Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças

Saiba se devemos lavar o motor do carro.

Limpeza do motor do carro

A limpeza do motor requer atenção para não prejudicar o sistema elétrico do veículo.

 

A limpeza deve ser feita de maneira artesanal, com diferentes tipos de panos, úmidos e secos.
A limpeza deve ser feita de maneira artesanal, com diferentes tipos de panos, úmidos e secos.

Em meio a tantos apaixonados por carros, nos deparamos com algumas “expressões automotivas”. No caso, “quem vê carroceria, não vê motor”. Essa expressão simboliza quando os respectivos donos deixam seus carros brilhando por fora, cheiroso por dentro, mas sob o capô, o esquecido propulsor nunca viu uma limpeza! Deixar o motor limpo pode evitar problemas no funcionamento mecânico ou na parte elétrica. E a higienização do equipamento requer cuidados especiais.

Especialistas explicam que a lavagem do propulsor de um carro deve ser feita com cuidado redobrado para não prejudicar o sistema elétrico ou as partes emborrachadas e que deve ser sempre feita com lavagem a seco. O primeiro passo é aplicar um jato de ar comprimido no motor para remover a poeira superficial. Em seguida, limpar com um produto específico, disponível nos lava jatos autorizados, e passar manualmente uma esponja, de modo a tirar a sujeiras pesadas e manchas de oleosidade. Por fim, colocar mais uma vez o ar comprimido e remover o excesso do produto.

Não é recomendado que o dono do carro fizesse este tipo de limpeza profunda sozinho. O que ele pode fazer em casa é simplesmente usar um pano úmido para retirar a sujeira superficial nas bordas do motor e no bloco principal de plástico. Também não é aconselhável utilizar jato de água de alta pressão. O direcionamento do jato contra o radiador pode provocar a dobra das lâminas e a obstrução do fluxo de ar do motor. E o indicado é lavar a cada seis meses ou uma simples sujeira pode interferir no funcionamento do motor ou na lubrificação.

Os proprietários de veículos habitualmente mandam lavar o motor do carro em lojas não especializadas ou fazem eles mesmos, em casa, de maneira pouco vigilante e prudente. Isso pode ser uma péssima ideia, porque embora a tarefa não seja complicada, se feita de maneira errada, poderá danificar os componentes eletrônicos e o sistema elétrico do motor, as partes emborrachadas ou os cabos de conexão. Tais problemas afetam não só o desempenho do carro, mas também a segurança e equilíbrio da direção do veículo.

É importante saber que os automóveis fabricados mais recentemente possuem sob o capô uma grande quantidade de plugs eletrônicos, sensores e sistemas interligados. Mesmo que o carro ofereça pequenos tampões, mantos e capas protetoras para esses equipamentos se for utilizada água para lavagem da região, ela atingirá as peças e seu acúmulo poderá ocasionar o mau contato e defeitos variados no trabalho das engrenagens.

Se for extremamente necessário lavar o motor do carro, é preciso tomar todos os cuidados, como: não lave o motor quente; a lavagem só deve ser feita com a ignição desligada; não direcione jatos de água no revestimento da tampa do compartimento do motor; não dirija o jato diretamente sobre componentes elétricos (bateria, alternador, sistema de ignição e etc.); proteja o reservatório de fluido de freio para evitar a contaminação por água.

Lembrem-se! O ideal para a limpeza do motor é uma ação muito simples: você precisa apenas de um pano úmido e outro pano seco para remover as sujeiras. Fazendo desta forma, você pode ter um pouco mais de trabalho, mas não terá dores de cabeças com problemas no motor.

Afinal, não precisamos ser engenheiros para saber que água e eletrônica não combinam! Não cause problemas no coração do seu veículo!