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Saiba quais os maus hábitos dos motoristas responsáveis pelo desgaste precoce do carro

Falta de manutenção básica com o carro nos leva a gastos maiores no futuro. Entenda o que acontece quando o carro é submetido a diversas situações prejudiciais do dia a dia.

 

 
Sabemos que ter um carro é praticamente ter um filho, certo! Portanto é preciso cuidados com seu carro e não somente realizar as revisões programadas na concessionária, além de ser importante, óbvio, mas também existe uma série de cuidados especiais extraoficina que devem ser tomados pelos proprietários dos veículos.

 

Há situações que estão fora do controle do motorista, como defeitos de fábrica, caminhos esburacados e combustíveis adulterados. Sabemos disso, mas reforçando: maus hábitos reduzem a vida útil do veículo! Não são só os quilômetros rodados que contam na hora de contabilizar o desgaste de um veículo. O motorista e seus “certos costumes” também fazem toda a diferença na conservação do automóvel.

 

E para auxiliar os motoristas, pesquisamos e identificamos algumas dicas e vícios para evitar o desgaste das peças automotivas. Confira:
Vamos começar pelo “vício campeão” que é, Circular com o combustível na reserva: se você costuma andar com o combustível na reserva, saiba que isso queima a bomba de combustível por superaquecimento. A bomba fica alojada dentro do tanque. Um dos motivos disso é para que o próprio combustível retire o excesso de calor gerado pelo motor elétrico que está dentro da bomba. Acontece também que os resíduos do fundo do tanque podem entupir os bicos injetores, dispositivos responsáveis pela injeção de combustível no motor. Por isso, evite a reserva!

 

– Encostar as rodas nas guias das calçadas: Isso causa um dano no rolamento, então gera ruídos e um possível travamento. Outro problema é o desalinhamento da geometria do veículo, que pode até rasgar a lateral do pneu e torná-lo inútil. Portanto, mais atenção ao estacionar!

 

– Manter o pé na embreagem: este vício do motorista é muito arriscado, pois essa prática pode afetar até mesmo o volante do motor, acarretando em uma manutenção cara. Manter o pé na embreagem ao longo do percurso aumenta o desgaste do disco. Além disso, em locais com trânsito intenso, as trocas de marcha são mais constantes, por isso é recomendado a troca da caixa de marcha a cada 100 mil quilômetros. Todo mundo está cansado de saber disso, mas acontece de forma inconsciente em sua maioria e saiba que esse costume diminui a vida útil do sistema de embreagem, seja à cabo ou hidráulico.

 

– Passar em lombadas ou valetas na diagonal: para muitos especialistas, passar em lombadas na diagonal, principalmente para donos de carros rebaixados, é uma prática considerada “tempo perdido”! Esse movimento costuma torcionar excessivamente a estrutura do veículo e com o tempo. Resulta em ruídos e desalinhamento. O correto é sempre passar em linha reta.

 

– Girar o volante com o veículo parado ou com as rodas coladas na guia: Saiba que isso sobrecarrega o sistema de direção hidráulica, danificando os retentores e provocando vazamentos de óleo hidráulico. Procure girar o volante sempre com o veículo em movimento.

 

– Descer a serra desengrenado ou deixar o câmbio em “ponto morto”: este ato superaquece os freios e, além de promover um desgaste acentuado nas pastilhas, pode gerar o empenamento dos discos de freio quando em contato com água. Ao contrário do que muitos motoristas pensam deixar o câmbio em ponto morto em descidas não promove economia de combustíve! É uma prática errônea! Portanto, evite esse vício, mantenha o câmbio engatado, e economize seu combustível, e outra coisa, é mais seguro!

 

– Andar com o carro desalinhado: não realizar a geometria regular do jogo de rodas, não só torna a direção desconfortável, como também pode impactar no desgaste de pneus, que acabam exigindo mais esforço do veículo do que o normal, e, consequentemente, o maior gasto de combustível. Saiba que essa prática diminui a vida útil dos pneus e quando o veículo possui direção hidráulica, problemas como excesso de convergência acabam sendo notados apenas quando você já perdeu os dois pneus dianteiros. É mais barato fazer um alinhamento a cada 10.000 km.

 

 

Existem tantos outros vícios ou costumes que prejudicam nosso carro, que são preocupantes, como “dar arrancadas e reduzidas bruscas”, “usar óleo vencido”, “passar em áreas alagadas”, “não substituir o líquido de arrefecimento”, “trocar os filtros” e um item que parece bem bobo, que é “deixar de lavar o carro por longos períodos”, pois conserva a pintura do carro além de ser uma manutenção básica de limpeza.

 

 

São erros que devemos evitar e abandonar de vez para que o carro esteja sempre conservado! #FicaaDica 😉