Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Peças, Peças de reposição, Peças originais

Sistema de suspensão: os sinais de problemas na suspensão do carro

Sinais de problemas no sistema de suspensão do veículo

O sistema de suspensão tem uma função importantíssima no automóvel. Como saber se o seu carro está com problemas na suspensão? Confira as dicas.

Quando se fala em sistema de suspensão automotiva, alguns motoristas trazem à cabeça apenas os amortecedores e molas. Pode parecer algo bem simples à primeira vista. No entanto, a suspensão de carro é mais do que isso: ela é composta por muitos componentes e tem influência sobre o comportamento do veículo em diversos aspectos.

Além disso, existem vários tipos de suspensão, pois eles são pensados e desenvolvidos para cada tipo de veículo. É importante que o condutor tenha um entendimento básico desse sistema e dos diversos componentes da suspensão, a fim de saber como proceder na manutenção e como detectar problemas. Lembre-se que um carro só anda macio e oferece segurança se todos seus componentes estiverem funcionando bem. Então, acompanhe este artigo e “bora” aprender o que é a suspensão de um veículo.

O que é o sistema de suspensão de um veículo?

O sistema de suspensão é um conjunto de componentes que atua em tempo integral ligando o chassi às rodas e garantindo que elas sempre estejam em contato com o solo, que os impactos sofridos pela roda sejam absorvidos, que os ocupantes do carro tenham conforto ao rodar por diversas estradas e que haja estabilidade nas curvas.

Não se trata apenas de uma peça do veículo, mas de um conjunto de componentes conectados por diversos elementos flexíveis, tendo como principais e mais conhecidos, os amortecedores, molas, bandejas e barra estabilizadora. Todas as peças atuam em conjunto para realizar o mesmo objetivo, que é absorver as imperfeições do piso, sem comprometer o conforto e a estabilidade. Pavimentação muito ruim, no entanto, tende a comprometer a durabilidade de alguns componentes desse conjunto, que tem os buracos como seus grandes vilões.

Quais sinais o seu carro apresenta quando há problemas na suspensão?

Quando um veículo apresenta problemas no sistema de suspensão, pode haver vários indícios que apontam isso. Mas você sabe como identificar quando há algo de errado com o sistema de suspensão do carro? Como saber se o amortecedor está ruim? Confira alguns sinais que denunciam que é hora de realizar a manutenção, evitando dores de cabeça!

Pneus com desgaste acentuado: Se a suspensão estiver danificada, um dos primeiros indícios a ficar atento é o desgaste irregular ou precoce dos pneus. Em condições normais, eles devem manter o desenho da banda de rodagem (a que tem contato com o solo) uniforme ao longo da vida. Caso um lado esteja perdendo mais borracha que o outro (o que é notado pela perda do desenho dos sulcos), é sinal de que há problema de regulagem de geometria. Ou seja, o alinhamento e balanceamento das rodas é essencial para manter o sistema de suspensão em dia e garantir uma ótima dirigibilidade. Além de manter a suspensão do veículo em perfeito estado, o alinhamento e balanceamento ainda auxiliam na economia do combustível, já que a aderência dos pneus ao solo estará adequada. Você notará a diferença!

Componentes da suspensão. (Foto divulgação/Fonte: Farol Alto)

Barulhos fortes na suspensão: O sinal mais comum de que algo não vai bem são os ruídos, barulhos altos e fortes, especialmente em estradas íngremes e acidentadas. Para causar esse tipo de barulho, o mais comum é que alguma das peças metálicas do sistema de suspensão está com problema. Pode ser que a bieleta ficou com folga, os coxins quebraram ou as buchas de borracha se desgastaram. Seja como for, o sistema não está encaixado perfeitamente. Por conta disso, há uma colisão no momento do movimento da suspensão, provocando tais barulhos. Portanto, se você ouviu algum barulho, corra até uma oficina para que seja verificado o estado da suspensão do seu carro.

Falta de estabilidade: Caso o veículo tenha instabilidade em curvas, exija que você reduza a velocidade ou freie, e faça com que a traseira derrape ao corrigir a direção… Então este apresenta problemas na suspensão. Tais fatores indicam que os amortecedores não estão funcionando adequadamente e precisam ser substituídos. Com um amortecedor desgastado, o veículo transmite pequenos solavancos para a carroceria do automóvel. Tal problema também afeta os pneus, prejudicando o controle do carro.

Ocorrência de vazamentos: Outro sinal é perceber marcas de óleo no chão. Tal vazamento pode estar ocorrendo nos amortecedores. Caso essas manchas apareçam com sinais de alteração na suspensão, as chances de ser no amortecedor são maiores. Por isso, é importante levar em profissionais especializados e pedir uma avaliação. Dessa forma, será atestado a fonte do vazamento e a solução será apresentada.

Molas danificadas: Elas geralmente não fazem nenhum barulho e, por isso, o condutor não consegue identificar quando estão com problemas. É importante ficar atento a qualquer indício de desgaste dessas peças. O mais comum é a perda de altura do veículo, mas outros como pintura desgastada, ferrugem, trincas ou elos batendo também costumam aparecer. Se elas quebrarem, podem atingir os pneus imediatamente e comprometer a segurança do condutor e passageiros. Molas ruins ainda danificam outros componentes da suspensão: batentes, amortecedores, rolamentos, além de gerar alterações no alinhamento do carro.

Direção instável: Ainda que um veículo instável também possa ser consequência da falta de alinhamento e balanceamento das rodas, a suspensão defeituosa é uma das principais causas. É comum que balanços bruscos aconteçam quando o amortecedor está desgastado, o que indica que a suspensão deve ser checada.

Rachaduras no monobloco: É preciso atentar-se ao surgimento de trincas e rachaduras no monobloco, principalmente em locais próximos às torres dos amortecedores. No caso de procedimentos de rebaixamento, é preciso que empresas especializadas estejam envolvidas. O ideal é não modificar a suspensão original. Ou seja, não reduzir o comprimento das molas ou alterar o diâmetro das rodas. Tais alterações podem causar problemas na suspensão, exigindo a substituição de diversas partes. Isso se dá ao fato de que cada peça foi projetada para funcionar em uma altura exata. Caso a altura seja alterada, os pneus ficarão desalinhados.

Como fazer uma boa manutenção

Para finalizar, mantenha sempre o seu carro com as revisões em dia. Isso faz com que todo o veículo seja conservado e evita que o desgaste de outras peças cause sobrecarga no sistema de suspensão. Para atingir a vida útil dos componentes, a manutenção preventiva é essencial. Para isso, busque sempre oficinas de confiança, com profissionais capacitados, e sempre opte por peças de qualidade, no qual o fabricante seja especializado e compromissado com o seu público.

O sistema de suspensão de um automóvel é bem complexo, mas agora você conhece um pouco mais sobre ele. Portanto, ao menor sinal de problema na suspensão, procure logo uma oficina especializada no sistema e evite dores de cabeça!

Notou algum dos sinais acima? Não hesite e procure uma assistência especializada para solucionar os problemas na suspensão do seu veículo. E se estiver procurando peças de qualidade para suspensão do seu carro, a Auto Peças Molina, estará à disposição! Acesse nossa loja virtual e conte com o atendimento da nossa equipe.

Leia mais:
Peças automotivas falsas: saiba como identificá-las
Sonda Lambda: o que é e como funciona o sensor de oxigênio do seu carro
Volkswagen Nivus: conheça o novo SUV da marca alemã ao estilo cupê compacto
Acesse nossa loja virtual