Aplicativos, App, Auto Peças Molina, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo

Semana Nacional do Trânsito de 2020

As alterações no CTB entram em vigor em 12 de abril de 2021. (Foto divulgação)

A Semana Nacional do Trânsito é uma comemoração anual que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. O tema deste ano é “Perceba o risco, proteja a vida”.

A Semana Nacional do Trânsito (SNT), conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. São realizadas ações em todo o país pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

O tema definido oficialmente pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran – para a Campanha Educativa de Trânsito de 2020 é “Perceba o risco, proteja a vida”, o qual busca chamar a atenção sobre os perigos no trânsito, bem como outros riscos à saúde do cidadão.

Em razão das medidas de isolamento social para enfrentamento do novo coronavírus, a SNT 2020 realizada pelo Denatran ocorrerá em formato digital e será denominada “O Denatran na sua vida” e traz também o tema das Campanhas Educativas para este ano.

Origem da Semana Nacional do Trânsito

Celebra-se o Dia Nacional do Trânsito dia 25 de setembro. Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, a Semana Nacional do Trânsito promove por meio da conscientização de condutores e pedestres, um trânsito mais seguro. É o momento em que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovem ações de educação e conscientização para a segurança de todos no trânsito.

Todos os anos trabalha-se um tema específico, e debatido ao longo de toda a Semana Nacional do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran.

ONU e SNT 2020

A realização da Semana Nacional do Trânsito 2020 coincide com o encerramento da Década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela ONU (2011-2020), na qual os governos de todo o mundo se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano.

A Semana Nacional de Trânsito 2020

Neste ano de 2020, a campanha brasileira tem foco na preservação de vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

A Semana Nacional de Trânsito 2020 terá programação com conteúdos educativos, webinares com debates sobre a busca de soluções para os problemas do trânsito, além de mostrar os avanços vindos da transformação digital que ajudam a desburocratizar os serviços aos cidadãos. Os eventos virtuais acontecerão por meio do canal do Youtube do Ministério da Infraestrutura.

Além das ações de educação que serão promovidas, o Denatran lançará a integração do aplicativo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) à Carteira Digital de Trânsito (CDT). Esse será o primeiro serviço incorporado ao aplicativo e tem como objetivo oferecer mais praticidade ao cidadão, com o pagamento de multas com desconto junto aos documentos necessários para o condutor. A nova atualização estará disponível em breve nas lojas da Apple Store e Google Play.

Outra novidade é o lançamento do HackaTRAN 2020, evento de hackers com o objetivo de propor ideias e soluções inovadoras, a partir de um desafio, que este ano será desenvolver maneiras tecnológicas que facilitem, desburocratizem e garantam mais eficiência e segurança aos serviços de trânsito.

Como os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a meta da semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, ressaltando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor.

“Espera-se que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil”, ressalta o Departamento Nacional de Trânsito.

Leia mais:
Mulher no volante, sem perigo constante!
Waymo: carro autônomo da dona do Google
Isenção do IPVA: os carros que possuem isenção do imposto
Precisando de alguma peça automotiva? Acesse nossa loja virtual.