Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Mobilidade, Tecnologia

Roda: startup israelense reinventa a roda para o mundo automotivo

Startup israelense ‘reinventa a roda’ e promete revolucionar o mercado automobilístico. Rodas que se conectam a um chassi plano. Confira.

Em um ambiente cada vez mais competitivo, as empresas a cada dia precisam encontrar caminhos para se reinventar. Saca, fazer o mesmo de uma forma diferente? E foi por aí, que a REE, uma startup israelense, sediada em Tel Aviv, “reinventou a roda”, de uma forma única e com um design totalmente revolucionário.

Startup REE reinventa a roda!

A REE afirma ter revolucionado a forma de se fabricar os veículos, em especial os movidos a eletricidade. A startup criou um design simplificado que permite liberar espaço e dar mais liberdade para os projetistas.

Roda integrada. (Foto divulgação/Fonte REE.auto)

A grande alteração feita pela startup está na roda. Todos os componentes clássicos de um veículo, como o motor, o sistema de direção, suspensão e freios, são movidos de dentro do capô para as rodas. As rodas estão conectadas em um chassi plano, leve e versátil que promete aumentar a eficiência energética em carros elétricos.

Um chassi completamente plano, como um skate, torna-se, portanto, mais multifacetado. Esta forma também ajuda a reduzir o peso, um componente essencial para o sucesso dos carros movidos a eletricidade.

A abordagem da REE, coloca estrategicamente o motor, direção, suspensão, sistema de transmissão, sensores, freios, sistemas térmicos e eletrônicos nas rodas. Isso permite que os fabricantes usem a mesma plataforma, ou estrutura de carro, para diferentes tipos de carrocerias de veículos. Ou seja, desde carrinhos de golf a uma caminhonete off-road. Isso porque, acima desse chassi plano, é possível fazer tudo o que o projetista imaginar, já que os componentes vitais do veículo se encontram todos conectados.

Segundo Daniel Barel, CEO e co-fundador da REE, “os conceitos do passado são limitados e restringem a capacidade da indústria automotiva de perceber a realidade elétrica e autônoma pela qual eles estão buscando. O raciocínio mecânico da velha escola em torno da direção, dos motores, das transmissões e da suspensão precisava de uma revisão completa, um tipo de repensar que é revolucionário demais para vir de dentro da própria indústria automotiva”.

A solução REE é tão modular que é difícil definir detalhes específicos. Basicamente, cada roda fica em um aro leve, conectado através de uma suspensão super compacta e sistema de direção a um motor elétrico igualmente compacto e transmissão. Nada requer uma entrada mecânica ou hidráulica. Tudo é acionado eletronicamente, com uma série de sensores a bordo de cada unidade de roda para alimentar a informação de volta ao cérebro do sistema.

Confira a super reinvenção da roda, da startup REE, no vídeo abaixo:

Leia mais:
Bateria automotiva: nova rotina, cuidados e vendas crescentes com a Covid-19
Rolamento: O que é, qual sua função e cuidados?
Saiba como é por dentro e o que acontece com um pneu em movimento
Precisando de peças automotivas? Acesse nossa loja virtual.