Aplicativos, Dicas, Geral, Mercado automotivo

Seja consciente, mantenha as mãos no volante!

Aplicativo “Mãos no Volante” para celulares informa a terceiros quando o motorista está dirigindo.

 

Pesquisas apontam que o uso do celular no trânsito é tão perigoso quanto beber antes de dirigir. No Brasil, falar ao celular é uma das principais causas de distração no trânsito e aumenta o risco de acidentes em até 400%.

O aplicativo para telefones celulares “Mãos no Volante” foi lançado pelo Ministério das Cidades em conjunto com o DENATRAN com o objetivo de auxiliar na segurança do trânsito, ou melhor, educar o motorista a não utilizar o celular enquanto estiver dirigindo. “Mãos no Volante” é uma ferramenta disponível para smartphones que evita o atendimento indevido de ligações e informa os remetentes com mensagens automáticas.

Tela do aplicativo "Mãos no Volante".
Tela do aplicativo “Mãos no Volante”.
Tela do aplicativo, mensagem de texto.
Tela do aplicativo, mensagem de texto.

Ao baixar o aplicativo na loja virtual, o motorista não poderá atender o celular enquanto estiver dirigindo, pois o aparelho não irá tocar. As pessoas que ligarem ou enviarem mensagens de texto, perceberão que a ligação será cancelada e na sequência receberão uma mensagem informando que o destinatário está ao volante. O motorista poderá checar as ligações recebidas no final da viagem. A resposta automática poderá ser personalizada, mas virá com um modelo padrão que diz: “Estou dirigindo no momento. Ligo mais tarde”. Uma mensagem do DENATRAN. Pela plataforma Android, muitos motoristas já fizeram o download do aplicativo.

Ao ser baixado e instalado, imediatamente a primeira tela traz instruções de como usar e configurar o aplicativo. Essa tela aparecerá apenas uma vez. Para usar, basta acionar a tela “iniciar”. O usuário pode escolher em delimitar o tempo de bloqueio das chamadas, de acordo com o trajeto do motorista. Por exemplo, se o motorista sabe que irá chegar ao seu destino em 30 minutos, poderá programar o celular para não receber as chamadas durante esse período. Qualquer pessoa que ligue de outro celular para o motorista enquanto o mesmo estiver dirigindo, perceberá que a ligação será cancelada e, na sequência, receberá a mensagem de texto que está dirigindo naquele momento. Quanto ao recebimento de SMS, o aplicativo bloqueia as notificações de mensagem. Ou seja, se o motorista receber uma mensagem de texto, não será notificado, podendo visualizá-la assim que desabilitar o aplicativo. No entanto, quem enviou o SMS não recebe a notificação de que a pessoa está dirigindo.

É mais uma campanha pela vida. Empenhados na redução do número de acidentes de trânsito em todo o país, os órgãos de governos federais, estaduais e municipais vem desenvolvendo e divulgando em massa campanhas de conscientização no trânsito.

Vamos lá! Aumente sua segurança e a segurança de sua família enquanto você dirige!