Dicas, Geral, Leis

Saiba o que você não pode fazer enquanto estiver dirigindo.

Driving a car

Confira algumas ações proibidas enquanto estiver no volante e as infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

 
Para conduzir um veículo e manter todos seguros, o motorista deve manter total atenção e prudência no seu trajeto. A atenção é um dos quesitos essenciais para quem quer ser um bom condutor, pois o desvio rápido do olhar, principalmente em tráfego pesado, é certo acontecer acidentes. Com total atenção ao volante, construímos um trânsito mais seguro a cada dia. Pequenos descuidos são capazes de criar grandes problemas, por isso, é melhor não dar sorte para o azar!

Falta de atenção é a principal causa de acidentes.
Falta de atenção é a principal causa de acidentes.

Em consulta ao Código de Trânsito Brasileiro, sob o artigo 252, nos mostra 6 (seis) infrações de trânsito que resumem o que a motorista pode ou não fazer enquanto dirige. Essas infrações são consideradas médias e resultam em multa de R$ 85,13 e 4 (quatro) pontos na carteira. então, vamos entender alguns dos maus hábitos que os motoristas costumam ter com frequência que são proibidos fazer ao volante. Veja abaixo:

– Conduzir o veículo com o braço para fora: uma infração muito comum é conduzir o veículo com o braço para o lado de fora. Dirigir com um dos braços apoiados na janela do veículo é terminantemente proibido! A exceção se aplica apenas quando a ação tiver o objetivo de sinalizar manobras, como uma conversão à esquerda ou à direita. No código de trânsito existem apenas três ocasiões em que o motorista pode retirar uma das mãos do volante, que são: mudar a marcha, quando necessário fazer sinais regulamentares, ou quando for necessário acionar algum equipamento e acessórios do veículo.

– Transportar animais ou objetos à esquerda: é proibido o transporte de animais e de carga no lado esquerdo do veículo. Entenda que levar pessoas, animais ou qualquer tipo de volume à sua esquerda, entre as pernas ou no colo atrapalha a condução do veículo, atrapalha também a sua visibilidade. Outro ponto é que os animais também não devem ser conduzidos na parte externa do veículo. Sabemos que seu bichinho de estimação, principalmente os cachorros adoram passear de carro com a cabeça para fora, mas, além de insegura, a prática pode resultar em multa. Existe jeito certo de levar animais no carro. 😉

– Dirigir com a capacidade física limitada: braço engessado, colar cervical e tampão no olho são alguns dos fatores que limitam a capacidade física do condutor e são proibidos por lei. Caso tenha passado por algum acidente ou cirurgia que limite seus movimentos e sentidos, espere se recuperar totalmente, para reassumir o volante.

– Usar calçado que não ofereça segurança: não há especificação do tipo de sapato que o Código de Trânsito Brasileiro proíbe. Porém, o CTB afirma que calçados que não se fixem aos pés ou que comprometam o uso dos pedais devem ficar do lado de fora, ou seja, em uma situação de emergência, chinelos e sapatos de saltos, por exemplo, podem atrapalhar o comando dos pedais e acabar causando um acidente. Para não correr o risco de ser multado ou provocar algum acidente, a melhor opção é dirigir descalço. Até o momento na há nenhuma lei que restrinja a condução de veículo dessa forma. Uma boa ideia no caso das mulheres ao volante, é ter sempre a bordo um par de tênis ou sapatilha.

– Dirigir com apenas uma mão: qualquer tipo de atividade que exija que o motorista retire uma das mãos do volante, como por exemplo, comer, falar ao celular, mandar mensagem ou retocar a maquiagem, é proibida!! Lembrem-se: dirigir com apenas uma mão só é permitido para sinalizar manobras, trocar a marcha do carro e acionar equipamentos do veículo.

– Usar qualquer aparelho que obstrua a audição ao dirigir: fazer o uso de fones de ouvido enquanto dirige ou qualquer outro aparelho eletrônico que comprometa a audição dos sons exteriores do veículo e possa causar distração no motorista é proibido por lei. Saibam que o uso de fones de ouvido é sempre proibido, seja para ouvir música, seja para falar no celular.

Entendido caros motoristas? Afinal, dirigir de forma segura e com total atenção exige bons hábitos no trânsito! #FicaaDica

 
#AutoPeçasMolinaéSegurança 😉