Acessórios, Dicas, Geral, Peças

Saiba quais itens essenciais é preciso checar no carro antes de viajar

Verificar os itens como freios, os pneus, bateria e o nível do óleo, são algumas medidas fundamentais para a sua segurança e a de sua família em uma próxima viagem. Saiba mais!

 
Chegamos no mês de dezembro, mês de férias, mês de grandes comemorações como o Natal e o Ano Novo, mês de descanso em companhia da família, mês de rodar com o carro para as mais lindas praias do Brasil ou rodar em direção ao interior. Seja uma viagem longa ou curta, uma viagem de poucos ou muitos dias, viajar com o carro é um dos programas mais agradáveis para boa parte das pessoas.

Antes de cair na estrada, nada melhor do que conferir se o carro está em boas condições de uso. Fazer a manutenção evita acidentes, multas, gastos não programados e garante uma viagem tranquila.
Antes de cair na estrada, nada melhor do que conferir se o carro está em boas condições de uso. Fazer a manutenção evita acidentes, multas, gastos não programados e garante uma viagem tranquila.

É uma época muito boa e a mais esperada do ano. A liberdade de fazer o próprio caminho e movimentar-se livremente caracteriza o gosto de inúmeros motoristas! Mas este também é o período em que se registra os maiores números de acidentes nas estradas. Por isso, antes de fazer as malas, é preciso ver se seu carro está em condições de encarar quilometragens maiores dos que você costuma rodar. E alguns itens devem ser checados no automóvel para que o momento de lazer não se torne em uma grande dor de cabeça. Portanto, a dica de hoje é: encoste seu possante em uma mecânica ou autorizada de sua preferência para uma manutenção preventiva antes de cair na estrada e evite surpresas desagradáveis.

Veja a seguir algumas dicas e orientações sobre alguns itens fundamentais para checar no carro antes de sua próxima viagem:

– Freios: ter pastilhas, lonas, discos e tambores em boas condições é fundamental. Verifique também o nível do fluido do sistema e a regulagem do freio de mão. Se possível, faça um diagnóstico eletrônico do sistema ABS. É de grande importância checar o estado e a validade desse conjunto de itens. Se houver ruídos durante a frenagem, trepidação do pedal ou perda de eficiência, peça uma revisão mais detalhada do conjunto.

– Pneus: esta é uma verificação simples, porém muito importante. Afinal, seus pneus são a única ligação que você tem com a estrada e, por este motivo, você deve tratá-los muito bem! Primeiramente, pegue um medidor de pressão e verifique a pressão interna de cada pneu e compare com a medição indicada pela montadora. Mantenha-os sempre calibrados, incluindo o estepe, a maioria dos postos de combustíveis possuem bombas de ar para calibrar pneus, portanto, não pense duas vezes antes de deixá-los em ordem e manter esse hábito ainda economiza combustível! Faça rodízio periódico para equilibrar os desgastes irregulares. O balanceamento é indicado quando você sentir vibrações no volante. Já o alinhamento, quando houver desequilíbrio direcional, ou na troca do conjunto. Verifique também, antes de sair de casa, se os pneus não estão carecas, o que pode comprometer a aderência e a estabilidade do carro. Cheque também o macaco e o triângulo, pois em caso de furo no pneu, serão essenciais para a troca do mesmo. E sempre procure observar se há algum objeto cravado na borracha.

– Bateria: já imaginou a frustração ao aprontar todas as malas, tudo pronto para sair de casa, você virou a chave do seu carro e não viu nada acontecer? Se dá conta que a bateria arriou!?! Nestes momentos sabemos e lembramos do quanto é importante a bateria estar completamente carregada. Por isso, verifique se ela está com a carga completa e se não há nenhum tipo de corrosão. Leve o carro ao mecânico ou a uma autoelétrica e faça a verificação. Ou, uma maneira fácil de verificar a carga da bateria é utilizar um voltímetro através dos polos.

– Sistema elétrico, faróis, lâmpadas e buzina: para viajar com segurança, é importante também fazer um check-up no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro. Esta é uma tarefa simples, porém útil. Lembre-se, você pode pegar uma serra com neblina ou estrada em dia de chuva. Procure não deixar dispositivos elétricos funcionando por muito tempo, como o rádio, caso o motor esteja desligado. A buzina também é importante na estrada.

– Água: a água que fica no radiador do seu carro mantém o motor frio e precisa estar em um determinado nível para não haver problemas. Para verificar, certifique-se que o carro foi desligado há bastante tempo para não se queimar. Abra a tampa com cuidado, confira se há água no reservatório e adicione até o nível indicado. Cheque ainda o reservatório de combustível de partida a frio, o óleo de direção hidráulica e a água do limpador de para-brisa.

– Filtros de ar, óleo e combustível: efetue a troca desse sistema conforme indicado no manual do proprietário. Trocar o óleo, por exemplo, sem a troca do filtro, diminui a vida útil do lubrificante. Atente-se!

– Fluido de transmissão: fluido de transmissão é o que mantém as engrenagens do seu carro funcionando. Verificar este item é tão simples quanto verificar o óleo, basta procurar por uma vareta chamada transmissão e repetir o mesmo processo feito com o óleo. Nesse caso, você deve procurar um fluido de transmissão limpo e sem flocos de metal, pois caso encontre pedaços ou flocos de metal ligado à vareta, leve o seu carro ao mecânico imediatamente!

– Combustíveis e lubrificantes: cuidado com o combustível! Abasteça em postos conhecidos por você, de sua confiança e não deixe o combustível muito tempo parado no tanque antes de pegar a estrada. Na estrada, tente ver se o estabelecimento é credenciado pela ANP. Se tiver dúvida, você pode pedir o teste do álcool e da gasolina.

– Suspensão: O sistema de amortecimento e estabilidade do veículo é tão importante quanto o dos freios. Além dos amortecedores, as molas, as buchas, as bandejas, os pivôs e os terminais merecem inspeção para evitar que o carro saia do seu controle durante a viagem. Portanto, fique sempre atento a ruídos estranhos!

– Limpador de para-brisas: cheque se as lâminas e as borrachas estão em bom estado e se os encaixes das hastes estão seguros. Lave a borracha das palhetas apenas com água. Regule o jato d´água dos borrifadores. Em caso de ressecamento das palhetas, efetue a troca da peça por outra, recomendada pelo fabricante, como consta no manual do proprietário.

– Caixa de ferramentas: certifique-se sempre se a sua caixa de ferramentas do carro está completa. Além disso, dependendo da duração da viagem você pode querer arrumar algumas coisas extras. Não seja daquele tipo que lamenta por ter deixado aquela chave em casa ou de ter esquecido de arrumar o macaco do carro. Uma caixa de ferramenta bem equipada pode te fazer economizar tempo e dinheiro!

– Cintos de segurança: principal peça para sua segurança e de todos os passageiros! Veja se o mecanismo que prende o cinto está firme e verifique o estado geral do cinto. No banco de trás, solte os cintos para as crianças, principalmente! Se elas forem pequenas, devem viajar em cadeirinhas ou bebê conforto. Instale as crianças com antecedência e veja também todos os outros passageiros, se estão todos bem adaptados e presos ao cinto antes de iniciar a viagem.

 

Pronto, agora podemos lhe desejar uma boa viagem! #FicaaDica

 
#AutoPeçasMolinaéPrevenção 😉