Dicas, Geral, Leis

Leve seu animal de estimação com segurança no carro

Animais de estimação no carro

Todo cuidado é pouco quando se fala do transporte de animais de estimação
Todo cuidado é pouco quando se fala do transporte de animais de estimação

Animais de estimação fazem parte da família, certo? Você passeia ou viaja com eles no carro? Existem animais que amam passear de carro, já outros não gostam, possuem medo. Por muitas vezes, vimos pessoas dirigindo com o cachorro no colo ou solto pelo carro. Você pode não ver nada de mais nisso, mas essa atitude pode representar um risco para sua segurança, para seu bolso e para o seu melhor amigo. Assim como as pessoas, seu animal de estimação precisa andar corretamente dentro do veículo para não causar acidente nem levar multas. É necessário que o cão esteja devidamente acomodado e que não impeça a visibilidade do motorista.

Então? Você conhece qual é a forma segura de levar seu cão ou gato para passear de carro? Cães e gatos não devem ficar soltos no carro, há perigos para eles é também para o condutor do veículo, pois pode perder o foco de atenção com a movimentação do animal.

 

Hoje em dia, existe uma infinidade de produtos que podem ajudar você e seu fiel companheiro a ter uma viagem ideal. Se o animal for colocado dentro do carro, então este deve estar usando cinto de segurança específico para animais e preferencialmente estar no banco traseiro. O cinto de segurança para animais nada mais é do que uma coleira peitoral com guia e adaptação para ser acoplada ao encaixe do cinto de segurança convencional dos veículos. Outra maneira correta e segura de transportar seu pet são as caixas de transporte, principalmente para aqueles animais que são transportados nas caçambas de picapes. Independentemente disso, outra solução interessante são as divisórias em forma de grade que determinam um espaço para o animal – desde que ele esteja devidamente preso – com ventosas e roscas forradas por borracha, você monta um quadrado de acordo com o tamanho da encomenda. Em caso de gaiolas, sugere-se que elas sejam cobertas para evitar que o pássaro se agite com o barulho e com o movimento não habitual. A gaiola também tem de ser fixada ao banco traseiro.

 

É importante saber que transportar animais de maneira insegura, ou seja, sem caixa de transporte ou cinto de segurança, infringe ao código de trânsito brasileiro, sendo passível de multa e pontos na carteira. Levar o cãozinho ou o gato no colo e dirigir ao mesmo tempo é infração média (4 pontos na CNH) de R$ 85. Já para quem for pego com animais na caçamba a infração é grave e pode até gerar a apreensão do veículo, além da multa de R$ 129.

 

Outra dica para um passeio ou viagem feliz ao lado do seu bichinho é nunca dar comida durante a viagem, isso causa enjoo e altera o sistema digestivo. E depois de rodar por uma hora, pare o automóvel e desça com o cão para possíveis necessidades fisiológicas. Um pouco de água é necessário para hidratação. Quanto maior o porte (médio para cima), mais curtas devem ser as paradas. Caso seu animal de estimação seja um pouco agitado, lembre-se que existem no mercado de pet shop calmantes naturais. Informe-se sobre o melhor com o seu veterinário, se isso for necessário. Outro produto que pode facilitar a sua vida são as fraldas veterinárias, que podem evitar um desastre na viagem.

 

Agora que você já conhece as formas seguras de transportar o seu peludo, transporte seu animal em segurança, evite acidentes e transtornos, dessa forma, o passeio será mais tranquilo e prazeroso para você e seu amigo pet.