Dicas, Geral

Segurança: carnaval 2020, se beber não dirija! Novas campanhas são divulgadas com ações educativas

Neste carnaval, se beber não dirija! Curta o carnaval com segurança, com sua família e amigos. Novas campanhas são divulgadas com ações educativas; confira.

Como todos os anos, chega o momento de pura diversão. Como em outros carnavais, vale ter muita alegria e samba no pé! Mas o que não combina com a folia é dirigir embriagado. Misturar álcool e volante, o desrespeito às leis e imprudência do motorista e pedestres são os principais fatores de violência no trânsito.

Nesta época aumentam as campanhas de conscientização relacionadas a bebida e direção. Nesse período de carnaval, há sempre muita gente ingerindo bebidas alcoólicas nas ruas, nos blocos e bandas em geral. Tudo bem, isso é normal, é carnaval. Porém, são nesses dias de folia que elevam as estatísticas de acidentes atribuídos a essa combinação. Mas eles podem ser evitados seguindo uma regra simples: se beber não dirija.

Infelizmente, é frequente que, pela euforia e animação com as comemorações carnavalescas, as pessoas acabem negligenciando a própria segurança e a dos outros. Uma das situações mais comuns, tristemente, é encontrar motoristas se aventurando na direção após consumir todas e mais um pouco das mais diversas bebidas alcoólicas disponíveis. O mais recente relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que é cada vez maior o número de pessoas que morrem vítimas de acidentes de trânsito provocado por motoristas que dirigiam embriagados, sendo a cerveja a bebida mais consumida, principalmente entre jovens com idades entre 20 e 39 anos. Do total de mortes, 28% são resultado de lesões, como as causadas por acidentes de trânsito.

Há quem acredite nas suas habilidades “sobrenaturais” de direção. Há quem pense que um ou dois copos de cerveja não são capazes de influenciar seus reflexos. Mas, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o hábito de beber e, na sequência, pegar a direção é o segundo maior causador de acidentes no país. É bom sempre lembrar que a fiscalização é intensificada e os prejuízos podem ser maiores do que se imagina. Pegar a direção depois de ingerir bebidas alcoólicas é uma infração gravíssima no país e a multa é de R$2.934,70.

Médicos sempre alertam quais são os efeitos e como o álcool age no organismo do motorista. Sua visão fica prejudicada, e reduz o tempo de reação. Causa diminuição da capacidade de concentração. Também provoca relaxamento e sonolência, fazendo com que o motorista possa dormir ao volante. Grande dificuldade de compreensão das informações sensoriais e a incapacidade para executar várias tarefas ao mesmo tempo – por exemplo, manter na pista e na direção certa. E lógico, acontece o descumprimento das regras de trânsito.

Campanha Educativa da CCR ViaDutra

A CCR NovaDutra está promovendo uma campanha de segurança e conscientização sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebida alcoólica. A ação educativa conta com a distribuição de folhetos da campanha “Dirija com responsabilidade. Se Beber, Não Dirija”, além de veiculação de dicas de segurança na programação da CCR FM NovaDutra, informações nos painéis de mensagens variáveis e instalação de faixas ao longo da rodovia. De forma lúdica, a campanha utiliza dois personagens que representam ideias ruins na época de carnaval: o “Beberrones”, que junta bebida e direção, e o “Pé de Chumbo”, que gosta de acelerar demais nas rodovias. Para combatê-las existe o “Responsa”, o arqui-inimigo das más ideias do trânsito.

Conscientize-se! Entregue o carro a uma pessoa habilitada que não tenha consumido bebida alcoólica. Dê preferência aos transportes alternativos, divida uma carona e determine um motorista da vez, ou “amigo carona”. Nunca aceite carona de pessoas que beberam e que se consideram aptas para dirigir. Escolhendo alternativas inteligentes, você curte o carnaval com total segurança!

Pensa assim: sempre que seus planos sociais envolverem álcool faça um esquema para que você ou um familiar, ou um amigo, não tenha que dirigir depois de beber. Certo? Combinado? 👍 Bebida e direção não combinam! No carnaval respeite a vida. 

Leia mais:
Brasil registra primeiro caso fatal envolvendo airbag fabricado pela antiga Takata
Brasil: projeto de lei quer proibir carros movidos a combustíveis fósseis em 2030, com extinção em 2040
A Chevrolet: uma história de sucesso com clássicos dos anos 80
Acesse nossa loja virtual