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Saiba como funciona o processo de recapagem do pneu

Entenda um pouco sobre como funciona o processo de recapagem de um pneu

Os pneus são os únicos pontos de contato entre veículo e a pista de rolamento. Só desse fato pode-se depreender que pneus apropriados e em bom estado são importantíssimos para a sua segurança e para o desempenho do carro. Portanto, não importa o quão eficientes, potentes ou caros sejam o motor, os freios e o ABS: os três dependem sobremaneira da aderência dos pneus à estrada. 🙂

Mesmo sabendo que o pneu é um dos itens mais importantes para o carro, muita gente prefere não gastar com pneus novos, daí surge a vontade de reformá-los, a fim de economizar. E dúvidas também surgem, como: será que estes pneus são seguros? Vale economicamente? Em pesquisas na internet, descobrimos que o Brasil é um dos países que mais aposta no processo de recapagem de pneus. Segundo informações da Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), o Brasil ocupa a vice-liderança no ranking mundial de reforma de pneus, processo que inclui a recapagem, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Destaca-se que não é todo pneu que pode passar por uma reforma. Quando o desgaste está acima do limite ou houve algum dano irrecuperável, a reutilização não é recomendada. Porém, a técnica de recapagem consegue dobrar a durabilidade do pneu e representa uma economia de 80% em matéria prima em comparação aos pneus novos. Os números são reforçados com o advento da tecnologia e a informatização das etapas, além de empregar uma força de trabalho de milhares de pessoas em todo o país. E mais, o método também é benéfico ao meio ambiente. Com a vida útil do pneu alongada, o consumo de petróleo é reduzido em até 80% e toneladas de borracha deixam de ser descartadas na natureza, minimizando os impactos ambientais como a poluição do solo, dos rios e de outros recursos naturais. Também é muito importante que a reforma seja executada por uma empresa especializada e que obedeça às normas do Inmetro. 👍

Bom, como primeira dica de todo o processo é que a reforma do pneu é uma opção mais barata. Agora vamos explicar como tudo funciona. Vamos conhecer o processo de recapagem, que consiste em restaurar o pneu para condições ótimas de desempenho com o máximo de qualidade possível!

O processo de recapagem de um pneu é praticamente o processo de troca de banda de rodagem, por um novo. Entenda todas as fases, em um rápido resumo:

– Limpeza: nesta primeira fase o pneu é limpo para evitar contaminação;

– Inspeção inicial: técnicos avaliam as carcaças para garantir que estão em boas condições e podem ser reformadas;

– Raspagem: nesta etapa, os profissionais removem o desenho original e raspam o pneu ajustando a carcaça com precisão. O intuito é ter uma rodagem proporcional e uniforme, que dará mais durabilidade ao pneu quando este estiver pronto;

– Análise da carcaça: com a ajuda de equipamentos de última geração é possível identificar se existe algum dano na estrutura;

– Conserto: caso o pneu esteja danificado, neste momento ele é reparado dentro das possibilidades e, principalmente, visando a segurança do condutor;

– Aplicação de bandas: finalmente chegamos à última etapa, na qual uma faixa adesiva chamada coxim é colocada na banda raspada anteriormente. Juntos, são aplicados no pneu inflado.

Existe dois tipos de modelos de recapagem de um pneu, podendo ele ser a quente ou a frio. Quando se opta pelo processo a frio usa-se um pneu pré moldado que já possui um certo desenho e usa-se uma cola do lado oposto que se vai usar a nova banda de rodagem e a mesma se funde a carcaça na temperatura de aproximadamente 110ºC. No processo a quente ocorre o seguinte procedimento, contrário anterior, se utiliza algo chamado camelback, ou seja, é uma banda crua que ao grudar no pneu forma um desenho uma vez que colocado num molde na temperatura de 150ºC.

Agora, confira um pouco mais sobre o processo de recapagem de um pneu, acompanhando o vídeo abaixo do canal AB Produtora:

#AutoPeçasMolina é informação! 😉