Acessórios, Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças

Saiba como escolher a manopla de câmbio ideal para seu carro

Embora muita gente possa achar extravagante ou até cafona, uma manopla com leds combina perfeitamente para quem quer deixar o interior do seu carro tunado!
Embora muita gente possa achar extravagante ou até cafona, uma manopla com leds combina perfeitamente para quem quer deixar o interior do seu carro tunado!

Quem gosta de carros não precisa ter muito dinheiro para estar feliz com o seu. Seu carro pode ficar totalmente diferente dos demais dando aquele “tapa” ao automóvel através de um acessório, capaz de tornar o veículo “pessoal e intransferível”!
Vamos lá! Estamos falando para os motoristas que gostam mesmo de personalizar seu carro, principalmente quando se trata do interior do veículo, sem precisar de grandes desembolsos. E uma boa ideia é mudar a manopla de câmbio. Além de contar com modelos variados, que podem vir com efeitos cromados e de couro costurado à mão, a instalação é muito simples e pode ser feita em casa, sem ajuda profissional.

 

Após algumas pesquisas, mostraremos como escolher a manopla ideal para seu carro e como fazer a instalação.

 

Primeiro passo: é identificar o tipo de alavanca do seu carro. Existem dois tipos: com e sem limitador de ré. Essa peça é um anel que precisa ser levantado para engatar a ré. Os modelos de carros que possuem essa peça são Corsa, Palio e Celta, por exemplo. Nos carros sem limitador de ré, basta puxar o câmbio para a posição indicada, e a ré entra automaticamente.

 

Muita atenção! Se o seu carro tiver o limitador, as opções de manopla ficam mais restritas. Pois, dependendo da peça escolhida, o anel baterá na base da manopla, e você não conseguirá engatar a ré. Nesses casos, opte por uma manopla de base larga. Assim, quando você puxar o anel, ele vai passar pela base.

 

Nos veículos sem limitador, você pode colocar praticamente qualquer tipo de manopla, já que a limitação é justamente o anel. Entretanto, não se esqueça de comparar as larguras da manopla e da alavanca.

 

Segundo passo: as manoplas podem ser de fixação por pressão – as mais comuns – ou por rosca. Caso sua manopla original seja por rosca, não há problema em substituir por uma de pressão. Mas se a original for de pressão, não há como trocar por uma de rosca. Para instalar a manopla de pressão, tire a base; os parafusos de fixação, que dão pressão na alavanca do carro, ficarão à mostra. Primeiro, coloque o acabamento e, em seguida, a manopla na alavanca. Com uma chave allen (que geralmente acompanha o kit da manopla), rosqueie, para dar pressão. O parafuso vai ficar pressionando a alavanca do seu carro, mantendo-a presa. Depois, rosqueie novamente o acabamento para esconder o parafuso.

 

Temos mais uma dica importante: se a sua alavanca for muito lisa, por mais que você rosqueie os parafusos, eles podem ficar frouxos com o uso diário. Nesses casos, ficar apertando e afrouxando com frequência pode disparar os parafusos, e você não vai mais conseguir fazer a fixação. Para evitar que isso aconteça, antes de fazer a instalação, dê duas ou três voltas de fita isolante na alavanca. Isso vai ajudar a manopla a não escorregar, ficando sempre bem presa.

 

Gostaram da dica? Com uma manopla nova, você garante esportividade e bom gosto ao seu carro com um acessório de qualidade e fácil fixação!