Dicas, Geral, Peças

Saiba decifrar as luzes do painel de controle do carro

Aprenda a identificar o que significa cada luz do painel de controle do carro.

 

Quando o assunto é dirigir, basta ligar o seu carro, acionar a seta, indicando o lado que sairá e acelerar, certo? Nem tanto… Muitos motoristas esquecem que alguns cuidados com o veículo são fundamentais para a segurança de todos! E os avisos dos cuidados estão diante de nós, quando se trata de entender as diversas luzes existentes no painel de controle do carro, que nos orientam quanto aos perigos iminentes. O fato é que muitos dos sinais emitidos pelos veículos não são tão autoexplicativos quanto deveriam ser. 🙁

Afinal, quem nunca se deparou com uma luzinha estranha acesa no painel do carro e ficou em dúvida sobre o seu significado? Pois é. Pode acontecer com você! A pergunta é: você sabe ler o painel de controle do seu carro e detectar possíveis problemas? Tudo o que está ali é essencial para verificar o bom ou mau funcionamento do automóvel. Logo, nada deve ser ignorado. Mas com tantas luzes, setas e símbolos, o painel do veículo pode parecer, à primeira vista, mais complicado do que fazer a primeira baliza na autoescola… rs.

Uma ótima dica é começar a entender essas luzes pelas cores. Isso mesmo! Existe um padrão de cores para as tais luzinhas! Por exemplo, você sabia que, se uma luz vermelha acender no painel do seu carro, a atitude correta é estacionar imediatamente e verificar se há algum problema? As luzes vermelhas acendem em situações de emergência e/ou críticas, que necessitam de reparo e/ou verificação imediatos. As luzes amarelas, no geral, advertem sobre possível defeito que pode se agravar ao longo do tempo, mas que não necessita de solução imediata. As outras luzes – como as verdes, as azuis, as brancas – não indicam falhas.

Por isso que ler o manual do proprietário é muito importante para cada motorista, pois as luzes do painel tem função de alertar o motorista e ainda nos ajudam a tomar a decisão correta quando alguma delas acender, sem nos desesperar. Durante a ignição do veículo todas as luzes devem se acender por alguns segundos e apagar em seguida, isso é um procedimento automático e rotineiro nos carros, para a checagem em todos os sistemas representados. Portanto, se alguma luz continuar acesa, pode haver falha. Atente-se!

Agora, veja rapidamente quais são as 10 principais luzes do painel de controle do seu carro que precisa conhecer e entender. Cada um contém uma breve explicação dos seus significados. Acompanhem:

 

Luz do airbag
Luz do airbag

– Airbag: essa luz indica que o airbag pode não funcionar quando for acionado. Por isso, caso ela esteja acessa no seu painel, recomenda-se que você procure uma oficina autorizada e faça a manutenção.

Luz do baixo nível do fluido de freio
Luz do baixo nível do fluido de freio

– Baixo nível de fluido de freio: esse sinal pode indicar duas coisas, pode ser que o freio de mão está acionado ou que o fluido do freio está abaixo do normal. Isso pode implicar em perda de eficiência ou falha do sistema de freios.

– Carga da bateria: esta luz geralmente acende no momento da ignição, mas apaga quando o carro está em funcionamento pleno. Por isso, se a luzinha permanecer acessa enquanto seu carro estiver rodando, significa que a bateria não está sendo carregada e você pode ficar sem o sistema elétrico do carro, como faróis. Procure uma oficina para verificar qual o problema.

– Pressão do óleo do motor: importante prestar muita atenção neste sinal! Se ele acender enquanto você estiver dirigindo, significa que a pressão do óleo do motor caiu ou que o nível de óleo está abaixo do indicado. Nos dois casos você deve parar o carro imediatamente e pedir ajuda, pois o motor pode fundir se continuar sem óleo.

– Temperatura do líquido de arrefecimento: a maioria dos carros brasileiros usa água para refrigerar o motor. Por isso, caso essa luz se acenda no painel de controle do seu carro, o motor pode estar superaquecido ou em processo de superaquecimento. O indicado é parar e verificar, tudo com muito cuidado e somente se você souber, os níveis de água para não ficar no meio do caminho. Em casos extremos, peça ajuda!

Luz do freio ABS
Luz do freio ABS

– Feios ABS: o ABS é um tipo de freio mais seguro e que passou a ser obrigatório no Brasil. Então, se esta luz estiver acesa, quer dizer que o ABS do seu carro pode não estar funcionando. Isso não significa que o freio parou de funcionar, mas sim que o faz com o sistema convencional e não com o ABS. A falha em sensores também pode fazer com que a luz se acenda.

Luz de injeção eletrônica
Luz de injeção eletrônica

– Injeção eletrônica: esta é mais uma luz que pisca no momento da ignição, mas apaga em seguida. Se permanecer acesa com o carro em movimento, o sistema de injeção eletrônica do carro pode estar com problemas. A princípio, o único problema é o consumo excessivo de gasolina, mas é bom procurar uma oficina para ajustar o problema.

Luz de monitoramento de pressão dos pneus
Luz de monitoramento de pressão dos pneus

– Monitoramento da pressão dos pneus: caso esta luz fique acesa no painel de controle do carro, você deve checar a pressão dos pneus, pois pelo menos um deles estará com problemas.

– Preaquecimento das velas: muito comum em veículos a diesel, essa luzinha indica que o sistema entrou em funcionamento para aquecer o combustível antes de ele ser inserido na injeção do cilindro. Caso seu carro não seja flex e ainda tenha o tanquinho reserva, isso indica que a gasolina está sendo usada naquele momento.

Luz tanque reserva
Luz tanque reserva

– Tanque reserva: o último item deste post não é o menos importante. Caso essa luz fique acesa no painel do seu carro, isso quer dizer que o combustível já está na reserva, ou seja, você precisa abastecer. Se não o fizer, poderá ficar parado pelo caminho.

Agora que você já sabe quais são as 10 principais luzes do painel de controle do seu carro, fique atento enquanto estiver dirigindo para que nenhum problema te pegue de surpresa.

 

 

#AutoPeçasMolinaéInformação 😉