Auto Peças, Curiosidades, Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças

Revisão automotiva

Revisão automotiva Revisão automotiva

Depois de retirar o seu carro da fábrica você toma posse também de uma lista de peças que sofrerão desgaste, conforme o uso ao longo do tempo.

Nesse momento entra em cena a revisão automotiva, que consiste em uma avaliação periódica englobando todos os setores da manutenção automotiva.

Dessa maneira, é possível você avaliar as condições de uso das peças antes de elas quebrarem, você não fica na mão e além disso, evitar de você ter uma dor de cabeça (e cara).

Mas qual o momento certo de realizar a revisão automotiva?

Essa é uma pergunta que não tem uma resposta certeira. Veja bem, isso está diretamente relacionado a quilometragem em que for feita a revisão. Indicamos que para 10 mil Km é recomendável a revisão das pastilhas de freio, o rodízio de pneus, é verificada a condição dos filtros de ar, combustível e antipólen do ar condicionado.

Como você deve ter percebido a revisão para quilometragem baixa não inclui peças como amortecedores, embreagem e correias, já que são peças com maior durabilidade, isto é, a durabilidade pode chegar ao dobro ou triplo do tempo, muita das vezes.

Revisão automotiva | (11) 2014-8641

Reunimos a seguir os 5 itens que você não pode deixar de lado  quando fizer a revisão automotiva, pois são essenciais no funcionamento do veículo:

  1. Motor

O motor é o coração do carro, por esse motivo você deve manter sempre revisado, checando se há vazamento de fluídos, como o líquido do arrefecimento e o óleo do motor, por exemplo. Afinal, ninguém quer ter problemas no meio do trânsito, sofrer acidentes e ter mais dor de cabeça, não é mesmo?

 

  1. Pneus

Como vimos em outras matérias aqui no Blog, o pneu é considerado uns dos  pontos mais importantes e merecem atenção para prevenir acidentes. Pneus carecas, com calombos ou furados devem ser imediatamente trocados, pois a estabilidade do carro depende disso.

 

  1. Freios

Os freios são os seus maiores aliados no momento de perigo, pois eles são acionados para evitar acidentes, colisões e atropelamentos. Recomendamos atenção especial para o óleo do freio, para a luz de freio na traseira, para o disco de freio, para a pastilha e para o bom funcionamento do freio de mão. Quando o assunto é segurança no trânsito, a revisão automotiva também é uma forma cuidar da sua vida.

 

  1. Transmissão

A transmissão é o corpo do veículo, isso porque, para o veículo sair do lugar é necessário que transforme a energia do motor em potência para girar as rodas. Ai entra em cena as peças do sistema de transmissão: embreagem, caixa de câmbio (verifique sempre o óleo), diferencial e semieixo.

 

  1. Elétrica

Recomendamos que a bateria e o alternador sejam revisados a cada seis meses, prevenindo panes no sistema elétrico do automóvel. A falta de verificação pode agravar esses problemas.

Atenção para os outros elementos fundamentais para o bom funcionamento do veículo, que devem ser conservados como: os faróis, espelhos, limpadores de para-brisas e radiador.

É importante executar todas as revisões em um mesmo mecânico, pois além dele já contar com o histórico do veículo, ele pode alertar para o momento certo das próximas revisões automotivas.