Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Peças, Peças de reposição, Tecnologia

Saiba qual é a função do amortecedor do carro, um item de segurança e conforto

O amortecedor automotivo é componente essencial da suspensão de um carro, garantindo segurança e conforto.

Você entra no seu carro, dá a partida e de cara se preocupa com segurança e conforto, certo? Todo bom motorista pensa assim! Alguns carros nos dão mais conforto e outros carros mais dispositivos de segurança… Mas tem uma peça automotiva, presente em todo carro, na qual muitos motoristas só lembram dela para o quesito conforto, sendo que também é um componente essencial de segurança, que é o sistema de amortecedores do veículo.

O amortecedor é uma peça que merece total atenção! É uma peça protagonista do conjunto de peças da suspensão. Vamos entender e saber o que são os amortecedores?

Você sabia que o amortecedor é a principal peça do sistema de suspensão do veículo? Esse sistema é responsável pela estabilidade do carro e é capaz de absorver as irregularidades das estradas por onde o motorista dirige, por isso é tão importante. Além disso, os amortecedores auxiliam no desempenho e asseguram que as quatro rodas do veículo permaneçam no chão, já que ele é a ligação entre as rodas e o chassi. 🙂

Amortecedor veículo. (Foto divulgação).

Um amortecedor é basicamente uma bomba de óleo localizada entre o chassi do carro e as rodas. A parte superior do amortecedor se fixa ao chassi, enquanto a parte inferior se fixa ao eixo, próximo à roda.

É um componente diretamente ligado à segurança do veículo. Vamos pensar assim: seu nome já diz tudo – “amortecedor” – portanto, a peça alivia as “dores” de partes da suspensão, como as molas e borrachas, que possuem baixa capacidade de atenuar impactos do solo ou via onde o carro roda. O veículo sem bons amortecedores fica como se estivesse flutuando, meio mole na suspensão. Isso diminui dramaticamente a vida útil de outras peças da suspensão.

Existem dois tipos de amortecedores: os pressurizados, onde há a substituição do oxigênio pelo nitrogênio, que é injetado sob pressão, e os mais convencionais, equipados com fluído hidráulico e oxigênio. Quando o carro se movimenta, o amortecedor absorve a energia gerada pelo funcionamento da suspensão, transmitindo conforto e possibilitando ao motorista um maior controle na condução e frenagem do veículo.

Você sabe como funciona os amortecedores do seu carro?

Os amortecedores contribuem muito para a dinâmica do veículo. Nada melhor do que uma direção mais tranquila, sem tanto balanço, certo? Principalmente quando estamos em vias de buracos. Junto com o sistema de suspensão do carro, são os responsáveis por manter sua estabilidade, deixando a viagem mais confortável e segura, absorvendo os impactos do carro em relação ao solo.

O amortecedor possui um funcionamento simples, é composto por um formato cilíndrico, com uma haste, e pode ser encontrada com sistemas de funcionamento hidráulico, que é o mais convencional, ou por gás, que é um sistema mais durável, mas consequentemente é mais caro.

Tomando como base o amortecedor hidráulico, o sistema mais comum, presente em 90% dos automóveis que circulam pelas ruas, a peça é dividida em quatro partes principais. A primeira são os suportes de encaixes que são fixos, o superior fica no chassi do carro e o inferior no eixo de roda. Dentro do cilindro tem o pistão que se move para baixo e para cima conforme o deslocamento do veículo.

Na região inferior da haste do pistão, pequenos orifícios permitem a passagem do fluido hidráulico, por meio dele é gerado uma movimentação responsável pela absorção dos impactos. Isso garante um trabalho suave da suspensão, através da pressão gerada no interior e influi diretamente na sua direção, deixando-a mais leve, menos rígida e mais confortável. Paralelo a este trabalho do pistão se encontra o cilindro de reserva, é este que recebe o fluido hidráulico. Por fim, o último componente que contribui para o bom funcionamento do sistema de suspensão é a válvula base, ela se encontra na parte inferior e é responsável por fazer com que a quantidade certa de fluido hidráulico esteja bem distribuída nas demais partes do sistema durante o trabalho da suspensão.

Saiba que um amortecedor em más condições gera muitas preocupações quanto a segurança, além do impacto perceptível no conforto.

Um amortecedor em más condições prejudica as curvas que você faz com o seu carro, fazendo com que você perca o controle. Isso acontece pois o amortecedor não vai absorver as diferenças no solo e os balanços das curvas e com isso o carro oscila na pista, e você sente todo o veículo chacoalhar. Também acontece outros tipos de sinais, como: o carro se movimenta excessivamente em estradas ruins, ele pode pender para algum dos lados dependendo da direção do vento e a vibração no volante, tudo isso mesmo quando o veículo está andando em linha reta. 😱

Um outro sinal de que os amortecedores já não estão bons é quando o óleo dele começa a vazar. Um amortecedor ruim pode interferir em diversos outros componentes do veículo. Fique atento à presença de fluidos ou de danos externos. A frenagem dos automóveis, por exemplo, pode sofrer danos já que o pneu não estará recebendo a pressão necessária do amortecedor para garantir a aderência adequada com o chão.

Para conservar os amortecedores do seu carro, está diretamente ligada à forma como você dirige. #FicaaDica 😉

A primeira recomendação, que não só vale apenas para preservação do amortecedor, mas sim para todo o carro, é evitar ao máximo buracos, principalmente quanto estiver em velocidades maiores, passar nas lombadas sem usar os freios corretamente e subindo em guias altas com o carro. O cuidado com os buracos da estrada também é primordial para manter os amortecedores em bom estado.

Faça manutenções periódicas no seu veículo, incluindo checagem do estado dos amortecedores. Além de avaliações e testes específicos do sistema de suspensão, nas oficinas é possível fazer o acompanhamento e realizar a troca da peça no momento certo. Aproveite as visitas regulares para manter em dia o alinhamento e o balanceamento das rodas, assim como para verificar as condições de itens como pivôs, bandejas e buchas, pois esses itens em dia ajudam na redução do desgaste dos amortecedores. 👍

Esperamos ter ajudado com essas informações sobre os amortecedores! Desta forma nos tornamos motoristas mais conscientes cuidando ainda mais dos nossos carros e de nossa segurança! Precisa de peças para reparos no seu carro, acesse aqui nosso site ou contate-nos pelo telefone (11) 2014.8640.

Até a próxima! #AutoPeçasMolina é informação! 😉