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São Paulo reduz limite de velocidade

Considerada mais uma medida impopular do prefeito Fernando Haddad (PT), a redução do limite máximo de velocidade em importantes vias do centro da capital paulista passou a valer na última segunda-feira (15).

 

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a nova regulamentação tem por objetivo aumentar a segurança, principalmente, para pedestres e ciclistas e argumentou, apresentando dados, que a diminuição dos limites máximos de velocidade tem baixado o número de mortes por acidentes na maior cidade do país. Em 2012, morreram 540 pessoas por atropelamento na cidade e em 2013 este número caiu para 514, uma redução de apenas 5%. Tadeu Leite Duarte, diretor de planejamento da CET, explicou que as chances de uma vítima sobreviver a um atropelamento com um veículo trafegando a 50 km/h são de 30%, probabilidade que, segundo o diretor, alcançará 50% se a velocidade estiver em 40 km/h.

 

 

Redução de velocidade - "Área 40".
Redução de velocidade – “Área 40”.

O plano da prefeitura paulistana é estender a chamada “Área 40” para 180 quilômetros de ruas e avenidas até o fim de 2015. Esta determinação foi iniciada em outubro de 2013 quando a rótula central da capital, compreendida pela delimitação das avenidas Mercúrio e Ipiranga, passou a ter o limite máximo de velocidade em 40 km/h. E foi desta região que Duarte extraiu as estatísticas que revelaram a queda de 5% no número de mortes por atropelamentos.

 

No início desta semana, trechos das avenidas Liberdade, Cásper Líbero, Ipiranga, São João, Rio Branco, 9 de Julho, Brigadeiro Luís Antônio e rua da Consolação, tiveram a velocidade máxima permitida de 60 km/h reduzida para 40 km/h pela CET, seguindo a implementação realizada em setembro no bairro da Lapa, região oeste (9 quilômetros) e em Santana, região norte, que teve 1,7 quilômetro de vias com a nova velocidade regulamentada no mês de novembro, assim como Moema, na zona sul, com 54,5 quilômetros. Ainda na região sul, o bairro de Santo Amaro também deverá receber a implementação nos próximos dias, bem como São Miguel Paulista, populoso bairro da zona leste. A prefeitura anunciou ainda que pretende reduzir a velocidade máxima das marginais Tietê e Pinheiros no primeiro semestre de 2015, logo após a conclusão da instalação de novos radares. Atualmente a velocidade máxima permitida nas faixas da chamada pista expressa é 90 km/h e deve cair para 70 km/h. Nas vias locais, onde hoje é permitido trafegar com velocidade máxima em 70 km/h, o limite será 60 km/h, assim como na pista central, no caso na marginal Tietê. Especialistas em engenharia de tráfego afirmam que só reduzir a velocidade não é suficiente para evitar acidentes. Eles apontam outras necessidades como iluminação sobre faixas de pedestres, aumento do tempo de travessia e instalação de lombadas eletrônicas.

 

RADARES

 

Fique atento para a implantação de novos radares em outros pontos da cidade, além dos habituais, pois a Prefeitura de São Paulo já adquiriu, só este ano, 136 novos equipamentos sendo que boa parte deles, cerca de 30, já estão em operação. Segundo a CET, já há em funcionamento um total de 843 radares por toda a cidade divididos entre radares fixos, móveis e lombadas eletrônicas e o alvo da fiscalização são os condutores que desrespeitam limites permitidos de velocidade, o rodízio de placas e o de caminhões e invadem corredores e faixas exclusivas de ônibus. A implantação de novos equipamentos, agregando-os aos já existentes, resultará em uma arrecadação próxima de R$ 905 milhões neste ano, segundo informação da Secretaria Municipal dos Transportes. O número total de autuações em 2014 deve chegar a 11 milhões, superando a marca de 10,1 milhões de 2013. Até junho deste ano, a prefeitura paulistana arrecadou R$ 405 milhões, um crescimento de 4% na comparação com o mesmo período do ano passado. Para Jilmar Tatto, secretário municipal dos transportes, o salto expressivo em arrecadação com autuações por infrações de trânsito não justifica as acusações dos contribuintes de que há, em São Paulo, a “indústria da multa” e que os novos equipamentos instalados também tem o objetivo de alertar órgãos como a Defesa Civil do Município em caso de chuvas fortes, alagamentos, e a CET sobre congestionamentos.

 

Previna-se, motorista! Respeite os limites de velocidade e evite ter desfalque no bolso com o pagamento de multas por infrações de trânsito. E lembre-se: 20 pontos na carteira de habilitação e você poderá ter suspenso o direito de dirigir. Não se arrisque! E continue contando com a Auto Peças Molina para ficar bem informado sobre as notícias de trânsito e de manutenção do seu veículo. Este é um canal gratuito que só quem se preocupa de verdade com seus clientes, há mais de 20 anos, pode oferecer.