Auto Peças Molina, Geral, Leis

Rodízio Municipal de Veículos em São Paulo vigora em novo horário

Em São Paulo foi alterado o horário do rodízio municipal de veículos para tentar coibir circulação noturna, e valerá aos sábados e feriados.

O Rodízio Municipal de Veículos em São Paulo passou a vigorar em novo horário, das 20h00 às 05h00 do dia 22 de março, última segunda-feira.

O novo esquema de rodízio de veículos na cidade de São Paulo passa a valer nos dias úteis, no sábado e nos feriados, e não nos horários tradicionais, das 7h às 10h, e das 17h às 20h. Com isso, o horário do rodízio habitual, entre 7h e 10h e entre 17h e 20h fica liberado para trânsito normal de veículos.

São Paulo tem mudança no rodízio municipal de veículos

O prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou no último dia 18, durante uma coletiva de imprensa, a alteração do horário do rodízio municipal de veículos da cidade de São Paulo. A restrição de circulação das 20h às 5h foi imposta para ajudar a conter a pandemia do novo coronavírus na capital.

O novo horário acompanha o toque de recolher que passou a valer no dia 15 de março em todo o estado, junto com a fase emergencial do Plano São Paulo.

A logística de dia da semana e número das placas não vai mudar. Os carros cujo número terminem com 1 e 2 serão multados se violarem o novo horário nas segundas; com final 3 e 4 nas terças; com placa 5 e 6 nas quartas; 7 e 8 nas quintas e 9 e 0 nas sextas.

A medida iniciada na última segunda-feira (22), deve valer por duas semanas. “A gente espera com isso que as pessoas, mais do que tenham receio de qualquer fiscalização, que as pessoas entendam que esse é um momento de ação coletiva contra o coronavírus. Eu que enfrento uma doença e luto para estar vivo a cada dia queria que a cidade de São Paulo possa pensar na sua saúde, na saúde do seu semelhante, na sua família, nos seus amigos, nos seus vizinhos. As nossas ações têm consequência”, afirmou o prefeito Bruno Covas.

São Paulo iniciou novos horários do rodízio municipal de veículos.
Medida complementa toque de recolher determinado pelo governo. (Foto divulgação)

Ficam mantidos o funcionamento da Zona Azul e o horário das demais restrições existentes na cidade: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro implica em infração de trânsito de nível médio, resultando em multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de 4 (quatro) pontos no prontuário do motorista.

Final da placa e dia da semana do novo rodízio de veículos

  • 1 e 2 – das 20h de segunda-feira às 5h de terça;
  • 3 e 4 – das 20h de terça-feira às 5h de quarta;
  • 5 e 6 – das 20h de quarta-feira às 5h de quinta;
  • 7 e 8 – das 20h de quinta-feira às 5h de sexta;
  • 9 e 0 – das 20h de sexta-feira às 5h de sábado.

O rodízio noturno vigorará inclusive em feriados.

Feriados antecipados na Capital Paulista

A Prefeitura de São Paulo também anunciou na última quinta-feira (18) a antecipação de 5 feriados municipais para tentar aumentar o isolamento social e conter o avanço de casos de Covid-19 na cidade.

Serão antecipados para os dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1° de abril os feriados de Corpus Christi de 2021 e 2022, da Consciência Negra de 2021 e 2022, além do aniversário da cidade de 2022.

Considerando os dois finais de semana neste prazo e o feriado nacional do dia 2 de abril, da Sexta-Feira da Paixão, a cidade de São Paulo fica sem dias úteis de 26 de março até dia 4 de abril, um total de 10 dias.

No ano passado, também houve antecipação de feriados municipais e estaduais. Em maio de 2020, a gestão antecipou os feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra, mas a medida só conseguiu que o índice de isolamento social subisse entre 1 e 3 pontos percentuais – eles ficaram entre 49% e 52% nos dias de semana, e chegou à máxima de 57% apenas em um domingo.

Lembrando que a medida adotada pelo prefeito Bruno Covas atende ao toque de recolher imposto pelo governo de São Paulo, que vale durante o mesmo período das 20h às 5h e serve para manter o máximo de pessoas em casa durante a noite. A regra do rodízio valerá enquanto a fase emergencial do Plano SP estiver ativa, provavelmente até o final do mês.

Leia mais:
Principais mudanças da Nova Lei de Trânsito 2021
Novas regras de trânsito: mais alterações trazidas pela Lei 14.071/20
Dia Internacional da Mulher: MTE-Thomson e Oficina Amiga da Mulher promovem o curso Mecânica Básica
Buscando por peças automotiva? Acesse nossa loja virtual!