos que concentram a maior quantidade dos gases poluentes, como o CO e Ozônio nas cidades.

A CETESB, companhia ambiental do estado de São Paulo, alerta que nas áreas metropolitanas, o problema da poluição do ar constitui-se numa das mais graves ameaças à qualidade de vida de seus habitantes. Os veículos automotores são os principais causadores dessa poluição em todo mundo.

Na lista divulgada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), define como mais poluidores aqueles modelos que liberam na atmosfera a maior quantidade de gás carbônico por quilômetro rodado. Nesse top 10 dos automóveis poluidores, são importados e movidos somente à gasolina.

 

Para mantermos a curiosidade, saibam quais são as máquinas mais poluentes:

1) Bentley Continental Flying Spur – 292 g/km CO²

2) Lambroghini Aventador – 274 g/km CO²

3) Ferrari F12 Berlinetta – 259 g/km CO²

4) Maserati GranTurismo – 231 g/km CO²

5) Rolls Royce Ghost – 229 g/km CO²

6) Jinbei Topic – 224 g/km CO²

7) Porsche Cayenne – 218 g/km CO²

8) Ssangyong Actyon – 211 g/km CO²

9) Land Rover Freelander – 201 g/km CO²

10) Volvo S60 – 199 g/km CO²