Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças

Saiba as diferenças entre freio ABS e freio comum

Não brinque com a segurança e entenda as diferenças entre os diferentes sistemas de freios – ABS e comum.
O sistema de freios é o responsável pela diminuição da velocidade e pela parada total do veículo, sendo uma das partes mais importantes dos automóveis. E para que tenham um funcionamento perfeito, especialistas explicam que seu desempenho tem de ocorrer de maneira tranquila e segura.

 

O sistema de freios é uma das partes mais importantes dos veículos.
O sistema de freios é uma das partes mais importantes dos veículos.

Para melhor entendermos sobre os freios, lembrem-se que no passado, os veículos eram equipados com sistema a tambor nas quatro rodas, e posteriormente, passaram a contar com discos tanto nas rodas dianteiras quanto no conjunto de rodagem todo. O freio é a aplicação de uma força direta nos discos ou tambores. Esta força tem início no momento em que pisamos no pedal e é amplificada pela ação hidráulica de um fluído no circuito do sistema.

 

O grande avanço em termos de segurança foi a adoção do sistema ABS (Anti-lock Braking System) que impede o travamento das rodas durante uma frenagem mais brusca, evitando arraste, diminuindo o espaço necessário para o carro parar e aumentando a eficiência da direção. O “Sistema de Freio Antitravamento” é o sistema que controla freios comuns.

Em um português mais claro, as diferenças entre os freios ABS e os freios comuns baseiam-se, principalmente, na resposta em situações de emergência. Mas este não é o único elemento que permite distinguir ambos. Veja abaixo mais alguns detalhes e entenda as diferenças:

 

  • Os freios com sistema ABS baseiam-se em sensores que se comunicam com um sistema eletrônico para evitar bloqueios e deslizamentos, algo que não acontece com os freios comuns;

 

  • Conforme já entendido, o sistema ABS permite que, ao fazer uma freada de emergência, possamos controlar a direção do veículo, de maneira que ao mesmo tempo em que freamos podemos evitar um obstáculo, algo impossível com os freios convencionais;

 

  • Referente ao uso, o freio ABS requer que pisemos fundo o pedal e inclusive a embreagem, até que o carro esteja completamente parado. Enquanto que com os freios comuns o que se recomenda é frear gradualmente para evitar o bloqueio;

 

  • Devemos lembrar que, em uma superfície homogênea, a distância de frenagem é maior com os freios ABS que com os convencionais. No entanto, em casos de superfícies deslizantes, por exemplo, com areia ou cascalho, os ABS responderão melhor e a distância percorrida será menor;

 

Calma gente, há uma vantagem para o sistema de freio comum, caso seja o freio do seu carro… rs.

 

  • A principal vantagem é que os freios convencionais frente aos dotados com ABS são mais econômicos quanto a reparo e manutenção;

 

  • Importante: quando começamos a frear e se ativa o ABS notamos como o pedal vibra. Diferentemente dos freios comuns, isto não é sintoma de que tenha nenhum problema ou possível avaria, é algo normal no funcionamento do sistema ABS.

Para nós a grande vantagem de tudo isso é que, desde esse ano (2014), segundo a legislação vigente, todos os veículos produzidos no País estão saindo de fábrica com sistema de freios com ABS e airbags.

 

Curtiu? 😉