Curiosidades, Geral

Saiba o que é e para que serve o chassi do seu carro

Veja como identificar a sequência alfanumérica do seu carro.

 

O chassi é uma das informações mais importantes do veículo, principalmente quando vamos fazer algo relacionado ao nosso carro, como por exemplo, quando contratamos um seguro auto. Sabemos onde ele está localizado, prontamente passamos esse número, mas… Você sabe realmente o que é o chassi do carro?

O chassi do carro é uma forma de identificar o seu veículo, que mesmo existindo muitos modelos iguais ao seu, ele se torna único simplesmente pelo “documento chassi”, é como se fosse o RG do seu veículo, que é caracterizado também por números.

Fica uma dica muito importante, quando você for comprar o seu carro, pesquisar sobre o número do chassi, porque é através dele que o motorista descobre todas as informações daquele veículo, como o local e ano de fabricação, o modelo, a marca, as procedências do automóvel e até o número na linha de produção da montadora.

Bom, vamos ao que interessa de verdade!

Inicialmente, vamos entender o que é o número de chassi: no Brasil, o número do chassi é conhecido como “Número de Identificação do Veículo” – NIV – que exprime um modo de registro universalmente adotado para os veículos automotores que foram fabricados em série. Isso inclui motos, automóveis, ônibus e caminhões, entre outros transportes. Esta identificação de veículos começou a ser feita na década de 1950, mas um padrão de registro só teve efeito a partir dos anos 1980, chegando à atual proposta sequencial de letras e números. O chassi é basicamente a estrutura de aço que convém de base de montagem para os diversos componentes do carro, como o motor, a suspensão, os sistemas de freio e de direção, entre outros itens. É na parte da frente, em geral, visível quando da abertura do capô do veículo, que se encontra gravada essa sequência alfanumérica de identificação.

Decifrando o chassi do carro: O chassi é composto por 17 caracteres alfanuméricos. Entenda que o chassi não apresenta uma sequência de letras e números aleatoriamente propostos pela montadora do carro.

Acompanhe o exemplo abaixo: “composição do chassi 9BWHE21JX24060960”

Exemplo chassi (Foto divulgação).
Exemplo chassi (Foto divulgação).

O chassi é estruturado da seguinte forma: o primeiro dígito aponta para a região geográfica, então, como no exemplo, é o número 9. E os números do chassi que se referem à America do Sul, são o 8 e 9. Se o motorista comprou o carro em alguma cidade nesse continente o seu chassi irá começar com 8 ou 9. Ok!

Depois segue com a letra B, que é do Brasil, o país de origem;
Por seguinte, o W a marca do veículo, no caso é a Volkswagen;
Já o H é referente ao modelo hatch;
A letra E é referente à motorização;
A número 2 aponta os equipamentos de segurança disponíveis no veículo (ABS e Airbags),
O alfanumérico 1J indica o nome do carro (Golf);
A letra X informa o ano de fabricação (2002);
O 2 é o dígito verificador;
4 o local de fabricação;
E os últimos números, são o número de série do veículo: 060960;

A título de curiosidade, saiba que aqui no Brasil, essa numeração foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) em 1995 e a ABNT padronizou a identificação seguindo normas mundiais.

Saiba também, que a finalidade do número do chassi, além de trazer as informações completas do carro, é sem dúvida, distinguir um carro de outro, não apenas em casos de acidentes e para transações de transmissão ou compra e venda do bem, mas também para averiguar a veracidade registrada na numeração do chassi, a fim de saber se o carro não foi adulterado. Esse procedimento é comum entre estelionatários, com o objetivo de obter lucro mediante fraude, vendendo carros com características de valor maior do que realmente teriam, como um ano de fabricação mais recente, por exemplo. É justamente com o intuito de se dificultar a falsificação da sequência de identificação que os caracteres são gravados na base de construção do automóvel (chassi).

Você localiza o chassi do carro…

– No painel debaixo do para-brisas, na frente do banco do motorista;
– No lado de dentro da porta do motorista;
– No metal da parte de cima do motor do carro, ou seja, abrindo o capô. Tome cuidado para não se queimar, pois se estava andando com o veículo, ele poderia ter esquentado;
– Na documentação do carro – CNH (Carteira Nacional de Habilitação);

Pronto! Acompanhando conosco as informações aqui do blog, agora você já sabe o que é e para que serve a identificação do chassi em seu veículo. #FicaaDica

 

#AutoPeçasMolinaéConhecimento 😉