Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Leis

Rodízio Municipal de São Paulo: informações úteis

O Rodízio Municipal de São Paulo é válido de segunda a sexta-feira, de acordo com o final da placa dos veículos e o dia da semana.

Todo motorista que vai dirigir pela capital paulista precisa saber sobre o Rodízio Municipal de São Paulo.

E hoje vamos explicar melhor como tudo funciona. Quais placas podem circular, quais os horários, os dias, as multas, as mudanças que ocorreram este ano devido à pandemia do novo coronavírus, e principalmente, quem tem direito à isenção do rodízio municipal em São Paulo. Vamos nessa!

O rodízio de veículos é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo e tem como objetivos restringir o número de veículos em circulação na cidade e melhorar o seu trânsito. (Foto divulgação)

O que é e como funciona o Rodízio Municipal de São Paulo?

O rodízio de veículos é um sistema adotado na cidade de São Paulo, cujo objetivo é diminuir o fluxo de veículos em locais e horários específicos, para reduzir congestionamentos. No Brasil, apenas a cidade de São Paulo adota o rodízio de veículos, com a Operação Horário de Pico, chamada pela CET. Saibam que essa medida não é adotada somente no Brasil, mas também em outros países, que veem nesse sistema uma opção para solucionar alguma situação que envolve a circulação de automóveis pelas vias.

Presente há mais de 20 anos na cidade, o rodízio municipal de São Paulo foi implantado definitivamente em outubro de 1997, quando o volume de veículos girava em torno de 4,7 milhões.

Com o aumento de filas e congestionamento nas principais vias da cidade, o rodízio municipal de São Paulo sofreu alterações: horários e dias estipulados segundo a placa de cada veículo, além de multas e fiscalização. Segundo levantamento do DETRAN-SP feito em novembro de 2019, a frota total era de 9 milhões de veículos.

Rodízio de veículos em São Paulo

À primeira vista, o rodízio municipal na cidade de São Paulo parece bem assustador. No entanto, a regra para circulação de veículos é bem simples.

Para os “paulistanos da gema”, a tabela a seguir já está gravada na alma! Contudo, para os motoristas de outros municípios, vale ressaltar como o sistema funciona, quais placas não podem circular em determinado dia. Isso mesmo! Os carros com placas de outros municípios precisam respeitar o rodízio municipal de São Paulo. Ou seja, devem seguir as mesmas regras dos veículos emplacados em São Paulo.

O rodízio em São Paulo é determinado pela região, além de contar com horários específicos de fiscalização. Pela manhã, o rodízio passa a valer às 7h e termina às 10h. Já durante a tarde e noite, a fiscalização começa às 17h e finaliza às 20h. Por isso, motorista, é preciso estar atento aos horários de pico e locais mais movimentados, mesmo se estiver só a passeio na cidade. Não há tolerância de minutos para usuários que desrespeitam o rodízio.

O rodízio municipal de São Paulo é válido de segunda a sexta-feira, exceto feriados, e em horário de maior circulação de carros e motos. Vale lembrar que, devido à pandemia, alguns dos principais feriados de São Paulo foram adiantados para ajudar no isolamento social e prevenir aglomerações.

Multa por desrespeitar o horário do rodízio

Uma das formas de garantir que os condutores cumpram as normas do rodízio de veículos é aplicando sanções àqueles que desrespeitarem o horário do rodízio. É aplicado as penalidades a quem transitar em hora, dia e local não permitidos por regulamentação estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Por se tratar de uma infração de natureza média, a multa aplicada ao motorista custa R$ 130,16, e são adicionados 4 pontos em sua CNH.

Rodízio de veículos x Pandemia do coronavírus

Apesar do rodízio municipal de São Paulo ter passado por algumas mudanças no mês de maio devido à pandemia do novo vírus, com o chamado “Megarrodízio”, o ‘novo esquema’ foi passageiro e interrompido algumas semanas depois da sua criação.

Naquele mês, impuseram que veículos com placas final par e ímpar deveriam circular em dias alternados. A regra incluía toda a cidade, 24 horas por dia, todos os dias da semana. O objetivo era aumentar a taxa de isolamento e evitar muitos veículos em circulação na cidade.

Quem está isento do rodízio municipal em São Paulo?

Há alguns casos em que é possível solicitar a isenção do horário do rodízio. Trata-se de uma autorização especial que isenta do rodízio os veículos conduzidos por pessoas com deficiências ou doenças, ou por quem as transportem. Essa autorização deve ser solicitada junto à CET por meio de um requerimento com os seguintes documentos anexados:

  • Atestado médico que comprove a doença;
  • Cópia simples do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo);
  • Cópia simples do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do portador de deficiência;
  • Cópia simples do RG ou documento equivalente do requerente e, se for o caso, do seu representante legal;
  • Se houver representante legal, cópia da procuração ou de documento que comprove guarda/curatela.

Os documentos podem ser entregues pessoalmente ou via Correios nos seguintes endereços:

– Pessoalmente: DSV/Autorizações Especiais – DSV/AE // Rua Sumidouro, 740 – Térreo – Pinheiros – CEP 05428-900 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h).

– Via Correios: DSV/Autorizações Especiais – DSV/AE // “Isenção de Rodízio Municipal”, Caixa Postal 25.998 – CEP 05513-970.

Com essa autorização, você não poderá ser multado por circular, em qualquer dia e horário, dentro da cidade de São Paulo com seu veículo. Para as pessoas que têm necessidade de um transporte diferenciado que precisam chegar a locais de tratamento, a autorização é um benefício indispensável.

Esqueceu que era dia de rodízio e saiu de carro? Cuidado! Algo que poucos motoristas sabem é que podemos ser multados duas vezes no dia, de manhã e de tarde, caso desrespeitamos as regras. #FicaaDica 😉

Leia mais:
Seguradora Líder: entidade não administrará o Seguro DPVAT em 2021
Contran estabelece novos prazos para serviços de trânsito
Nova lei de trânsito entra em vigor em abril de 2021
Precisando de peças automotivas? Acesse nossa loja virtual.