Dicas, Geral, Peças

Saiba como escolher a placa do veículo

Escolher a placa do carro tem os mesmos procedimentos, mas cada Detran institui o preço do serviço. Escolher a placa do carro tem os mesmos procedimentos, mas cada Detran institui o preço do serviço.

Conheça os procedimentos para escolher a placa do seu carro. Mas, atenção: o serviço é válido apenas para veículos novos. Confira as informações!

 

Escolher a placa do carro tem os mesmos procedimentos, mas cada Detran institui o preço do serviço.
Escolher a placa do carro tem os mesmos procedimentos, mas cada Detran institui o preço do serviço.

Um povo apaixonado por carro é o povo brasileiro. Falamos isso com gosto, porque somos apaixonados desde muito tempo! O automóvel, para muitos e muitos brasileiros, é mais do que um confortável meio de transporte, é parte da personalidade do dono. Por isso, muitas pessoas investem bastante dinheiro personalizando o visual do veículo, como por exemplo, instalando centrais multimídias, investindo em rodas e também dando aquela turbinada no motor. Sempre com o objetivo de torná-los únicos, um carro para chamar de “esse carro é meu!”.

Essa paixão por carros, que começou lá nos anos 50 com a popularização de alguns modelos feitos no Brasil, hoje é vista nas ruas das principais cidades do país. Cada dono tem um estilo, uma preferência de modelo e uma forma de deixar o carro com a sua personalidade. Sabemos dos vários acessórios existentes no mercado, mas para um veículo ficar super, mega, ultra personalizado, é fazer a escolha da placa do próprio carro. Garantimos que é o desejo de muitos motoristas!

Criar uma identificação única para cada um desses “desejos” está a cargo do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN – que, por meio de um sofisticado sistema de codificação, cria combinações de letras e números que nunca se repetem e que ficam à disposição dos departamentos de trânsito estaduais. Mas pouca gente sabe que é possível imprimir uma marca pessoal à placa de seu veículo. Vamos entender isso…

As escolhas vão de datas de aniversário a números da sorte. E para estampar esta combinação desejada, basta solicitar no primeiro emplacamento do veículo uma placa especial. Geralmente, ter uma placa com uma combinação que traga um significado simbólico é o dobro do que normalmente se paga pelo primeiro emplacamento. A disponibilidade de escolha da numeração é de responsabilidade de cada Detran, que trabalhará somente com a série liberada para o seu estado. Todo serviço de emplacamento é de responsabilidade dos Detrans de cada Estado. Portanto, qualquer dúvida, vá até o posto mais próximo de você. Mas é bom reforçar que o procedimento para a escolha da placa é o mesmo para todos os estados: você deve abrir um processo administrativo no Detran com o número sugerido. O que muda é o valor do serviço em cada região.

Um detalhe curioso é que o proprietário do veículo pode escolher apenas os números, pois as combinações de letras seguem um padrão determinado para cada Estado. Mesmo assim, o Detran, às vezes, pode fornecer ao proprietário do veículo que optou pela placa especial uma série de combinações de letras disponíveis para que ele faça a opção por uma delas.

Este tipo de preferência, portanto, só é válida para veículos novos já que não há como modificar a placa de um modelo usado. Especialistas de fiscalização do Detran explicam, que todo carro é registrado com um número de placa associado ao número do chassis e essa placa vai permanecer até o fim da vida útil do veículo.

Outro detalhe que vale mencionar para os motoristas paulistanos é que, por causa do rodízio obrigatório dos carros, escolher a placa do carro é mais do que um simples desejo ou capricho, é uma questão de necessidade!! Escolher a placa seja por prazer, seja para revezar com o maridão ou a esposa, fica em torno de R$ 400. Entendam que não há custo para escolher o número final da placa de um carro zero. Mas se você quiser emplacar seu auto com letras e números a sua escolha, aí se prepare, pois vai ter que desembolsar alguns inúmeros reais. #FicaaDica

 

#AutoPeçasMolinaéInformação 😉